SóProvas


ID
2802049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com referência à classificação dos agentes vulnerantes, julgue o item a seguir.


Em geral, fraturas ósseas ou dentárias pressupõem a participação de agente contundente, perfurocontundente ou cortocontundente.

Alternativas
Comentários
  • Um exemplo bem peculiar dessas lesões cortocontundentes, que se apresentam com características próprias, é a mordedura ou dentada, produzida pelo homem ou por animais, que são sempre pesquisadas na pele humana, em alimentos e em objetos. Tem por ação uma forma de mecanismo que atua por pressão e secção, principalmente quando provocada pelos dentes incisivos. O mesmo se diga dos animais herbívoros, cujas peças dentárias anteriores se assemelham aos incisivos humanos. Por outro lado, os dentes dos animais carnívoros são mais perfurantes.

  • AÇÃO CONTUNDENTE- "Fraturas. Decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. São chamadas de diretas, quando se verificam no próprio local do traumatismo, e indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado. Estas últimas têm como exemplo o indivíduo que cai de uma certa altura em pé e fratura a base do crânio por contragolpe."- P. 239

    AÇÃO CORTUCONTUNDENTE- "São ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas cortocontusas. Têm forma bem variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão nos tecidos. São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimentos, inclusive fraturas Não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes da ferida, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente". P. 288 e 289

    AÇÃO PERFUROCONTUNDENTE- "As feridas perfurocontusas são produzidas por um mecanismo de ação que perfura e contunde ao mesmo tempo. Na maioria das vezes, esses instrumentos são mais perfurantes que contundentes. Esses ferimentos são produzidos quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto, podem estar representados por meios semelhantes, como, por exemplo, a ponta de um guarda-chuva. Ainda assim, nosso estudo será orientado apenas para o projétil de arma de fogo. (...) Nos disparos dados a curta distância, o ferimento é geralmente único, em virtude de todos os elementos da munição, como uma só massa, entrarem por um único pertuito (Figura 4.41 A). É de grande dimensão e, quase sempre, com perda ou desgarramento parcial de retalhos da pele, dando-lhe uma forma irregular e estrelada. Pode apresentar em seu derredor orla de esfumaçamento, zonas de queimaduras, pequenas feridas de uma ou outra esfera e halo de tatuagem. O trajeto está caracterizado por um túnel de paredes irregulares, anfratuosas e laceradas. O ferimento de saída é sempre representado por uma ferida contusa, muito irregular, com bordas evertidas e, de acordo com a região atingida, acompanhada de conteúdo visceral ou de fraturas múltiplas. p. 262 e 280 FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015.

    Assim, fraturas ósseas ou dentárias pressupõem ações contundentes, cortocontundentes e perfurocontundentes.

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO



  • Por gentileza colega "estudante Solitário", Deixe de ser sem noção cara.

  • Como quase sempre, o comentário do PROFESSOR é um lixo e não expõe nenhuma interpretação quanto a questão.

  • Existem fraturas por carbonização e o agente vulnerante seria o fogo (energias de ordem física)... estou confuso com o gabarito.
  • Em resposta ao colega Alexandre Lanconi, a assertiva diz "em geral", penso que isso a torna correta.
  • é possivel quebrar um dente com um soco ? sim, contudente

    é possivel quebrar um dente com um tiro ? sim, perfurocontundente

    é possivel quebrar um dente com um machado ? sim, cortocontundente

    é possivel quebrar um dente com uma navalha ? não, cortante (assim por diante, faça uma analise relação objeto x fratura)

  • Senhores, é possível bloquear esse sem noção (estudante solitário) e também denunciar sua conduta. Por favor façam. Ele nem parece nos meus comentários!

  • Instrumento misto de natureza contundente, pode provocar lesão contusa.

  • Nos manuais, a exemplo do de França, fraturas são exemplos de lesões contundentes. Assim, meu raciocínio foi de que igualmente poderiam ser fruto de ações mistas, como a perfurocontundente ou a cortocontundente.

    Definição de Genival Veloso de França:

    Fraturas. Decorrem dos mecanismos de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos. São chamadas de diretas, quando se verificam no próprio local do traumatismo, e indiretas, quando provêm de violência em uma região mais ou menos distante do local fraturado. Estas últimas têm como exemplo o indivíduo que cai de uma certa altura em pé e fratura a base do crânio por contragolpe.