SóProvas


ID
2802343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

Os métodos de valoração econômica ambiental podem ser classificados, por exemplo, em valoração contingente, preços hedônicos, custos de viagem, custos evitados e dose-resposta. Com relação a essas classes de valoração, julgue o item seguinte.

O fato de uma pessoa interessada em adquirir uma propriedade rural levar em consideração as características locacionais e ambientais do terreno para fazer a sua escolha caracteriza um exemplo de uso do método de valoração por preços hedônicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Como alternativa metodológica, este artigo propõe o uso do método de preços hedônicos (MPH) para estimar os benefícios sociais decorrentes de um projeto de investimento no setor saneamento. Esse método estima a disposição a pagar que está implícita na valorização dos imóveis por conta da existência da infra-estrutura de saneamento. A hipótese básica do método é que as pessoas, ao adquirirem propriedades imóveis, levam em conta vários atributos destas, entre eles as características locacionais e ambientais.

    Fonte: Uma aplicação do método de preços hedônicos no setor saneamento: o projeto de São Bento do Sul-SC

    Autores: Ricardo Coelho de Faria, Benjamin Miranda Tabak, Ademilton Pereira Lima e Sinara Danísia Pinheiro Silva Pereira.

    http://www.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/view/23

  • MÉTODOS DE VALORAÇÃO

    VALORAÇÃO CONTIGENTE - avalia as preferências do consumidor em um mercado hipotético por meio de técnicas de entrevista direta (questionário) para estimar o valor econômico dos recursos ambientais;

    CUSTO DE VIAGEM - estima os valores de uso de um ativo ambiental por meio da análise dos gastos que os visitantes (turistas) têm ao visitar o local;

    [CAIU NO CESPE] PREÇOS HEDÔNICOS -precifica o valor de um imóvel em função de um conjunto de caracteristicas locacionais e ambientais

    DOSE RESPOSTA - Método da Produtividade Marginal, esta técnica busca mensurar as mudanças da produtividade decorrentes das ações ambientais identificando a correlação existente entre algumas variáveis para estimar o dano ambiental.

    Fonte: Minhas anotações