SóProvas


ID
2802496
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Na construção de um edifício de dois pavimentos em concreto armado, a fiscalização verificou que alguns cuidados não foram tomados na execução da estrutura de concreto. Foi observado que o concreto preparado na obra era seco em excesso, o que prejudicava o seu adensamento; e o cimento utilizado no preparo do concreto era o portland da classe 40, inadequado para o referido tipo de obra. Além disso, a armadura longitudinal das vigas era demasiadamente grossa, o que não permitia dobrá-las nas extremidades com um raio de curvatura adequado.

A respeito das observações do fiscal dessa obra, julgue o item subsequente.


O fator água-cimento ideal para o traço geralmente proporciona um concreto seco, podendo-se adotar vibradores pneumáticos para facilitar o adensamento e cuidar para não se colocar água em excesso na massa com o objetivo de melhorar a sua trabalhabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    Pelo fato de ser um concreto preparado na obra e não dispor de um aditivo para melhorar a plasticidade, o traço ideal vai resultar em um concreto mais seco.

  •  

    É ideal que o concreto tenha um baixo fator A/C, mas ao ponte de ser seco demais, perde-se a essência. Para melhorar a trabalhabilidade é ideal que seja usado um aditivo, afim de que se evite o uso demais água.

     

  • Discordo em partes com essa afirmativa [...]


    A resistência está relacionado ao baixo fator A/C, ok! No entanto a resistência não é a única coisa a ser analisada no traço do concreto - se o concreto for considerado seco, o traço não pode ser considerado ideal. Diria que o traço ideal é aquele que atende as condições e resistência, consistência, retração etc, vai depender de cada caso qual será a característica que você privilegiará na dosagem.

    Ps.: Se eu quero um concreto de 20 MPa para aplicar em uma peça muito armada, certamente a resistência não será a maior preocupação.

  • Pensei da maneira do Marcos !

  • Marcos tem total razao mas oque mais me deixa triste é que até em questoes obvias como essa o cespe nao dá o braço a torcer e nao muda o gabarito. Fiz um recurso perfeito contra essa questao e nada. Estou começando a achar que eles nem leem todos os recursos.... Lamentável, mas sigamos em frente

  • Traço ideal "seco", como assim CESPE

  • Jack3d,

     

    Tamo junto colega! Também fiz meu recurso e nada :(((

    Fica pra próxima :)

  • Correto.

    Quanto menos água, mais resistente.

    Consequentemente um traço seco.

    Precisa de um bom equipamento de adensamento e, se necessário, aditivos plastificantes.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre materiais de construção, especificamente sobre o concreto.

     

    O concreto é um material obtido pela mistura de cimento, água, agregado miúdo e graúdo e, em alguns casos, aditivos e adições. O mesmo é um material estrutural muito empregado na construção civil, sendo sua característica predominante a elevada capacidade resistente a esforços de compressão. Porém, o concreto é um material frágil frente à esforços de tração, contudo isso é compensado por meio da sua combinação com o aço que, por sua vez, possui ótimo comportamento quando tracionado.

     

    Nesse contexto, o traço do concreto é uma medida da proporção entre seus principais constituintes, isto é, cimento, areia, brita e água, nessa ordem. Já a relação água/cimento consiste na quantidade de água da mistura de concreto em relação à quantidade de cimento. Este parâmetro possui grande importância no controle de tecnológico do concreto, visto que sua variação provoca alterações na estrutura interna da mistura.

     

    O excesso de água (isto é, valores elevados de relação água/cimento) acarreta na formação de poros capilares no concreto. Estes poros, além de ocasionarem a redução da resistência mecânica do concreto, aumentam sua permeabilidade e, em consequência, a durabilidade do concreto é prejudicada. Por outro lado, a falta de água (valores baixos de relação água/cimento), por sua vez, fazem com que a reação de hidratação não ocorra de forma completa, produzindo um concreto com baixa qualidade. Além disso, a falta de água também acarreta em um concreto seco, de difícil adensamento.

     

    Quanto à afirmação do problema, temos que lembrar ainda que o adensamento do concreto se trata do processo realizado com o objetivo de reduzir o número de vazios e o excesso de água no concreto, visando obter um concreto denso e compacto e, consequentemente, evitar fissuras e outros defeitos.

     

    Os vibradores de concreto são ferramentas utilizadas no processo de adensamento. Eles se dividem em dois tipos principais:

     

    ·         Vibradores de imersão: tratam-se de vibradores internos, muito empregados em obras de médio e grande porte. Como seu nome sugere, eles atuam vibrando em contato direto com o concreto, no interior das fôrmas;

     

    ·         Vibradores externos: também conhecidos como vibradores de fôrmas, pelo fato de serem fixados no lado externo das mesmas, sem contato com o concreto. Seu uso é recomendado para seções estreitas e/ou com elevada taxa de armadura, a fim de evitar o contato do vibrador com as ferragens e/ou com a parede das fôrmas.

     

    Tendo em vista tudo que foi apresentado, conclui-se que o uso de vibradores pneumáticos (que utilizam ar para provocar a vibração) irá facilitar o adensamento, evitar a água em excesso e melhorar a trabalhabilidade do concreto. Portanto, a afirmação da questão está correta.

     

    Gabarito do professor: certo.

     

    Vale ressaltar que a ABNT NBR 12655 (2015) estabelece, para concretos convencionais, valores de relação água/cimento, em massa, variando entre 0,45 e 0,65. No entanto, quanto maior a relação água/cimento (desde que não haja falta de água), menor será a resistência mecânica do concreto (isso pode ser averiguado pela Lei de Abrams).

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12655: Concreto de cimento Portland - Preparo, controle, recebimento e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

  • Forçado demais esse gabarito.