SóProvas


ID
2802550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito de obras portuárias, julgue o item seguinte.


As estruturas de proteção denominadas quebra-mar possuem uma extremidade no oceano e outra no continente e sua função é mitigar efeitos das ondas.

Alternativas
Comentários
  • O quebra-mar é uma estrutura destacada, construída paralela a certa distancia da linha de costa, com o objetivo de proteger a praia, alterando a capacidade de transporte litorâneo, pela interceptação das ondas total ou parcialmente podendo ser submersos ou não. Estas estruturas podem ser isoladas ou em grupo.

  • Gabarito: Errado

    Estrutura de proteção de portos ou praias, contra a ondulação e correntes marítimas, podem ser de origem natural ou artificial.

    https://www.engenhariacivil.com/dicionario/quebra-mar


    "Do not stop until you proud"

  • so complementando

    Um molhe é uma obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira semelhante a um pontão, ou estrutura alongada que é introduzida nos mares ou oceanos, apoiada no leito submarino pelo peso próprio das pedras ou dos blocos de concretos especiais (tetrápodes ou outros), emergindo da superfície aquática. É, portanto, uma longa e estreita estrutura que se estende em direção ao mar. Necessariamente uma ponta do molhe se situa no mar e a outra ponta do molhe em terra. Se as duas pontas da estrutura forem no mar, trata-se de um quebra-mar, e, se as duas pontas forem na terra, trata-se de um dique.

  • A galera copia e cola sinônimos e ainda diz que o gabarito traz como resposta a "alternativa" errado. E ,até onde eu sei, o esse tipo de estrutura tem realmente a função descrita no enunciado da questão. Para que a resposta seja "errado" a parte que deveria estar errada seria "possuem uma extremidade no oceano e outra no continente". Mas é cespe né....

  • Molhe = uMa extremidade na costa

    Dique = Duas (ambas) extremidades na costa

    Quebra mar = não está ligada à costa.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre obras portuárias.



    De fato, o quebra-mar, também conhecido como talha-mar, trata-se de uma estrutura cuja função principal é proteger a costa e/ou um porto da ação das ondas marítimas. Entretanto, a assertiva do enunciado está errada, pois o quebra-mar possui as duas extremidades dentro do oceano.



    Gabarito do professor: errado.



    A estrutura costeira que possui uma extremidade na terra e outra no oceano é o molhe, cuja função é assegurar a navegabilidade de trechos. Por sua vez, o dique é uma estrutura costeira que tem as duas extremidades na terra, com a finalidade de represar águas correntes a fim de manter certas porções de terra secas.