SóProvas


ID
2802730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Tendo em vista que, do ponto de vista prático, a quimiometria permite planejar ou selecionar condições ótimas de medidas e experimentos e, com isso, extrair o máximo de informação de dados químicos, julgue o item seguinte, relativo a esse assunto e a aspectos a ele correlacionados.

Se o espectro de absorção UV-vis da solução de um certo composto puro apresentar duas transições eletrônicas, então as absorvâncias nesse espectro estarão altamente correlacionadas e dependerão apenas de um único fator, a concentração.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Resolução

    A técnica de espectrometria de UV-Vis é baseada na absorção na região do Ultravioletra e Visível. Quando a amostra é estimulada pela aplicação de uma fonte de radiação eletromagnética externa, muitos processos são possíveis de ocorrer. A radiação pode ser espalhada, refletida ou absorvida. No caso, temos um espectro de absorção. Assim, a medida é pela quantidade de luz absorvida em função do comprimento de onda. A absorção de radiação UV-Visível se deve ao fato das moléculas apresentarem elétrons que podem ser promovidos a níveis de energia mais elevados mediante a absorção de energia. De acordo com a lei de Beer, a absorbância é diretamente proporcional à concentração de uma espécie absorvente c e ao caminho óptico b do meio absorvente. Assim, temos: A = log (P0/P) = abc, onde P é a radiação incidente (P0) e transmitida (P), a é a absortividade, b é o caminho ótico e c é a concentração. As variáveis a e b podem ser controladas usando um caminho ótico constante, ou seja, um frasco de medida conhecido. Por outro lado, você varia o comprimento de onda para alterar P e P0 e, assim descobre a concentração da substância.

    O que a questão diz é que no caso do composto ter apenas duas transições, serão gerados dois picos no espectro da amostra, relacionados a cada um deles. Como as transições são feitas pelas mesmas moléculas, há correlação, pois quando se aumenta a quantidade de moléculas, as duas transições irão ocorrer mais, pois mais energia será absorvida, levando ao estado excitado, e depois liberada. Por fim, como eu expliquei, depende da concentração apenas, pois a técnica é feita com as demais variáveis, soluto, temperatura, caminho ótico, sendo constantes.

  • Se o composto é puro e o espectro é de absorção, significa que as duas bandas de absorção, relacionadas às duas transições eletrônica, estarão relacionadas a um único fator que é a concentração do composto puro. Como absorbância é diretamente proporcional à concentração, essas duas variáveis espectrais estrarão altamente correlacionadas. É o que chamamos de informação redundante ou multicolinearidade. Resposta: certo

    Diego Souza

    Estratégia Concursos