SóProvas


ID
2803948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Telecomunicações
Assuntos

Acerca das diferentes formas de redes de comunicação comutadas, julgue o item a seguir.


A comutação por pacote pode ser orientada por datagrama ou por circuito virtual. Na primeira, o roteamento é realizado de forma independente para cada pacote; na segunda, uma rota é estabelecida antes do início da transferência de dados, e pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de conexão lógica.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito preliminar da banca examinadora foi certo, porém a questão foi anulada com a seguinte justificativa: “ A redação do item prejudicou seu julgamento objetivo”.

    Porém, vejamos as principais características das redes de comutação de pacotes que são frequentemente cobradas pela banca Cespe.

    As redes de comutação de pacotes se subdividem em redes de datagramas e redes de circuitos virtuais.

    Nas redes de datagramas cada pacote é tratado independentemente dos demais. A comutação de datagramas é realizada normalmente na camada de rede.

    Já nas redes de circuitos virtuais todos os pacotes pertencentes à mesma origem e destino trafegam pela mesma rota. Assim como em uma rede de comutação de circuitos, uma origem e um destino precisam passar por três fases em uma rede de circuitos virtuais: estabelecimento da conexão, transferência de dados e encerramento da conexão.

    Anulado.

  • O examinador, no meu ponto de vista, misturou as bolas.

    Pois bem, podemos então, entender que devemos diferir Rota de Comunicação de Dados (Pacotes) de Rota de Comunicação de Voz (Circuito), sendo elas, ambas comutadas.

    Especificando cada uma:

    Na Comutação por pacote os dados são enviados por rotas diferentes, independentes entre si, ou seja, os pacotes são divididos em blocos e, cada um poderá seguir por uma rota diferente até o seu destino. Detalhe, “mesmo não exigindo prévio estabelecimento de um caminho FÍSICO para o envio dos pacotes, os caminhos percorridos serão FÍSICOS, sejam eles dedicados ou não.

    Na comutação por circuito (exemplo: ligação telefônica), é reservado um única e específica rota para o envio da chamada ou comunicação de voz (o equipamento de comutação procura um caminho físico dedicado, do transmissor até o receptor), e este caminho é estabelecido de fim a fim e, configura-se a chamada antes de sua realização. Contudo, vale ressaltar que o sistema procura por uma conexão FÍSICA dedicada (única rota para todo o percurso), “e não lógica” (como afirma a questão).

    COMUTAÇÃO POR PACOTES: Caminho Físico não Dedicado

    COMUTAÇÃO POR CIRCUITOS: Caminho Físico Totalmente Dedicado

    JUSTIFICATIVA: O processo de comutação é lógico (procura-se disponibilizar recursos da rede para a sua utilização), porém, a “conexão” (ligação entre origem e destino) seja ela por pacotes ou circuito, é toda física.

    A questão se torna errada ao afirmar que “os pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de Conexão Lógica”.

    “O Processo é lógico sim, mas a conexão é física”.

    A meu ver, questão estaria errada.

    GABARITO OFICIAL DA BANCA: CERTO

  • O enunciado cobrou a definição de comutação de pacotes por datagrama e por circuito virtual. Segundo Kurose [1]: "Redes de computadores que oferecem apenas um serviço orientado para conexão na camada de rede são denominadas redes de circuitos virtuais (redes CV); redes de computadores que oferecem apenas um serviço não orientado para conexão na camada de rede são denominadas redes de datagramas".

    Ambas as classes fazem parte da comutação por pacotes. O conceito de circuito virtual é utilizado em redes ATM por meio de conexões lógicas.

    Fonte:

    [1] Kurose, James F. Redes de computadores e a Internet: uma abordagem top-down 6ed.

  • gab certo!

    A comutação por pacote pode ser orientada por datagrama ou por circuito virtual. ok!

    (Comutação por pacote, nada mais é do que nossos acessos à internet)

    Na primeira, o roteamento é realizado de forma independente para cada pacote; (sim, é o que ocorre na comutação por pacote orientada por datagrama. (ok) user datagran ip (UDP)

    na segunda, uma rota é estabelecida antes do início da transferência de dados, e pacotes são encaminhados por essa rota durante todo o tempo de conexão lógica. (ok) cirquito virtual, canal virtual.

  • Se Lili Reinhart fosse uma questão

  • Comutação de Circuitos – Todo tráfego de informação passa pelo mesmo caminho. Esse tipo de comunicação é utilizado nas ligações telefônicas, onde um meio de comunicação exclusivo era utilizado para interligar emissor e receptor. (Informação é transportada inteira)

     

    Comutação de Pacotes – As informações NÃO são transmitidas inteiras. Quando vamos enviar uma mensagem (e-mail, por exemplo), essa mensagem é dividida (quebrada) em tamanhos menores (pacotes). Os pacotes (pedaço de informações) podem seguir caminhos diferente para chegar ao destino, inclusive poderão chegar fora de ordem, pois serão reordenados no seu destino (Função dos protocolos TCP e UDP, que iremos estudas). Essa é a comutação que vigora na internet, sendo assim já anote: meio compartilhado, informação é transportada em pacotes, e esses pacotes seguem rotas diferentes. 

    COMUTAÇÃO = forma de transmitir os dados por pacotes / meio de transmissão.

    PACOTE = informação grande dividida em pacotes menores, e cada informação vai para um local específico de maneira compartilhada.

    (CESPE) Na comutação de circuitos, um caminho dedicado é estabelecido desde a origem até o destino da comunicação. (C)

    Comutação de circuitos → temos apenas um único caminho entro os dois nós, a comunicação é feita somente neste caminho

    Comutação por pacotes → temos vários caminhos diferentes, podendo os pacote chegarem fora de ordem, pois serão reordenados na máquina de destino

    OBS: Comutação por PACOTES é a tecnologia presumida no modelo TCP/IP e, por isso, a mais utilizada pela infraestrutura mundial da Internet.

    REDE ATM: Comutação por Circuitos; caminho dedicado; estabelece conexão; há desperdício de banda.

    INTERNET: Comutação por pacotes (datagramas); SEM caminho dedicado; ñ há desperdício de banda.