SóProvas


ID
2802085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

 Dois motoristas, Pedro e José, foram levados à central de flagrantes da polícia civil após terem sido parados em uma blitz no trânsito. Segundo a polícia civil, Pedro, de trinta e dois anos de idade, foi submetido ao teste do bafômetro, durante a blitz, e o resultado mostrou 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele pagou fiança e deverá responder em liberdade por crime de trânsito. Conforme os policiais, José, de vinte e dois anos de idade, se recusou a submeter-se ao teste do bafômetro, mas o médico legista do Instituto Médico Legal (IML) que o examinou comprovou alteração da capacidade psicomotora em razão do consumo de substância psicoativa que determina dependência. José também pagou fiança para ser liberado.


Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir. 


Caso fosse feito um segundo teste do bafômetro em Pedro, cinco minutos após a realização do primeiro teste, o resultado seria necessariamente inferior a 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido, desde que ele não tivesse ingerido bebida alcoólica durante o intervalo entre os testes.

Alternativas
Comentários
  • http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/02/eliminacao-do-alcool-e-diferente-em-cada-pessoa-e-pode-levar-ate-12-horas.html

  • Cinco minutos não é tempo idôneo capaz de reduzir significativamente a quantidade de alcool por litro de ar expelido por uma pessoa. Seria Necessário um tempo maior para que ocorresse uma diminuição considerável.

  • "É muito importante também conhecer a chamada curva alcoolêmica, pois a partir dela pode-se fundamentar melhor o diagnóstico médico-legal da embriaguez. A primeira linha (curva de difusão ou absorção), é ascendente e corresponde ao período de absorção, durando cerca de 30 a 60 min, isso quando se trata de absorção única. Em casos de absorções sucessivas, teremos uma linha quebrada e escalonada, em face das continuadas ingestões. Um pico (nível de manutenção) no qual se tem a concentração máxima da alcoolemia. A duração dessa fase é mínima e em alguns casos este pico não existe. E uma linha descendente (curva de eliminação), de forma regular e gradativa, que corresponde ao período de desintoxicação e em que predomina o processo de oxidação, tendo início a partir de 1 h e 30 min da ingestão. Simonin afirma que a eliminação da alcoolemia se dá de forma progressiva e de 15 a 20 h após a última ingestão da bebida, dependendo do coeficiente de etiloxidação (quantidade de álcool oxidado por minuto e por quilo de peso), qualquer que seja seu grau de concentração." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 878]

    Assim, se verifica que o período de intervalo é ínfimo para uma alteração no nível de álcool.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO

  • Segundo o Professor Paulo Coen, depois de 5 minutos de ter feito a ingestão de álcool já é detectado o mesmo no organismo. O tempo hábil para esse teste seria na verdade de 15 minutos, pois as vezes acontece o FALSO POSITIVO que é quando a pessoa usa um enxaguante bucal que contém álcool ou um bombom com Rum e isso resultará num falso positivo no exame de Bafômetro.

  • É pouco tempo 5 min

  • Dependendo do tempo passado da ingestão e da quantidade de álcool ainda não absorvido no estômago, a curva de alcoolemia (álcool no sangue), ainda pode estar em fase ascendente (fase 1 absorção/difusão).

  • BIZU: "necessariamente inferior"... obrigatoriamente inferior... Da forma que a assertiva foi apresentada - como ABSOLUTA VERDADE -...álcool é complicado, cada corpo pode reagir diferentemente à eliminação do corpo.