SóProvas


ID
2803981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia

      Após sequestrarem a esposa de um gerente de determinado banco, os sequestradores fizeram três ligações para o gerente, de um celular não identificado, exigindo um resgate. As ligações foram gravadas, e a polícia realizou uma análise das gravações.

      Na primeira e na segunda gravação, falava um sequestrador do sexo masculino. Ele disfarçava a voz com um tipo de fonação conhecida como crepitação (ou creaky voice), caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais. Porém, sobretudo quando gritava — abrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz —, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal. Também se notou que o sequestrador empregava fricativa alveolopalatal surda [∫] nos sons sublinhados em palavras como “poste” e “mais”; e usava fricativa alveolopalatal sonora [3] nos sons sublinhados em palavras como “mesmo” e “desde”.

      Na terceira gravação, era apenas a mulher do gerente quem falava. Os sequestradores a haviam amordaçado, tendo colocado uma vareta entre seus caninos, o que a forçava a movimentar parcialmente a língua, sem conseguir elevá-la para além dos caninos, e a impedia de realizar qualquer tipo de obstrução usando os lábios.

      A esposa do gerente conseguiu fugir do cativeiro, e três suspeitos foram presos. Os investigadores os interrogaram, e, posteriormente, as gravações do áudio dos interrogatórios foram comparadas com as falas dos sequestradores durante as ligações, gravadas pelo celular do gerente.

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


Ao alterar a fonte de produção acústica do aparelho fonador, o sequestrador necessariamente alterava os pontos e modos de articulação das consoantes, uma vez que os parâmetros articulatórios do filtro dependem dos parâmetros da fonte na produção acústica.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Em nenhum momento do texto o autor menciona que o sequestrador necessariamente alterava os pontos e modos de articulação das consoantes. O que o texto diz é que, mesmo com o uso da creptação pelo sequestrador, "caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais", foi possível identificar como ele pronunciava a consoante "s" em determinadas palavras.

     

    Não sei está correto, mas foi assim que entendi kkk

  • Não altera a fonte ( garganta -> ar alveolar-> cordas vocais= som) , altera a frequencia( +ou- ar -> abre ou fecha mais a passagem de ar , boca,= som diferente)

  • Errado


    O texto não cita de fato um objeto de fonador que serviria para alterar as vozes, o que se pode dizer que está correto na questão e somente a alteração de consoantes.


    @davidwilliam_s

  • Gente...não tem lógica essas questões serem só de interpretação...eles devem ter misturado básico com conhecimentos específicos do cargo...só pode...


  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • Gab. E

    Na seguinte passagem temos:

    "o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal. 

     

    A questão fala que o sequestrador necessariamente alterava os pontos e modos de articulação das consoantes, quanto alterava a fonte de produção acústica.

     

    Todavia, mesmo com a técnica de disfarçar a voz, em alguns momentos, percebe-se alguns traços característicos do seu sotaque. Outro ponto que notei foi que não é alterado a fonte da produção sonra, mas sim fatores que caracterizam o som.

     

    Em caso de erros, por favor, avise-me. Estou comentando como um aluno que erra e procura sempre melhorar.

  • não li o texto.
    não acertei o gabarito.

  • Quando gritava deixava transparecer traços de fonação modal. Item E.

     

    AVANTE!!! RUMO À GLÓRIA!!!

  • Juarez continue estudando dessa forma. Não há o porquê de ler o texto em uma questão de interpretação!

     

    TU ÉS GÊNIOOOOO MLKKK!

  • Não aguento mais essa Rayssa Silva

  • A questão Extrapolou! Viajou na maiô

  • Juarez, não me diga ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • NO TEXTO NAO FALOU DE CONSOANTES, ENTAO MARQUEI COMO ERRADO!

  • EXTRAPOLAÇÃO: "uma vez que os parâmetros articulatórios do filtro dependem dos parâmetros da fonte na produção acústica." 

    pelo menos que entendi!

  • Já tentei de tudo para bloquear essa rayssa, essa mina fez mandinga ou o QC mudou tanto que nem bloquear estorvo é possível.

  • Rayssa Silva , DEIXA DE PERTURBAR

  • "Ao alterar a fonte de produção acústica do aparelho fonador", a fonte de produção sonora continuou sendo as pregas vocais, localizadas na laringe; Mesmo que ele tivesse sido submetido à laringectomia total (retirada total da laringe) e utilizasse o esôfago como fonador (voz esofágica, semelhante a um arroto), o sequestrador não alteraria os pontos e modos de articulação das consoantes, visto que esses estão relacionados aos OFA's (órgãos fonoauticulatórios: dentes, lábios, palato duro e mole, bochechas). Dessa forma, é errado o que se afirma.