SóProvas


ID
2803987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Fonoaudiologia

      Após sequestrarem a esposa de um gerente de determinado banco, os sequestradores fizeram três ligações para o gerente, de um celular não identificado, exigindo um resgate. As ligações foram gravadas, e a polícia realizou uma análise das gravações.

      Na primeira e na segunda gravação, falava um sequestrador do sexo masculino. Ele disfarçava a voz com um tipo de fonação conhecida como crepitação (ou creaky voice), caracterizada por uma baixa frequência fundamental e pulsos irregulares de vibração das pregas vocais. Porém, sobretudo quando gritava — abrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz —, o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras, deixando transparecer traços de fonação modal e, consequentemente, traços mais característicos de sua voz normal. Também se notou que o sequestrador empregava fricativa alveolopalatal surda [∫] nos sons sublinhados em palavras como “poste” e “mais”; e usava fricativa alveolopalatal sonora [3] nos sons sublinhados em palavras como “mesmo” e “desde”.

      Na terceira gravação, era apenas a mulher do gerente quem falava. Os sequestradores a haviam amordaçado, tendo colocado uma vareta entre seus caninos, o que a forçava a movimentar parcialmente a língua, sem conseguir elevá-la para além dos caninos, e a impedia de realizar qualquer tipo de obstrução usando os lábios.

      A esposa do gerente conseguiu fugir do cativeiro, e três suspeitos foram presos. Os investigadores os interrogaram, e, posteriormente, as gravações do áudio dos interrogatórios foram comparadas com as falas dos sequestradores durante as ligações, gravadas pelo celular do gerente.

A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


Para gritar conforme descrito no texto, o sequestrador necessariamente alterava os valores médios do formante F1 nas vogais.

Alternativas
Comentários
  • sobretudo quando gritava — abrindo mais a boca e aumentando a amplitude e a frequência fundamental da voz


    Alterava médios (aumentando a amplitude)

  • essa prova era para produtor musical ou sonoplastas? kkkkkkkkk

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro.

  • A partir do texto apresentado, julgue o item a seguir.


    Cabe recurso para anulação ou troca de gabarito. Impossível chegar a essa conclusão, partindo do texto. O candidato não é obrigado a saber outras definições além do texto. Pode ser uma prova para a NASA, português é português. Está dando referência ao texto no comando da questão. O item exposto EXTRAPOLA o que está no texto.


    Gabarito Preliminar: Correto.

  • que diaxo é F1 nas vogais?

  • O bom dessa questão é que quem acerta já sai habilitado para fonoaudiólogo.

  • Essa típica para deixar em branco ou usar a fórmula do Daniel Senna

  • No meu entendimento a resposta está nessa parte do texto: "o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras", ou seja necessariamente alterava os valores nas vogais.

  • Socorro !

  • essa questão é de português mesmo?

  • Gabriela Braga é de português sim, é esta cobrando no edital rs.

  • Tá no edital conhecimentos específicos: 6.7 Compressão, armazenamento e transmissão de sinais digitais de som e imagem. 7 Noções de fonética forense. 7.1 Produção da voz: teoria fonte-filtro e modelo de tubos ressonantes. 7.2 Parâmetros acústicos: frequência fundamental e formantes. 7.3 Pontos de articulação e modos de articulação dos principais segmentos consonantais do Português Brasileiro

  • acertei utilizando o método "Chico Xavier"

  • Sinceramente, que texto é esse?! :/

  • Pessoal, essa questão não está relacionada com a disciplina de Português de conhecimentos básicos e sim está relacionada com a Fonética Forense, mais precisamente falando em acústica da fala (parte de conhecimentos específicos no edital)

     

    Assim sendo, não se trata de uma questão de interpretação de texto, e você não vai encontrar a resposta lendo o texto.

     

    O item está CORRETO.

     

    A natureza de uma vogal consiste em dois elementos principais: o pitch usado em sua produção (número de vibração das pregas vocais), que corresponde à F0; e os pitches (as frequências) dos dois principais formantes (F1 e F2).

     

    F1 é a frenquência ressonante do primeiro formante.

     

    O primeiro formante (F1) das vogais está relacionado com o alteamento e com o abaixamento do dorso da língua e o segundo formante (F2), com o avanço e recuo do dorso da língua.

     

    Então, para gritar, o sequestrador abre mais a boca e a lingua fica mais distante do céu da boca, o que consequentemente altera os valores de F1.

     

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • Para agente eu sei que eles queriam um programador, estatístico e contador. Agora vejo que para perito eles queriam um fono. Que bacana a PF! Estará com um super quadro de servidores, o mais completo do Brasil, só crânios! 

  • A Rayssa Silva está igual o Jullius: Onde você for eu estarei lá... credo!

  • PARABÉNS  para você que acertou! mas na verdade você EXTRAPOLOU! o avaliador tinha acabado de fumar uma e viajou nessa...

  • Rayssa Silva quanto você ganha para ficar divulgando isso? 

  • Gostaria de saber também quanto ela ganhar,porque o que tem de poster dela com esse comentário não é brincadeira não! 

    Vai que é uma nova telexfree. kkkkkkk

  • Esta prova é Polícia Federal Perito Criminal Área 2 - Engenharia Elétrica, Eletrônica,Telecomunicações. A Cespe está adotando um novo método da criação da prova das especificas, tornando-a, ao máximo possível, voltada para a área o qual é destinada. 

  • chutei e errei 

  • Ver comentário do Cristiano Romani Barcelos......

  • Questão específica para o cargo de perito. 

     

    Fiquei lendo o texto 345323454x tentando achar o maldito F1 kkkkkkkkkkkk

     

    Não desativem a versão antiga do QC. O filtro e a pesquisa são infinitamente superiores aos dessa nova. Não estraguem o site.

  • Questão complicada, é algum tipo de comando. Não me parece questão de português

  • Para gritar conforme descrito no texto, o sequestrador necessariamente alterava os valores médios do formante F1 nas vogais.


    (...) o sequestrador não conseguia sustentar esse tipo de fonação em algumas palavras


    questão passível de reflexão (rsrs)


    Se para gritar necessariamente tinha que alterar os valores, no texto diz que ele não consegua sustentar EM ALGUMAS PALAVRAS, logo não é necessariamente.

  • Corrida de Fórmula 1 ?

  • baybebaybedobiruleybebaybe?

  • Essa é uma questão específica para análise vocal de falantes (Fonoaudiólogos, sobretudo aqueles especialistas em voz, ou profissionais da área de canto têm esse conhecimento técnico). Acredito que houve equívoco ao elencá-la como sendo da área de conhecimento de "português", visto que não tem a relação com interpretação textual e sim com a comunicação humana.