SóProvas


ID
2802592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a aspectos diversos pertinentes a sistemas de abastecimento de água, saneamento e drenagem de água pluvial, julgue o item subsequente.

Para projetos de obras hidráulicas tais como barragens, sistemas de drenagem, galerias pluviais ou bueiros, por exemplo, é importante que se conheça o histograma de precipitação anual, utilizando-se os registros de pluviômetros ou pluviógrafos.

Alternativas
Comentários
  • O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre). Como o equipamento mensura a quantidade de chuva que precipita, é elementar para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura. Porém muitas pessoas desconhecem as especificações necessárias para uso desse equipamento, sua aplicação e até mesmo as condições mínimas para sua correta utilização.

    O pluviômetro é conceituado por ser um coletor da água de precipitação, com área de coleta conhecida. Já, o pluviógrafo é o instrumento com as mesmas características, mas com capacidade de registrar o tempo


  • Ou seja, para um bom planejamento e execução (principalmente analisando aspectos

    econômicos, impacto ambiental e segurança) adequados de obras hidráulicas,

    é preciso saber onde e quanto o índice pluviométrico é maior ou menor.

  • O pluviômetro é um instrumento meteorológico utilizado para recolher e medir a quantidade de líquidos ou sólidos como chuva ou granizo (e também neve para os países onde ocorre).

    Como o equipamento mensura a quantidade de chuva que precipita, é elementar para estudos meteorológicos e hidrológicos em conjunto com o sensor de temperatura.

    Já o pluviógrafo é o instrumento com as mesmas características, mas com capacidade de registrar o tempo.

    FONTE: https://www.agsolve.com.br/noticias/4940/como-funciona-o-pluviometro#:~:text=O%20pluvi%C3%B4metro%20%C3%A9%20conceituado%20por,capacidade%20de%20registrar%20o%20tempo.

  • O histograma, também conhecido por diagrama de dispersão de frequência, consiste numa representação gráfica que classifica os dados e, na sequência, os dispõe em barras verticais cuja altura representa um número de ocorrências ou a frequência de ocorrência da classe.

     

    Por sua vez, as precipitações são todas as formas de umidade que atingem a superfície terrestre, sendo a chuva uma das mais importantes no contexto da Hidrologia, dada a sua relevância nos processos de infiltração e escoamento superficial.

     

    Visto isso, o histograma de precipitação apresenta qual foi a intensidade da precipitação ao longo de um ano, geralmente apresentando valores mensais. Vale ressaltar que a intensidade da precipitação é comumente exposta em milímetros (mm), o qual equivale a uma precipitação de um litro por metro quadrado.

     

    Com base nos histogramas de precipitação, é possível criar hidrogramas. Eles são gráficos que expressam a variação da vazão de água (Q) no tempo (t), sendo uma ferramenta muito útil na Hidrologia para avaliar o escoamento superficial e entender a resposta da bacia hidrográfica diante de um evento de precipitação.

     

    O escoamento superficial é uma variável muito importante. Ele representa o transporte de água pela superfície do terreno. Sua ocorrência se dá após a saturação do solo decorrente de precipitações. Esse escoamento depende de fatores como a intensidade e duração da precipitação, a permeabilidade e capacidade de infiltração do solo, a área, a forma e topografia da bacia hidrográfica.

     

    Portanto, para o projeto de obras hidráulicas, o conhecimento do histograma de precipitação anual é muito importante. Logo, a afirmação do enunciado está correta.

     

    Gabarito do Professor: CERTO.