-
blz, multitarefa faz isso, mas ele nao se caracteriza por isso,e sim, por poder alternar entre processos. minha opinao.. gabarito podia ser certo ou errado... complicado
-
A Banca tratou o assunto generalizado de escalonamento.
BIZU é pegar essa teoria que você consegue ter um Norte:
O escalonamento de processos ou agendador de tarefas (em inglês scheduling) é uma atividade organizacional feita pelo escalonador (scheduler) da CPU ou de um sistema distribuído, possibilitando executar os processos mais viáveis e concorrentes, priorizando determinados tipos de processos, como os de I/O Bound e os CPU Bound.
(First in, first out) ou FCFS (First come, first served), em português:"primeiro que entra, primeiro que sai": Onde como seu próprio nome já diz, o primeiro que chega será o primeiro a ser executado, não-preemptivo, ou seja, executa o processo como um todo do início ao fim não interrompendo o processo executado até ser finalizado, apenas uma fila, processos que passam para o estado de pronto vão para o final da fila e são escalonados quando chegam no início. Vantagens: o mais simples entre os processos de escalonamento, até mais do que o Round-Robin, todos os processos tendem a serem atendidos. Desvantagens: muito sensível a ordem de chegada, se processos maiores chegarem primeiro aumentarão o tempo médio de espera, não garante um tempo de resposta rápido.
Espero ter ajudado foco,força e fé!
-
Multitarefa é aquele sistema operacional em que vários processos de utilizador (tarefas) estejam carregados em memória;
Multiprogramação: faz uso da multitarefa para alternar os processos, que estão na memória, no processador.
.
.
.
:. Obs: Boa parte das bancas considera ambos como termos sinônimos.
Gabarito Correto!!
.
At.te
Foco na missão ❢
-
CERTO
Acredito que a questão se refere a um tipo de sistema multitarefa/multiprogamável: do tipo "tempo compartilhado", "time sharing" ou "online".
Nesse tipo, a CPU atende cada processo por uma pequena fatia tempo. Há uma espécie de fila dos apps.
Sistemas de Tempo Compartilhado (time-sharing)
Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice).
Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa, ele é interrompido pelo sistema operacional e substituído por um outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo.
O sistema cria para cada usuário um ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado exclusivamente a ele.
Fonte: https://sites.google.com/site/ifsulmiguel/disciplinas/sistemas-operacionais/unidade-ii-tipos-de-sistemas-operacionais/2-2-sistemas-multiprogramaveis