SóProvas


ID
2803375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Cartográfica

Acerca das técnicas de aquisição, processamento e análise de dados geoespaciais e de produção cartográfica, julgue o item seguinte.


O sistema de posicionamento global dos Estados Unidos da América e o da China são conhecidos, respectivamente, como GPS e Compass.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO

    sistema de posicionamento global, de origem norte americana, mais conhecido pela sigla GPS (em  global positioning system), é um  que fornece a um aparelho receptor móvel a sua posição, assim como o horário, sob quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra; desde que o receptor se encontre no campo de visão de três satélites GPS (quatro ou mais para precisão maior).

    O sistema americano é administrado pelo Governo dos  e operado pelo . A princípio, o seu uso era exclusivamente militar, atualmente, está disponível para uso civil.

    Compass ou Beidou-2 é o sistema chinês de posicionamento global por satélite.

    A  está implementando o seu próprio sistema global de navegação por satélites, similar ao  norte-americano e ao  russo; contará com 35 satélites: cinco geoestacionários e trinta em órbita média. Os chineses também participam do sistema de posicionamento global  em parceria com a .

    O primeiro sistema BeiDou, oficialmente chamado (tradução) de Sistema Experimental de Navegação por Satélite BeiDou, ou conhecido como BeiDou-1, é composto por 3 satélites e tem cobertura e aplicações limitadas. Tem oferecido serviços de navegação, principalmente para clientes na China e de regiões vizinhas, desde 2000. A segunda geração do sistema, conhecido como Compass ou BeiDou-2, que será um sistema de navegação global por satélite consistindo de 35 satélites, está ainda em construção. Tornou-se operacional, com cobertura da China, em Dezembro de 2011, com 10 satélites. É planejado para oferecer importantes serviços a clientes do leste asiático em 2012 e o sistema global deve ser concluído até 2020.