SóProvas


ID
2803294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

      A cercosporiose do milho, causada por Cercospora zeae-maydis e Cercospora sorghi f. sp. maydis, é uma doença que ocorre em quase todas as regiões do Brasil. Os sintomas foliares dessa doença aparecem inicialmente em forma de minúsculas lesões irregulares e cloróticas que se alongam e alteram a coloração para cinza, posteriormente, e são limitadas pelas nervuras secundárias e com formato tipicamente retangular. O início da doença ocorre normalmente quando a planta de milho está no estádio de oito a dez folhas, principalmente nas folhas baixeiras, podendo atingir as folhas superiores rapidamente, caso as condições sejam favoráveis. Com o progresso da doença, as lesões coalescem e se reduz a área foliar fotossinteticamente ativa, o que geralmente causa a queda da produtividade de grãos.

Considerando o texto precedente e os diversos aspectos a ele relacionados, julgue o item que se segue.


Medidas de controle da doença mencionada no texto que sejam baseadas na erradicação incluem a rotação de plantio com cultivares resistentes de milho, cujo efeito atua principalmente sobre o fator tempo.

Alternativas
Comentários
  • VALEU GUILHERME

  • O uso de cultivares resistentes pertence ao princípio imunização.

    Gabarito: E

  • Erradicação consiste na eliminação da planta afetada pela doença, do stand de plantio.

  • A principal medida de manejo da cercosporiose é a utilização de cultivares resistentes. Além disso, recomenda-se: evitar a permanência de restos da cultura de milho em áreas em que a doença ocorreu com alta severidade para reduzir o inóculo do patógeno na área; realizar a rotação com culturas não hospedeiras como a soja, o sorgo, o girassol, o algodão e outras, uma vez que o milho é o único hospedeiro