-
O UDP é utilizado pelas aplicações que toleram perda de dados ou que tenham mecanismos que os recuperem. Ele não realiza controle de fluxo, controle de congestionamento ou retransmissão após a recepção de um segmento incorreto. Tudo isso cabe aos processos do usuário.
O UDP fornece apenas o serviço de transferência de dados e multiplexagem com portas numeradas, com menor overhead (sobrecarga) e um menor processamento de segmentos que o TCP e detecção opcional de erro fim a fim.
Com o protocolo de Transporte em Tempo Real (RTP) que multiplexa diversos fluxos de dados em tempo real sobre um único fluxo de pacote UDP. O fluxo UDP pode ser envidado a único destino (unicast) ou a vários destinos (multicast).
O protocolo DNS utiliza UDP pois caso um programa precise pesquisar o endereço IP de algum nome de host por exemplo, pode enviar um pacote UDP contendo o nome do host a um servidor DNS. O servidor responde com um pacote UDP que contém o endereço IP do host. Não é necessária nenhuma configuração antecipada e também nenhum encerramento posterior. Basta enviar duas mensagens pela rede. Em resumo, enviado um pacote UDP a um servidor DNS, aguarda-se a resposta, chegado ao timeout, tenta-se novamente, caso não receba uma resposta com rapidez suficiente.
O NFS utiliza UDP, pois, foi originalmente desenvolvido para LANs onde a perda de dados é bastante reduzida e normalmente há diretórios com centenas de pastas a serem acessadas, viabilizando uma performance muito mais rápida.
O DHCP utiliza UDP como protocolo de transporte. Mensagens DHCP de um cliente para um servidor são enviados para a porta 67 do servidor DHCP e as mensagens de um servidor para um cliente são enviadas para a porta 68 do cliente DHCP.
De acordo com a RFC 3417 - Transport Mappings for the Simple Network Management Protocol (SNMP), o UDP é o mapeamento de transporte preferencial para SNMP. Com SNMP cabe à entidade gerenciadora decidir se retransmitirá um comando se nenhuma resposta correspondente for recebida após determinado período de tempo. Em particular, o padrão SNMP não impõe nenhum procedimento específico de retransmissão, nem mesmo diz que o comando deve ser enviado em primeiro lugar.
O UDP é usado por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VOIP (rádio da Internet, a telefonia da Internet, a música por demanda, a videoconferência, o vídeo sob demanda) e outras aplicações de multimídia, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes, eventualmente, se um ou mais pacotes se perder o tempo necessário para reenvio provocaria um atraso na comunicação, que se espera que seja em tempo real, e tornaria a comunicação ininteligível.
O UDP é um protocolo de transporte indicado para multicast. O recurso de multicast está embutido no software UDP, mas não no software TCP.
O
-
Quando fala UDP, eu já penso na Twitch (Gaugau, Alazonka, Yoda, Jukera, Jovirone)
-
Poxa antigamente as questões eram todas comentadas, hoje tem que ficar pedindo para comentar. Sinceramente.
-
UDP: Tolera perdas mas não tolera atrasos. (É mais rápido)
TCP: Tolera atrasos mas não tolera perdas. (É mais confiável)
-
UDP é um protocolo não orientado a conexão, ou seja, não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar.
-
Gabarito: CERTO
O UDP não é confiável no transporte de pacotes, pois não garante a entrega exatamente já que ele quer ser rápido. Ele envia logo e com rapidez. Se perder algum pacote no caminho, não tem problema.
-
Lembro-me da aula do professor Fernando Abreu, ele dizia que o UDP é rapido porém "lambão" ele é mais utilizado para streaming e chamadas de vídeos
-
DNS: Tradução de nome e domínio de sites. Porta 53 UDP/TCP
NFS: Para compartilhamento de arquivos. Utiliza UDP/TCP
SNMP: Gerencia os dispositivos de rede e verifica estatísticas. Porta 161/162 UDP
DHCP: Busca configurações nas redes e fornece endereço IP automaticamente. Porta 67/68 UDP
VoIP: Para transmissão de mídia em tempo real. Rápida compreensão e descompressão de dados. usa o UDP, RTP...
-
CORRETO
serviços de tempo real = utilizam o protocolo RTP ( Real-time Transport Protocol ) ----> que utilizam o UDP .
UDP --->( utiliza Datagramas ) não confiável , não orientado a conexão e mais rápido que o TCP , pois apenas detecta erros .
TCP--->( utiliza Circuito virtual ) Confiável , orientado a conexão , mais lento , pois faz a verificação de recebimento , erros , sequência e de fluxo .
-
UDP : Uma Doidera Pura
TCP : Tudo Controlado Papai
-
serviços que toleram atraso, aceitam udp
-
Gab.: CERTO!
UDP: Tolera perdas, mas não tolera atrasos;
TCP: Tolera atrasos, mas não tolera perdas!
-
GAB: CERTO
-
A questão está perfeita, os protocolos da camada de aplicação (DNS, NFS, DHCP, SNMP) utilizam o UDP. Serviços em tempo real (Voip, por exemplo) utilizam o UDP com o RTP. SNMP (Simple Network Management Protocol) é um protocolo da camada de aplicação, que utiliza a porta 161 do UDP e é utilizado para gerenciamento/monitoramento de dispositivos em uma rede. Certo
Hachid Targino.
-
Protocolos que utilizam TCP, podemos citar:
1- SMTP
2- POP3
3- IMAP
4- HTTP
5- FTP
6- LDAP
7- SMB
8- SSH.
Protocolos que utilizam UDP, podemos citar:
1- DHCP
2- DNS
3- NFS
4- SNMP
-
certo!
Em uma chamada de Voip, por exemplo. É necessário que seja em tempo real! Envio e recebimento rápido, mesmo que exista uma certa perda de qualidade na comunicação, não ha como perder tempo com confirmações TCP.
-
UDP
(CESPE 2014) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CERTO)
- Consulta - UDP
- Atualiza - TCP
(CESPE 2013) O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP. (CERTO)
(CESPE 2012) O protocolo SNMP opera nas portas 161 e 162 e utiliza o protocolo UDP. (CERTO)
(CESPE 2009) Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber. (CERTO)
(CESPE 2015) Network File System (NFS) é um protocolo cliente/servidor para compartilhamento de arquivos originalmente operado em UDP sem conexão, mas que, em sua versão 4 (NFSv4), utiliza TCP e é configurado em protocolo com estados. (CERTO)
- Aplicações em serviços do tipo multicast e unicast
(CESPE 2014) O UDP, quando usado para prover conexões em tempo real com o uso do RTP, não pode receber conexões do tipo multicast a fim de não gerar conflito com os demais protocolos da pilha TCP/IP (ERRADO)
Resumindo
(CESPE 2018) O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes, e ainda encontra aplicações em serviços do tipo unicast e multicast. (CERTO)
-
Gab certo.
Protocolos da camada de transporte. UDP e TCP.
Função deles: Transporte de dados entre dispositivos. Implementados em sistemas finais (aplicação), não roteadores.
Atuam somente para quem está acima deles (sessão, apresentação e aplicação) .
TCP transmission control protocol
Orientado à conexão. (cliente pede sicronia ao servidor) Canal estabelecido previamente Controle de fluxo (ACK de 3 em 3) Reordena pacotes bagunçados na camada de rede. Atua com janela deslizante. freewal handshake.
Usado pela maioria dos protocolos de aplicação.
UDP user datagran protocol
Não orientado a conexão, mas sim orientado à datagrama.
Não faz controle de fluxo, ideal para streaming e voip. Usado para DNS e DHCP.
ps. checksun: campo de 16 bits usado na detecção de erro fim a fim. o UDP faz isso. Embora ele DETECTE ERRO ele não faz controle.
UDP não possui controle de erros, mas possui o campo checksum (opcional do IPv4) em seu cabeçalho para detectar erros. TCP também possui um checksum e, assim como o UDP, utiliza-o não somete com informações do cabeçalho, mas também com os dados na realização do seu cálculo. Até aqui nenhum erro na questão.
-
Um exemplo bem claro do UDP são as chamadas de vídeos e voz que ocorrem comumente hoje em dia. Sabe aquele monte de falhas? pois é, aquilo são as perdas que ocorrem no meio do caminho, mas mesmo assim o sistema continua funcionando.
-
User Datagram Protocol (UDP)
➥UDP é fim a fim e não ponto a ponto. Tolera perdas, mas não tolera atrasos!
(CESPE/2010/TJ) O protocolo UDP deve ser usado por aplicações que toleram pequenas perdas de dados ou que já realizam controle de erros.(CERTO)
(CESPE, 2008) Na camada de transporte do TCP/IP, estão os protocolos TCP e UDP, sendo que o UDP é orientado a conexão e tem controle de fluxo.(ERRADO)
---
RESUMO
⇒ UDP (UMA DOIDEIRA DA PORR@)
- O oposto do TCP;
- Não é persistente;
- Muito mais rápido;
- Não garante a entrega dos pacotes de dados;
- Usado em serviços de VoIP, consulta de DNS, PING.
#Ele faz a transferência de dados não confiável entre receptor e destino.
[...]
Logo, Gabarito: Certo. ✔
____________
Fontes: Colegas do QC; Questões da CESPE.
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
Imagine que eu estou conversando com você via VoIP (que é um serviço que utiliza o UDP na camada de transporte, ou seja, não é orientado a conexões). Se a comunicação falhar em algum instante, faz sentido que o protocolo tente recuperar o que foi perdido e entregue depois? Não, isso faria surgir uma sílaba ou uma palavra do nada no meio da nossa conversa depois de já termos até mudado de assunto. E se a internet estiver ruim, eu falar uma coisa e demorar muito para chegar para você quando você já estava até falando sobre outra coisa? Também é ruim! Em outras palavras, o UDP tolera perdas (pode perder alguns pacotes sem problema nenhum porque eu vou continuar te entendendo e não faz sentido tentar recuperar), no entanto ele não tolera atrasos, porque aí a comunicação se torna inviável - eu vou estar falando sobre uma coisa e você sobre outra. O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP? Sim! Esses protocolos e serviços são sensíveis ao atraso? Sim! Esses protocolos e serviços são mais tolerantes a perdas de pacotes? Sim! Esses serviços e protocolos encontram aplicações em serviços do tipo unicast e multicast? Sim, lembrem-se que o TCP trabalha apenas em unicast, mas o UDP trabalha em unicast, multicast ou broadcast.
Gabarito: Correto
-
Gabarito: Correto
Imagine que eu estou conversando com você via VoIP (que é um serviço que utiliza o UDP na camada de transporte, ou seja, não é orientado a conexões). Se a comunicação falhar em algum instante, faz sentido que o protocolo tente recuperar o que foi perdido e entregue depois? Não, isso faria surgir uma sílaba ou uma palavra do nada no meio da nossa conversa depois de já termos até mudado de assunto. E se a internet estiver ruim, eu falar uma coisa e demorar muito para chegar para você quando você já estava até falando sobre outra coisa? Também é ruim! Em outras palavras, o UDP tolera perdas (pode perder alguns pacotes sem problema nenhum porque eu vou continuar te entendendo e não faz sentido tentar recuperar), no entanto ele não tolera atrasos, porque aí a comunicação se torna inviável - eu vou estar falando sobre uma coisa e você sobre outra. O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP? Sim! Esses protocolos e serviços são sensíveis ao atraso? Sim! Esses protocolos e serviços são mais tolerantes a perdas de pacotes? Sim! Esses serviços e protocolos encontram aplicações em serviços do tipo unicast e multicast? Sim, lembrem-se que o TCP trabalha apenas em unicast, mas o UDP trabalha em unicast, multicast ou broadcast.
-
Que viagem é essa?