SóProvas


ID
2803228
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Certificação digital é amplamente utilizada na Internet e em diversos sistemas. No Brasil, a ICP-Brasil, sob a responsabilidade do ITI, é quem regulamenta e mantém a autoridade certificadora brasileira. A respeito da certificação digital e suas características, julgue o item subsequente.


O uso de HSM (hardware security module) para a geração e a manipulação das chaves utilizadas em autoridades certificadoras é prática não recomendada pelo ITI, já que impossibilita a recuperação da chave pública.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errada

     

    "A ICP-Brasil admite a utilização de HSMs e de outros dispositivos criptográficos, como cartões ou tokens, para a geração e guarda de chaves de titulares de certificados do tipo A3, A4, S3 e S4, desde que tais dispositivos estejam homologados na ICP-Brasil (ver documento Padrões e Algoritmos Criptográficos da ICP-Brasil (DOC ICP-01.01) – Versão 2.3 de 06 de julho de 2012""

     

     

    https://cryptoid.com.br/colunistas/viviane-bertol/uso-de-hsm-por-viviane-bertol-e-fabiano-menke/

  • O uso de HSM (hardware security module) para a geração e a manipulação das chaves utilizadas em autoridades certificadoras é prática não recomendada pelo ITI, já que impossibilita a recuperação da chave pública.

     

    Hardware Secure Module (HSM): É um dispositivo baseado em hardware que gera, guarda e protege chaves criptográficas, além de ter a capacidade de executar operações criptográficas, como assinatura digital.

    Fonte: Glossário do ICP Brasil

  • Em Informática ''TUDO'' é possível...

    ERRADO

  • Hardware Secure Module (HSM): É um dispositivo baseado em hardware que gera, guarda e protege chaves criptográficas, além de ter a capacidade de executar operações criptográficas, como assinatura digital.

  • GAB ERRADO

    OS CERTIFICADOS A1 e S1 FICAM DENTRO DO COMPUTADOR

    JÁ OS CERTIFICADOS A2,A3,A4,S2,S3 E S4, são armazenados e criptografados nos cartões inteligentes (smartcards), cartões de memória, tokens, pendrive, etc...ENTÃO É TOTALMENTE INDICADO E APROVADO PELA ITI, desde que homologados pelo ICP-Brasil.

  • Para complementar: os certificados digitais do tipo A1/S1 e A2/S2 são gerações de par de chaves que ocorre por software, já as gerações A3/S3 A4/S4 ocorrem por meio de hardware.

  • Até o professor desistiu de comentar.

    Vamos à luta!

  • Pra quem opera com bitcoins, sabe que as Hard Wallets fazem o mesmo

  • caraca QC !!!! cadÊ os comentários dos professores???? EStão deixando a desejar ein

  • O uso de HSM (hardware security module) para a geração e a manipulação das chaves utilizadas em autoridades certificadoras é prática não recomendada pelo ITI, já que impossibilita a recuperação da chave pública.

     

    Hardware Secure Module (HSM): É um dispositivo baseado em hardware que gera, guarda e protege chaves criptográficas, além de ter a capacidade de executar operações criptográficas, como assinatura digital.

    Fonte: Glossário do ICP Brasil

  • O que é HSM? O Hardware Security Module (HSM, na sigla em inglês), em português Módulo de Segurança Criptográfica (MSC), é um dispositivo de criptografia baseado em hardware que fornece funções criptográficas para geração e armazenamento de chaves criptográficas simétricas e assimétricas em infraestruturas de chaves públicas(ICP).

    Trata-se de um dispositivo físico que pode ser independente ou apenas uma placa auxiliar. No último caso, ele atende apenas o servidor no qual está instalado; enquanto no primeiro, pode ser usado para atender a diversos servidores, a depender do modelo e configurações.

    Em ambos os casos, o HSM é fisicamente seguro e resistente à violação. Além disso, também mantém conformidade com os principais parâmetros internacionais de fabricação de hardware. Por exemplo, o Manual de Condutas Técnicas, da ICP-BRASIL ; o FIPS PUB 140-2, publicado pelo governo norte-americano; e o ITSEC Common Criteria , baseado no padrão europeu ITSEC.

  • QUESTÃO: O uso de HSM (hardware security module) para a geração e a manipulação das chaves utilizadas em autoridades certificadoras é prática não recomendada pelo ITI, já que impossibilita a recuperação da chave pública.

    • Pelos comentários, o Hardware Secure Module (HSM) gera, guarda e protege chaves criptográficas.

    • O significado de manipular: Adulterar o conteúdo de; forjar: manipular votos, dados.

    -> Ou seja, gera automaticamente, depois guarda e protege sem que, no meio desse processo, exista algum meio de manipular e alterar o que foi gerado.

    ERRADO

  • Questão recente sobre HSM

    Q1678863

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CODEVASF Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - CODEVASF - Analista em Desenvolvimento Regional - Tecnologia da Informação

    No que se refere a procedimentos de segurança de redes de comunicação, julgue o próximo item.

    Uma forma de proteger chaves criptográficas com um dispositivo de computação física é armazená-las em um equipamento do tipo HSM (hardware security module). CERTO

  • Existem diversas aplicações que podem utilizar o HSM, como:

    PKI geração e armazenamento de chaves;

    Segurança de comunicação SSL/TLS;

    Assinatura de código;

    Validação e assinatura de certificado digital;

    Assinatura Digital de Documentos;

    Criptografia de Base de Dados, VMs e arquivos

  • quais são as principais funções do HSM?

    • Geração segura de chaves: nessa função o importante é que as chaves são geradas e armazenadas dentro do equipamento, o que garante um nível de segurança maior, já que as chaves ficam, desde a sua geração, apenas dentro do HSM;

    • : uma vez gerada a chave dentro do HSM, ou importada para ele, essa chave será armazenada e pode ser gerenciada pelos responsáveis pelas chaves. Essas pessoas podem variar dependendo da organização e de sua política de segurança da informação;

    • Funções criptográficas, como assinatura digital e  por exemplo.

    Fonte: Evaltec.com.br

  • Nishimuretes passam mal kkkkkk

  • Não sou de TI. Mas, penso no HSM como a ENIGMA para os Nazistas na IIWW. Ela era a máquina criptocráfica que garantiu uma grande vantagem para marinha alemã, por gerar e ler seus próprios códigos (chaves) nas estratégias de batalha. Elas codificavam as coordenadas e ordens de ataques da frota de nazi-submarinos contra as embarcações aliadas na guerra do Atlântico. Assim, essa tecnologia Funcionou como uma grande vantagem para a frota alemã porque dava absoluto sigilo aos planos de Hitler, até que o matemático Inglês Alan Turing a desvendou e a usou contra os próprios inimigos gradativamente. Dessa fora, ele ajudou a afundar os barcos inimigos e acabar com a guerra.