SóProvas


ID
2803657
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os fundos de investimento são regidos por um regulamento que, além das regras básicas de funcionamento, apresenta outras informações relevantes, tais como: composição dos ativos, riscos envolvidos nas operações, taxa de administração cobrada dos investidores e estratégias de investimento a serem adotadas pelo gestor. As próprias classificações desses fundos são indicativas dos riscos a que eles estarão sujeitos. A partir dessas informações, julgue o item seguinte, acerca da relação entre o tipo de fundo de investimento apresentado e as estratégias e os riscos que podem estar sendo assumidos pelos gestores desses fundos.


Em se tratando de fundos genéricos, a carteira é composta de diversos tipos de instrumentos financeiros de renda fixa e de renda variável, os quais devem representar percentuais mínimos da carteira, conforme regras estabelecidas pelo Banco Central do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Fundos Genéricos: em geral são fundos com um perfil de investimento um pouco mais agressivo do que o dos referenciados e não referenciados, pois têm liberdade para decidir como investir seus recursos. Até 49% do patrimônio do fundo pode estar investido em ações, e as aplicações em derivativos também são permitidas. Vale lembrar, que os derivativos nem sempre tem como objetivo maximizar o retorno; em alguns casos os derivativos são usados apenas para fazer um hedge na carteira do fundo, nesses casos o risco da carteira acaba se reduzindo com o uso de derivativos. Dado o perfil de risco desses fundos, recomenda-se uma análise ainda mais detalhada do estatuto do fundo.

  • A Instrução CVM 555, que Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, não possui esta classificação (fundo genérico).

    De qualquer forma, as regras são estabelecidas pela CVM.

  • Os Fundos são regidos com base em instruções da CVM e não Banco Central como dito na questão.

  • Gabarito: Errado

    Fundos Genéricos: São fundos regulamentados pelo Banco Central cuja composição de carteira livre, inclusive quanto ao uso de derivativos e alavancagem, podendo conter até 49% em ações e cotas de fundos regulamentados pela CVM (renda variável). Podem fazer alavancagem de patrimônio, o que aumenta o risco da aplicação. Nessa categoria passam a se enquadrar os fundos derivativos moderado e conservador. Alguns antigos renda mista e multicarteira podem ser enquadrados nessa categoria

  • Tal fundo “genérico” diz respeito ao fundo multimercado, que NÃO tem percentual mínimo. Além disso, não é o BACEN que estabelece as regras, mas sim o CMN, cujo cumprimento será fiscalizado pela CVM.

    Resposta: Errado