SóProvas


ID
2803984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia

      Após sequestrarem a esposa de um gerente de determinado banco, os sequestradores fizeram três ligações para o gerente, de um celular não identificado, exigindo um resgate. As ligações foram gravadas, e a polícia realizou uma análise das gravações.

      Na primeira e na segunda gravação, falava um sequestrador do sexo masculino. Ele disfarçava a voz com um tipo de fonação conhecida como crepitação (ou creaky voice), caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais. Porém, sobretudo quando gritava — abrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz —, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal. Também se notou que o sequestrador empregava fricativa alveolopalatal surda [∫] nos sons sublinhados em palavras como “poste” e “mais”; e usava fricativa alveolopalatal sonora [3] nos sons sublinhados em palavras como “mesmo” e “desde”.

      Na terceira gravação, era apenas a mulher do gerente quem falava. Os sequestradores a haviam amordaçado, tendo colocado uma vareta entre seus caninos, o que a forçava a movimentar parcialmente a língua, sem conseguir elevá-la para além dos caninos, e a impedia de realizar qualquer tipo de obstrução usando os lábios.

      A esposa do gerente conseguiu fugir do cativeiro, e três suspeitos foram presos. Os investigadores os interrogaram, e, posteriormente, as gravações do áudio dos interrogatórios foram comparadas com as falas dos sequestradores durante as ligações, gravadas pelo celular do gerente.

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


Os formantes vocálicos de uma pessoa não se alteram quando a frequência de vibração das pregas vocais se modifica, sendo, portanto, bons parâmetros acústicos para o reconhecimento da voz de indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • Não encontrei no texto elementos para chegar essa conclusão. Isso tá mais para conhecimento especifico.

  • Não consegui concluir isso do texto.

    GAB: ERRADO

  • ( 2° Parágrafo ) Ele (sequestrador) disfarçava a voz com um tipo de fonação conhecida como crepitação caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais. Porém, sobretudo quando gritava, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavra.

    Então os formantes vocálicos de uma pessoa se alteram quando a frequência de vibração das pregas vocais se modifica e a questão diz que não, deixando, logo, o gabarito errado.

    Gabarito: ERRADO

    Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.

  • Resposta ERRADO!


    O texto é bem técnico e "meio" estranho. Dito isso, minha resposta foi baseada no seguinte trecho. Vejamos:

    Ele disfarçava a voz com um tipo de fonação conhecida como crepitação (ou creaky voice), caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais. Porém, sobretudo quando gritavaabrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz —, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal.

    Logo, os formantes vocálicos de uma pessoa não se alteram quando a frequência de vibração das pregas vocais se modifica? Segundo o texto, SIM, ela foi alterada!


    PRF - Terei Orgulho de Pertencer!

    @_leomonte

  • No texto fala que sim, a voz alterava só não era mantida

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • Que isso ?

  • erro da questão: Os formantes vocálicos de uma pessoa não se alteram quando a frequência de vibração das pregas vocais se modifica
    O texto fala isso:
    (...)o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal.(...) linhas 5-6

  • Não é verdade. Lógico que se modificam. Item E.

  • Tá inventando palavra, Rogerinho!

  • S-E-I L-Á!

  • Porém, sobretudo quando gritava — abrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz —, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal.