SóProvas


ID
2803129
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No que concerne a sistemas operacionais e tecnologias de virtualização, julgue o item seguinte.


Container consiste em um conjunto de processos que, isolados do resto do sistema, são executados a partir de uma imagem distinta, que fornece todos os arquivos necessários a eles.

Alternativas
Comentários
  • Um container Linux® é um conjunto de processos que são isolados do resto do sistema. Esses processos são executados a partir de uma imagem distinta que fornece todos os arquivos necessários a eles. Por fornecer uma imagem que contém todas as dependências de um aplicativo, o container é portátil e consistente durante todas as etapas desde o desenvolvimento, teste e, por fim, produção.

     

    Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo uma aplicação. Você trabalha em um laptop, e o seu ambiente tem uma configuração específica. Outros desenvolvedores podem ter configurações um pouco diferentes. A aplicação em desenvolvimento baseia-se na sua configuração e depende de arquivos específicos. No entanto, a empresa em que você trabalha possui ambientes de teste e de produção padronizados com uma configuração própria, além de ter conjuntos próprios de arquivos de suporte. Você deseja emular esses ambientes localmente, sem a necessidade de recriar os ambientes do servidor. Então, como fazer a aplicação funcionar em ambientes diferentes, ser aprovada pela garantia de qualidade e implantá-la sem muito esforço, sem a necessidade de reescrever ou realizar reparos no código? A resposta: containers. O container que contém a aplicação tem as configurações e os arquivos necessários que você precisa para migrá-la para os ambientes de desenvolvimento, teste e produção sem maiores problemas. Dessa forma, evita-se o conflito e todos ficam satisfeitos.

    Esse foi um exemplo simples. No entanto, é possível usar os containers Linux em diversas situações problemáticas das mais variadas maneiras, sempre que for necessário obter o máximo de portabilidade, configurabilidade e isolamento. Seja qual for o tipo de infraestrutura (on-premise, na cloud ou híbrida), os containers atendem a qualquer demanda. E escolher a plataforma de container ideal é tão importante quanto os próprios containers.

  • Mas ele necessita do kernel do linux para funcionar, não? O container só tem as bibliotecas necessárias para o funcionamento em conjunto.

  • pra mim, um container seria um processo e nao um conjunto de processos

    isolados do resto do sistema == ok

    imagem distinta == ok

    que fornece todos arquivos necessarios a eles == NÃO OK

    muita vezes há o compartilhamento de volume do container com o S.O host. Logo, os arquivos não estão na imagem dele.

    Tensa essa questao

    iria de errada eternamente

  • Mr Robot, o seu entendimento(nem o meu) em uma prova de concurso não importa. Importa o que os livros e a literatura dizem. E o que eles dizem sobre conteiners está aqui[1]:

    Um contêiner é um ambiente virtual leve que contém um processo ou conjunto de processos. Assim como nos contêineres, criamos um ambiente virtual isolado para agrupar e isolar um conjunto de processos

    Fonte: Linux: Powerful Server Administration, Uday R. Sawant, Oliver Pelz, Jonathan Hobson, William Leemans

  • Não é o que vc sabe, é o que a banca quer!

  • GABARITO: CERTO

  • Um container acopla todos os recursos necessários a um dado serviço ou sistema, separando este de outros, com dependências distintas.