SóProvas


ID
2802115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Uma mulher de vinte e oito anos de idade foi presa acusada do crime de infanticídio, após ter jogado em uma centrífuga o bebê que ela havia dado à luz. Segundo a ocorrência policial, um familiar da suspeita disse que ela havia escondido a gravidez e que negava que houvesse praticado aborto.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O diagnóstico pericial de gravidez pregressa em mulheres acusadas de crime de aborto ou infanticídio pode ser realizado por meio do exame da genitália para identificar o sinal de Jacquemier ou de Chadwick (na vulva) ou o sinal de Kluge (na vagina).

Alternativas
Comentários
  • A hiperpigmentação pode ser notada em algumas mulheres. Quando aparece no rosto é denominada cloasma gravídico, no centro do abdômen linha nigra e ao redor da aréola mamária aréola secundária ou sinal de Hunter.


    O aumento da vascularização também acomete a região genital (sinais de probabilidade). A mucosa vestibular torna-se arroxeada a que se dá o nome de sinal de Jacquemier ou de Chadwick; percebe-se também a coloração arroxeada/vinhosa na mucosa vaginal denominada sinal de Kluge. Alguns autores denominam os dois sinais como único nomeando como sinal de Jacquemier-Kluge (PEIXOTO et. al, 2004).


    Fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/13943/mod_resource/content/3/un02/top01p03.html

  • Gravidez: Diagnósticos e Evolução- O aumento da vascularização também acomete a região genital (sinais de probabilidade). A mucosa vestibular torna-se arroxeada a que se dá o nome de sinal de Jacquemier ou de Chadwick; percebe-se também a coloração arroxeada/vinhosa na mucosa vaginal denominada sinal de Kluge. Alguns autores denominam os dois sinais como único nomeando como sinal de Jacquemier-Kluge (PEIXOTO et. al, 2004). Fonte: https://unasus2.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1394...

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

  • Conforme apostila de medicina legal do professor Blanco, SINAL DE KLUGE é a coloração violácea da vulva em razão da redução na velocidade de circulação na região (cianose: ciano= azul; ose= estado crônico, doença; doença ou ocasião em que o indivíduo fica azulado em razão da má oxigenação do sangue). Com o aumento do volume do útero há razoável compressão dos plexos venosos da região e, portanto, o sangue pouco oxigenado aparece em quantidade maior na área escurecendo as mucosas vizinhas: cianose regional ou local e SINAL DE JACQUEMIER é a tonalidade mais escura (cianose) na mucosa vaginal. os motivos são semalhates aos do SNAL DE KLUGE.

  • Gravidez: Diagnósticos e Evolução- O aumento da vascularização também acomete a região genital (sinais de probabilidade).

    A mucosa vestibular torna-se arroxeada a que se dá o nome de sinal de Jacquemier ou de Chadwick; percebe-se também a coloração arroxeada/vinhosa na mucosa vaginal denominada sinal de Kluge.

    Alguns autores denominam os dois sinais como único nomeando como sinal de Jacquemier-Kluge (PEIXOTO et. al, 2004). Fonte: 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO

    Fonte: QC (para os que não são assinantes)

  • Sinal de Jacquemier ou Chadwick é um arroxeado na mucosa vestibular devido ao aumento de progesterona que ocorre geralmente na quarta semana de gestação e persiste durante o período gestacional, o sinal de Kluge é um arroxeado na mucosa vaginal.

  • Manual de Medicina Legal, Delton Croce pagina 496: "sinal de kluge - coloraçao arroxeada da vulva, pela remora sanguinea....". " sinal de jacquemien - cianose da vaigina..."

    Medicina legal, Genival Veloso França página 674: "sinal de jacquemien - cianose da vaigina" " sinal de kluge - cianose da vulva..".

    Questão anulada pela CESPE.

  • Embora o GABARITO seja "CERTO", a questão está errada. Ambos são sinais de probabilidade de gravidez pregressa e indicam coloração violácea ou cianótica, mas trocaram os locais,  Chadwick é a coloração na mucosa vaginal e o sinal de Kluge é a coloração da vulva. Além disso, os sinais não dão certeza acerca do estado gravídico, de modo que o diagnóstico de gravidez não seria dado apenas com esses sinais.

    Razão pela qual a banca anulou a questão.