SóProvas


ID
2803618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

      Uma instituição financeira capta recursos a taxas pós-fixadas e aplica-os no mercado financeiro a taxas prefixadas. Esse descasamento entre ativo e passivo atingiu em junho de 2018 o patamar de R$ 100 milhões, sujeitando a instituição a um risco de mercado relacionado a eventuais variações desfavoráveis no valor de mercado das taxas de juros. 

Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.


Uma forma de a instituição financeira proteger-se do risco de mercado gerado pelo descasamento de ativos e passivos é recorrer ao mercado futuro de taxas de juros, que costuma ser operado em bolsas de valores por meio de contratos padronizados sujeitos a mecanismos que se propõem a reduzir os riscos da operação, como a margem de garantia e os ajustes diários.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    1.1. Risco de Variação das Taxas de Juros Uma instituição financeira está exposta ao risco de variação de taxas de juros quando trabalha descasada de prazos entre seus ativos (aplicações) e passivos (captações). Admita, por exemplo, uma instituição financeira que tenha aplicado $ 100 milhões na concessão de créditos com prazo de dois anos. Para financiar estes ativos, o banco captou o mesmo montante de $ 100 milhões com prazo de resgate de um ano.

  • forma de fazer hedge de uma posição cujo risco é a variação da taxa de juros.

  • Não seria na Bolsa de Mercadorias e Futura ao invés de Bolsa de Valores?
  • MERCADO FUTURO: Onde são negociados contratos futuros, um tipo de derivativo. Representam o compromisso de comprar ou vender uma certa quantia de um determinado bem em uma data adiante e por um preço pré-definido.

    Características:

    1. Caracterizados pelas diferenças de preços ajustadas diariamente.
    2. Contratos despersonalizados visto que os contratantes têm como contraparte a Bolsa ou Agente de compensação
    3. Homogeneidade de produtos
    4. Servem para diminuir o impacto de uma eventual mudança nos preços de mercado.
  • Importante lembrar que a Bolsa de Mercadorias e Futuros foi incorporada à Bolsa de Valores, gerando a B³ (fusão de BM&F, Bovespa - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo - e Cetip - Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos).

  • Aos não assinantes que estão estudando: A resposta é CERTO.

    O mercado futuro tratado na questão realmente traz a possibilidade de minimizar os riscos do investimento, é uma forma de evitar o impacto de uma perda financeira lá na frente. Os contratos são definidos com base em valores de negociação para uma data futura.