SóProvas


ID
2802907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Julgue o próximo item, a respeito da Bacia do Araripe, conhecida internacionalmente por hospedar um grande número de fósseis.

As quantidades mais expressivas de fósseis na bacia do Araripe são encontradas nas formações carbonáticas denominadas de Barbalha e Santana.

Alternativas
Comentários
  • A Formação Barbalha constitui-se predominantemente por facies arenosas com intercalações de argilitos e siltitos avermelhados e amarelados, além de folhelhos cinza escuros, com níveis delgados de conglomerados e folhelhos pretos pirobetuminosos (Fambrini et al, 2017)
  • A Bacia do Araripe é a mais extensa das bacias interiores do Nordeste do Brasil em que a sedimentação é tipicamente continental. A sequência pós-rifte I neoaptiano-eoalbiano é definida por um ciclo transgressivo-regressivo, composta pelas Formações Barbalha e Santana, sendo a primeira constituída por depósitos fluvio-lacustres e a segunda de depósitos lacustres na sua porção inferior, costeiros na porção média e plataformais na porção superior (Assine, 1994, 2007).

  • A Formação Santana, litologicamente, compõe-se de estratos horizontalizados de calcários, intercalados a folhelhos, siltitos e arenitos, depositados durante o Cretáceo Inferior (cerca de 120 milhões de anos) e é uma importante jazida de calcário, atualmente explotado para a indústria de cimento e de rochas ornamentais. Seus estratos são ricamente fossilíferos, incluindo registros de fauna e flora diversificados e abundantes, além de muito bem preservados.

    A Formação Crato apresentava ligações com o mar, que podem ser caracterizadas, não apenas pela assembleia de peixes tipicamente marinhos (Brito & Martill, 1999), mas também por depósitos que indicam condições de elevada salinidade (Brito et al., 1998, 2005). Ela compreende uma sequência de calcários laminados, folhelhos e argilas e é formada pelos membros Nova Olinda, Barbalha e Jamacaru.