SóProvas


ID
2803381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item a seguir, acerca de entomologia agrícola.


A lagarta elasmo, praga comum de culturas como arroz, cana-de-açúcar, milho e soja, causa o coração morto, que consiste na destruição da gema apical.

Alternativas
Comentários
  • Elasmopalpus lignosellus

    A praga tem grande capacidade de destruição em curto intervalo de tempo, sendo que seu aparecimento é esporádico e está associado a secas em períodos, que favorecem o intenso desenvolvimento populacional da praga. Maiores danos são observados em solos leves e bem drenados, sendo sua incidência menor sob plantio direto.

    A praga ataca diversas culturas de importância econômica, como amendoim, arroz, aveia, cana-de-açúcar, centeio, feijão, milho, soja, trigo, entre outras.

    Danos: As larvas atuam sobre o de crescimento das plantas, provocando murcha e a morte das folhas, mal conhecido como "coração morto".

    Controle: Em áreas com constantes infestações da praga deve-se proceder o tratamento das sementes com inseticidas sistêmicos. Em anos com seca, recomenda-se o uso de produtos com ação de contato e profundidade associado ao tratamento das sementes. Usar produtos registrados para as culturas.

  • Resposta Certa

    Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus)

    Importância econômica - é uma praga esporádica com grande capacidade de destruição num intervalo curto de tempo. Seus danos estão associados a à estiagem logo após a emergência das plantas, condições que aumenta a susceptibilidade da planta pelo atraso no desenvolvimento da planta e favorece a explosão populacional de lagartas na lavoura. Maiores danos são observados em solos leves e bem drenados, sendo sua incidência menor sob plantio direto.

    Sintomas de danos - as lagartas recém eclodidas iniciam raspando as folhas e dirigem para a região do coleto da planta (Figura 8), onde cava uma galeria vertical. A destruição do ponto de crescimento provoca inicialmente murcha e posteriormente morte das folhas centrais proporcionando provocando o sintoma conhecido como "coração morto" (Figura 9).

    Métodos de controle - em áreas de risco, deve ser usado o tratamento de sementes com inseticidas sistêmicos à base de tiodicarb, carbofuran ou imidacloprid (Tabela 1). Sob condições de estresse hídrico mesmo esse tratamento não é efetivo, recomendando-se a aplicação de um inseticida de ação de contato e profundidade como os a base de clorpirifós. A alta umidade do solo contribui para reduzir os problemas causados pela lagarta-elasmo no milho.

    https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/27370/1/Pragas-iniciais.pdf

  • Essa questão está correta.

    Acontece que a banca levou em consideração que a lagarta somente ataca o arroz no sistema de semeadura direta, antes da entrada da água na lavoura, por ser uma praga que se instala em solo seco ela não sobrevive.