SóProvas


ID
2803957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito das características dos protocolos da arquitetura TCP/IP, julgue o item subsequente.


Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados por meio de uma soma de verificação (checksum) ou por meio de algoritmos do tipo CRC (cyclic redundancy check). A primeira abordagem é utilizada no IP, ICMP e UDP; a segunda encontra aplicações no padrão Ethernet, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA!

     

    Vejam minha análise, me corrigam se eu estiver equivocado.

     

    CRC (CYCLIC REDUNDANCY CHECK) - opera na camada 2 do modelo OSI (ENLACE);

     

    IP e ICMP - camada 3  (REDE);

     

    UDP - camada 4 (TRANSPORTE);

     

    FONTE: http://mitodasredes.blogspot.com/2013/08/modelo-osi.html

     

    GO AHEAD!!!

  • Na camada de enlace de dados o fluxo de bits é dividido em QUADROS (FRAMES) distintos, para cada quadro é calculado um pequeno valor (um token), chamado de CHECKSUM (SOMA DE VERIFICAÇÃO) que é incluída ao quadro quando ele for transmitido. Quando o quadro chega a seu destino, o checksum é recalculado. Se o checksum recém-calculado for diferente do que está contido no quadro, a camada de enlace de dados saberá que houve um ERRO e tomará providências para lidar com ele (por exemplo, descartando o quadro defeituoso e possivelmente também enviando de volta um relatório de erros). Portanto, erros de transmissão no QUADRO podem ser identificados por meio de uma soma de verificação (checksum) e não somente no cabeçalho (header).

    Embora o esquema de checksum as vezes possa ser adequado em camadas superiores, na prática o código de redundância cíclica, ou CRC (Cyclic Redundancy Check), também conhecido como código polinomial é um tipo mais forte de código de detecção de erro e com uso generalizado na camada de enlace.

    No protocolo IPv4 por meio de uma soma de verificação (checksum) podem ser identificados erros de transmissão no CABEÇALHO de um pacote, o qual transporta informações vitais, como endereços.

    O protocolo ICMP o checksum é calculado sobre toda a mensagem CABEÇALHO e DADOS.

    Já no protocolo UDP o checksum é um campo opcional que é fornecido para gerar uma confiabilidade extra. Ele faz o checksum do CABEÇALHO, dos DADOS e de um PSEUDOCABEÇALHO CONCEITUAL DO IP.

    Errado.

  • ICMP ele não possui estrutura própria de verificação. Entretanto, o ICMP é um protocolo auxiliar e que SEMPRE estará embutido ou será utilizado na estrutura do IP.

  • ERRADO

    CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA E COMPLEMENTO QUE UDP (CAMADA DE TRANSPORTE) FAZ A ENTREGA SEM A CONFIRMAÇÃO

  • Está questão está errada por que a questão traz que os protocolos IP, ICMP e UDP fazem parte da Camada Física? sendo que não fazem?

  • Discordo dos comentários abaixo!

    Pois, nenhum momento a questão fala das camadas em que cada protocolo trabalha.A questão argumenta que existe dois métodos de verificação de erro. CRC e Checksum

    E a questão enfatiza com a palavra "PODEM SER IDENTIFICADOS". Exemplo o UDP ele PODE identificar erro de transmissão, mas como é um protocolo não confiável, sem controle de sequência em que não há garantia de entrega dos pacotes. Ele simplesmente o descarta! Diferente do TCP.

    Mesma analogia o padrão Ethernet, que possui a técnica de verificação CRC, que "PODEM SER IDENTIFICADOS" mas o padrão Ethernet não dispõe de mecanismos para o reconhecimento de frames recebidos, tornando-a um meio conhecido como não confiável.

    Sendo assim, o que me chamou atenção foi: "aplicações no padrão Ethernet" Uma vez que o padrão Ethernet especificam a camada física e a sub-camada MAC da camada de ligação de dados do Modelo OSI. Não sendo utilizados por aplicações.

    Questão difícil

  • 4ª Transporte - No computador receptor, a camada de Transporte é responsável por pegar os pacotes recebidos da camada de Rede e remontar o dado original para enviá-lo à camada de Sessão.

    Os protocolos mais conhecidos desta camada são: TCP, UDP

    3ª Rede - Essa camada é praticamente a que mais atua no processo e é responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino esta camada também entende o endereço físico, que o converte para um endereço lógico conhecido como endereço IP.

    Os protocolos mais conhecidos desta camada são: IP (IPV4, IPV6), ICMP

    2ª Enlace - O quadro criado por esta camada é enviado para a 1ª camada, que converte esse quadro em sinais elétricos para serem enviados através do cabo de rede. Quando o receptor recebe um quadro, a sua camada de Link de Dados confere se o dado chegou íntegro, refazendo a soma de verificação (CRC).

    Os protocolos mais conhecidos desta camada são: ETHERNET

    ERRO DA QUESTÃO

    Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados por meio de

    uma soma de verificação (checksum) - 2ª Enlace

    ou

    por meio de algoritmos do tipo CRC (cyclic redundancy check) - 2ª Enlace

    A primeira abordagem é utilizada no IP, ICMP - (3ª rede) e UDP - (4ª transporte)

    A segunda encontra aplicações no padrão Ethernet - 2ª Enlace

  • Não entendi o comentário de ninguém...

  • A CESPE não anula questão...mas essa tem recurso !

  • Erros de transmissão (no cabeçalho de um pacote) podem ser identificados por meio de uma soma de verificação (checksum) ou por meio de algoritmos do tipo CRC (cyclic redundancy check).

    Cagou no trecho (no cabeçalho...). Porque, no ICMP, UDP e no ethernet, o checksum verifica todo o pacote/segmento/quadro e não só o cabeçalho... Já o IP verifica apenas o cabeçalho mesmo!!!

    Se houver algum equívoco, por favor, avisa aí ... tmj

  • UDP SE PREOCUPA COM A VELOCIDADE TA NEM AI SE OS PACOTES SAO ENTREGUES , JA O TCP SE PREOCUPA EM ENTREGAR OS PACOTES COM CONFIANÇA , MESMO QUE DEMORE MAIS

  • Pessoal, é sabido que essa questão é de altíssima dificuldade, portanto, percebi que, sabendo o conceito de "CRC (cyclic redundancy check)" e sua aplicação no "Ethernet" é o suficiente para termos pelo menos uma noção do que está sendo mencionado.

    CRC (cyclic redundancy check): É uma verificação cíclica de redundância, é um método de detecção de erros normalmente usada em redes digitais e dispositivos de armazenamento para detectar mudança acidental em cadeias de dados.

    Ethernet: É um protocolo de rede que controla o método com o qual computadores e dispositivos se comunicam.

  • Matei essa porque UDP não tem controle de erros!

  • ERRADO.

    Os protocolos IP e UDP não possuem mecanismos de controle, identificação e notificação de erros. O ICMP é utilizado agregado ao IP justamente para suprir essa deficiência.

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    O ponto que pode ter levado ao ERRO do item é em relação ao ICMP, pois ele não possui estrutura própria de verificação. Entretanto, o ICMP é um protocolo auxiliar e que SEMPRE estará embutido ou será utilizado na estrutura do IP. Assim sendo, como o protocolo IP possui o CHECKSUM, inevitavelmente, tem-se o CHECKSUM para o ICMP.

    .

    .

    André Castro

  • udp não ontrola envios

  • Cuidado com os comentarios equivocados, galera!! UDP possui checksum SIM (Q106933): 

    CESPE, 2010 - O único serviço que é realizado tanto pelo protocolo TCP quanto pelo protocolo UDP da camada de transporte da arquitetura TCP/IP é: CHECKSUM

  • Maioria dos comentários equivocados.

    E outra, CHECKSUM não significa controle, o UDP faz sim CHECKSUM. porém é opcional e não faz correção de erros, apenas detecta.

    Vamos lá povo! Primeiro temos saber a função do CRC: que nada mais é do que uma DETECÇÃO DE ERROS, não confundam com correção!!! DETECÇÃO DE ERROS:

    Verificações de Redundância Cíclica (CRC - Cyclic Redundacy Check): Com uma pequena quantidade de bits redundantes, adicionados artificialmente, utiliza-se uma lógica matemática para detectar muitos erros em mensagens longas.

    Checksum : A um conjunto bits é aplicado um somatório que, se não bater com o resultado da transmissão, é possível detectar que houve um erro.

    Paridade: Mantém uma quantidade par de bits 0 e 1. Portanto, se o conjunto de informações chegar ao destino em quantidade ímpar de bits 1, é possível saber que houve algum erro na transmissão – mesmo não sabendo qual é o erro. Veja dois exemplos de inserção de bit de paridade: 01101010 01101111

    Lembrando que o checksum é opcional para detectar erros, não os corrige.

  • Gabarito da banca: Errado.

    UDP não faz o controle, mas ele detecta erros sim. Essa detecção dos erros é feita por meio do checksum.

    Forouzan (2010) define o checksum como o campo de 16 bits que é usado para detectar erros na transmissão de datagrama UDP (cabeçalho mais dados). Ademais, o cálculo do checksum realizado para datagramas UDP é diferente do cálculo para pacotes IP e ICMP.

    O mesmo autor ainda define o CRC: Método de detecção de erros extremamente preciso baseado na interpretação de um padrão de bits como um polinômio.

    Acredito que a banca deu errado pelo fato do ICMP não ter estrutura própria de verificação. Na época da prova, esse foi o argumento utilizado por alguns cursinhos para elaborar recursos pedindo a anulação do item.

    Bons estudos!

  • E outra, CHECKSUM não significa controle, o UDP faz sim CHECKSUM. porém é opcional e não faz correção de erros, apenas detecta.

    Vamos lá povo! Primeiro temos saber a função do CRC: que nada mais é do que uma DETECÇÃO DE ERROS, não confundam com correção!!! DETECÇÃO DE ERROS:

    Verificações de Redundância Cíclica (CRC - Cyclic Redundacy Check): Com uma pequena quantidade de bits redundantes, adicionados artificialmente, utiliza-se uma lógica matemática para detectar muitos erros em mensagens longas.

    Checksum : A um conjunto bits é aplicado um somatório que, se não bater com o resultado da transmissão, é possível detectar que houve um erro.

    Paridade: Mantém uma quantidade par de bits 0 e 1. Portanto, se o conjunto de informações chegar ao destino em quantidade ímpar de bits 1, é possível saber que houve algum erro na transmissão – mesmo não sabendo qual é o erro. Veja dois exemplos de inserção de bit de paridade: 011010101101111

    Lembrando que o checksum é opcional para detectar erros, não os corrige.

  • UDP não possui correção de erros .

  • VAMOS REORGANIZAR ESSA INFORMACAO

    Primeira abordagem- Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados por meio de uma soma de verificação (checksum)

    Segunda abordagem- ou por meio de algoritmos do tipo CRC (cyclic redundancy check) - Ok

    . A primeira abordagem é utilizada no IP, ICMP e UDP;

    a segunda encontra aplicações no padrão Ethernet, por exemplo.

    Erros: os protocolos citados podem estar embutidos em alguma operação, mas não participa do processo de correção de erros. Em especial o UDP, pois ele não é confiável;

  • Espécie de “irmão” do protocolo TCP, o UDP (User Datagram Protocol) também se baseia no envio de pacotes de informações, mas remove toda a parte de verificação de erros da outra tecnologia. O objetivo dessa opção é acelerar o processo de envio de dados, visto que todas as etapas de comunicação necessárias para verificar a integridade de um pacote (e para reenviá-lo, se necessário) contribuem para deixá-lo mais lento.

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/57947-internet-diferenca-entre-protocolos-udp-tcp.htm

  • O ponto que pode ter levado ao ERRO do item é em relação ao ICMP, pois ele não possui estrutura própria de verificação. Entretanto, o ICMP é um protocolo auxiliar e que SEMPRE estará embutido ou será utilizado na estrutura do IP. Assim sendo, como o protocolo IP possui o CHECKSUM, inevitavelmente, tem-se o CHECKSUM para o ICMP.

    "Escrito por - Estratégia Concurso"

  • É um pouco preocupante ver uma questão de 2018 com tantos comentários equivocados e que não respondem a questão. Muitos estudantes ficam apenas no nível superficial do conhecimento, repetindo chavões simplórios sobre temas relativamente complexos.

    Bons comentários foram do Jeison APF, Rafael Barcellos e Felipe Maxias.

    Minha contribuição:

    Segundo Kurose & Ross "A soma de verificação da Internet é baseada nessa técnica — bytes de dados são tratados como inteiros de 16 bits e somados. (...) Nos protocolos TCP e UDP, a soma de verificação da Internet é calculada sobre todos os campos (incluindo os de cabeçalho e de dados). No IP, a soma de verificação é calculada sobre o cabeçalho IP (já que o segmento UDP ou TCP tem sua própria soma de verificação)." Ou seja, ICMP não possui estrutura própria de verificação. O ICMP não realiza o checksum como o examinador afirma.

    Fonte: Redes de Computadores e a Internet - Kurose & Ross

    Gabarito: ERRADO

  • ERRADO

    O ICMP não possui estrutura própria de verificação

  • O protocolo UDP não possui um mecanismo próprio de verificação

  • O ponto que pode ter levado ao ERRO do item é em relação ao ICMP, pois ele não possui estrutura própria de verificação. Entretanto, o ICMP é um protocolo auxiliar e que SEMPRE estará embutido ou será utilizado na estrutura do IP. Assim sendo, como o protocolo IP possui o CHECKSUM, inevitavelmente, tem-se o CHECKSUM para o ICMP.

    Fonte:  André Castro - Prof. Estratégia

  • O colega Werllem erra ao afirmar que o UDP não possui qualquer mecanismo de controle de erro, quando na verdade possui. O checksum também pode ser utilizado no protocolo UDP, no entanto, ele verifica que o pacote não foi entregue ao destinatário e nada faz em relação a isso, não notifica o erro. Ao contrário do TCP que, ao verificar a falha no envio, automaticamente faz a retransmissão.

    O UDP, portanto, contrariando o que o colega Werllem disse, possui mecanismo de controle.

  • Quanto comentário equivocado.

    A questão não é tão simples quanto parece, inclusive, ao meu ver, só há um ponto plausível em que poderíamos torná-la errada.

    Vamos por partes:

    UDP não possui controle de erros, mas possui o campo checksum (opcional do IPv4) em seu cabeçalho para detectar erros. TCP também possui um checksum e, assim como o UDP, utiliza-o não somete com informações do cabeçalho, mas também com os dados na realização do seu cálculo. Até aqui nenhum erro na questão.

    ICMP opera em conjunto com o IP. O IP possui o campo checksum e utiliza este campo apenas com os dados do seu cabeçalho para detectar erros (diferença entre UDP/TCP e IP nesse sentido). Porém o protocolo ICMP possui 3 campos utilizados em conjunto com o IP: tipo, código e checksum, além da mensagem embutida. Ou seja, nenhum erro também até aqui ao dizer que ele faz uso de checksum para detectar erros, afinal, ele operando com o IP está utilizando este campo.

    Alguns comentários que vi equivocados: UDP não usa checksum (já respondido); ICMP não possui checksum (já respondido no contexto da questão); ethernet é protocolo de rede (ele é um padrão que opera na camada física e subcamada do modelo de enlace); CRC é utilizado em aplicações ethernet (a questão não está dizendo que ethernet é uma aplicação, mas que o uso do CRC é muito utilizado em meios digitais, principalmente no padrão ethernet. Neste caso é utilizado o FCS, um tipo de CRC).

    Bom, vamos ao que eu entendo ser o motivo da questão estar errada, apesar de achar muito detalhista, porém estamos falando de Cesbraspe, então nesses casos ele quem acaba optando pelo gabarito final. Típica questão que pode vir como certa ou errada.

    No início da questão é utilizado o termo cabeçalho de um pacote. Em redes de computadores, falamos em pacotes apenas quando nos referimos à camada 3 do Modelo OSI (rede). O protocolo ethernet, que utiliza o CRC, opera na camada 1 e 2, e não falamos em pacote, e sim em "quadro/frame ethernet" (enlace) e "bits" (camada física). Neste caso, o UDP estaria errado também, pois na camada de transporte falamos em "segmentos". Além disso, o padrão ethernet descreve apenas os campos do seu quadro, onde constam preâmbulo, endereços, dados, FCS etc.

    Resumindo, vejo o erro em "Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados (...) por meio de algoritmos do tipo CRC". Algoritmos do tipo CRC detectam erros em quadros ethernet. Os quadros são parte de um processo anterior ao roteamento, quando só então passamos a falar em pacotes. Eu errei a questão e fui tentar entender o motivo, mas li tantos comentários absurdos que tive que tentar "amenizar" alguns, e também colocar o meu ponto de vista no que penso estar errado.

  • Simples e objetivo.

    Prot. UDP não realiza Checksum.

    seguimos...

  • Questão de 2018 e até hoje sem comentário do Professor? Assinatura não está compensando desse jeito. Ajuda né, QC.

  • Gente, UDP tem checksun, sim!

    ICMP que não tem estrutura de verificação. A verificação ocorre pq ele acompanha o IP.

    Eu acho que o erro está aí.

  • Inicialmente, pensei que a questão estava errada pelo fato do UDP não fazer controle de erros, mas como a questão não fala de controle, e sim de identificação, logo não haveria incorreção na afirmação de que o UDP faz verificação de checksum. Então fui analisar o IP e descobri que o IP nem sempre tem soma de verificação - checksum -, isto porque apenas o IP na versão 4 tem esse header, este protocolo, na versão 6, não possuí essa função. Todavia, a questão não restringe, apenas diz que faz uso da soma de verificação. Ao fim, não consegui identificar o erro da assertiva.

    Solicitei o comentário do professor, questão complicada.

  • O ponto que pode ter levado ao ERRO do item é em relação ao ICMP, pois ele não possui estrutura própria de verificação. Entretanto, o ICMP é um protocolo auxiliar e que SEMPRE estará embutido ou será utilizado na estrutura do IP. Assim sendo, como o protocolo IP possui o CHECKSUM, inevitavelmente, tem-se o CHECKSUM para o ICMP.

  • Só quero prender bandidos, não quero ser um gênio da informática!!!!!

  • IP e ICMP -> encontram-se na camada de REDE, no endereçamento lógico e roteamento controle de tráfego.

    Enquanto o UDP encontra-se na camada de TRANSPORTE, na transmissão de dados entre máquinas.

  • É, gente. Em questões como essas não convém tirar o comentário do c*. Vamo colocar a fonte!

  • O Protocolo UDP é o protocolo inseguro da camada de transporte, não checa erros de transmissão. Para que a questão estivesse correta seria o protocolo TCP na definição.

  • Para quem está falando que o UDP não tem checksum, está aí a resposta:

    "O campo UDP Length considera o tamanho dos dados e do cabeçalho, e o campo UDP Checksum verifica se as informações no cabeçalho estão corretas."

    Fonte:

  • Cadê o bendito comentário do professor

    Qc não dá mais

  • sinceramente não entendo pessoas comentando sobre modelo OSI em questões que só tratam do modelo tcp/ip.

  • 'A questão é bem difícil, então precisamos entender a abordagem:

    Vamos por partes: UDP não possui controle de erros, mas possui o campo checksum (opcional do IPv4) em seu cabeçalho para detectar erros. TCP também possui um checksum e, assim como o UDP, utiliza-o não somete com informações do cabeçalho, mas também com os dados na realização do seu cálculo. Até aqui nenhum erro na questão.

    ICMP opera em conjunto com o IP. O IP possui o campo checksum e utiliza este campo apenas com os dados do seu cabeçalho para detectar erros (diferença entre UDP/TCP e IP nesse sentido). Porém o protocolo ICMP possui 3 campos utilizados em conjunto com o IP: tipo, código e checksum, além da mensagem embutida. Ou seja, nenhum erro também até aqui ao dizer que ele faz uso de checksum para detectar erros, afinal, ele operando com o IP está utilizando este campo.

    Concluindo, existe erro no termo "Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados (...) por meio de algoritmos do tipo CRC". Algoritmos do tipo CRC detectam erros em quadros ethernet. Os quadros são parte de um processo anterior ao roteamento, quando só então passamos a falar em pacotes.

    #Pessoal tentei ajudar.

    Fonte: "Vitor Dalton, Direção Concursos"

  • PEOPLE,

    em síntese o erro está em generalizar... o checksum no UDP não é obrigatório.

  • Erros de transmissão no cabeçalho de um pacote podem ser identificados por meio de uma soma de verificação (checksum) ou por meio de algoritmos do tipo CRC (cyclic redundancy check). A primeira abordagem é utilizada no IP, ICMP e UDP; a segunda encontra aplicações no padrão Ethernet, por exemplo.

    O Protocolo IP não é confiável.

    O UDP é não orientado, logo não tem controle.

    Então, não há que se falar em identificação de erros.

    Gabarito: E

  • TÉCNICAS PARA DETECÇÃO DE ERROS (NÃO É CORREÇÃO)

    • CRC - verifica bits redundantes
    • CHECKSUM - Na camada de enlace de dados o fluxo de bits é dividido em QUADROS (FRAMES) distintos, para cada quadro é calculado um pequeno valor (um token), chamado de CHECKSUM (SOMA DE VERIFICAÇÃO) que é incluída ao quadro quando ele for transmitido. Quando o quadro chega a seu destino, o checksum é recalculado. Se o checksum recém-calculado for diferente do que está contido no quadro, a camada de enlace de dados saberá que houve um ERRO e tomará providências para lidar com ele (por exemplo, descartando o quadro defeituoso e possivelmente também enviando de volta um relatório de erros).
    • PARIDADE - verifica que se há uma quantidade PAR de bits 0 e 1. Caso seja IMPAR, houve algum erro durante a transmissão.

    ERRO DA QUESTÃO:

    CHECKSUM detecta erros no protocolo:

    • IP - por meio de calculo sobre o cabeçalho
    • TCP / UDP - por meio de calculo sobre cabeçalho e dados

    *O protocolo ICMP apresentado na questão não realiza CHECKSUM.

    (resposta baseada nos comentários do Ismael Ferreira, Jeison APF e Prof. Claudio Silva (Direção Concursos).)

  • OSI

    ((FERTSAA))

    • A..plicação
    • A..presentação
    • S...essão
    • T..ransporte
    • R...ede
    • E...nlance
    • F...ísica

    Cuidado

    • CRC => nível 2 (enlace)
    • IPsec / IP / ICMP => nível 3 (rede)
    • UDP => nível 4 ( transporte)
    • SSH / PPTP /SSL => nível 5 (sessão)
    • TLS => nível 6 (apresentação)
  • Faço curso de computação, estudo por aulas e livros, ainda assim é complicada a questão por não deixar explícito o que quer, já que todos têm algum mecanismo de checksum. Aí vejo esses comentários, 90% sem dos comentários não tem nenhum nexo. Fico com pena das pessoas que têm dificuldades com informática e baseiam-se nos comentários. Por favor, se você não tem certeza do que está falando, não fala, só faz mais atrapalhar que ajudar! O tempo que vc gasta escrevendo algo sem saber, dá dois, um na aba do gabarito do professor, e outro para fazer o pedido de resposta, caso não tenha. Isso ajuda muito mais as pessoas, do que ter número de comentário altos na bio...

  • Quem é que sabe este trem, vot.

    Eu vou é tomar café, que é melhor.

  • UDP possui sim checksum em seu cabeçalho, apesar que vários serviços não calcularem para seus pacotes.