SóProvas


ID
2804647
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O registro de informações no Ministério da Saúde é uma das ferramentas para agir em benefício da população, sendo que, o sistema

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    a) de registro dos casos de Hipertensão ou Diabetes é o HIPERDIA

     

    Correta.

     

    HIPERDIA - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos

     

    Apresentação

     

    O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

     

    Benefícios

     

    -Orienta os gestores públicos na adoção de estratégias de intervenção;

    -Permite conhecer o perfil epidemiológico da hipertensão arterial e do diabetes mellitus na população.

     

    Funcionalidades

     

    -Cadastra e acompanha a situação dos portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus em todo o país;

    -Gera informações fundamentais para os gerentes locais, gestores das secretarias e Ministério da Saúde;

    -Disponibiliza informações de acesso público com exceção da identificação do portador;

    -Envia dados ao CadSUS.

     

    b) Doenças e Agravos de Notificação Compulsória e Tuberculose devem ser notificadas no SINAN e casos de Hanseníase devem ser notificados no SNH. 

     

    Errada.

     

    A Hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo Território Nacional e de investigação obrigatória. Assim, que o caso for diagnosticado deve ser notificado utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema Nacional de Agravos de Notificação/SINAN.

     

    c) único de informação (SISCAN) não recebe registros de câncer de colo de útero e câncer de mama que têm outros sistemas para essa finalidade.

     

    Errada.

     

    Art. 4º São objetivos do Sistema de Informação de Câncer (SISCAN):

    I - integrar os sistemas de informação do câncer do colo do útero e do câncer de mama;

     

    d) para registro de dados sobre Estado Nutricional é o SINAN.

     

    Errada.

     

    O foco das estratégias de Vigilância Alimentar e Nutricional se configura no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutrição - SISVAN, conduzido pelo Ministério da Saúde. Este é um sistema composto por uma série de indicadores de consumo, antropométricos e bioquímicos, com o objetivo de avaliar e monitorar o estado nutricional e alimentar da população brasileira.

     

    e) de Informação em Saúde para a Atenção Básica é de uso exclusivo das equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). 

     

    Errada.

     

    Podendo ser utilizado por profissionais de todas as equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Consultório na Rua (CnR), de Atenção à Saúde Prisional e da Atenção Domiciliar (AD), além dos profissionais que realizam ações no âmbito de programas como o Saúde na Escola (PSE) e a Academia da Saúde.

     

     

     

    http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php?area=060304

  • Boa tarde. O HIperdia não foi substituído pelo eSUS AB? Logo, essa questão não estaria sem resposta?

  • Boa tarde. O HIperdia não foi substituído pelo eSUS AB? Logo, essa questão não estaria sem resposta?

  • Vamos analisar as alternativas:


    Alternativa A - HIPERDIA - Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos. O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. 


    Alternativa B - A hanseníase também é uma doença de notificação compulsória, por isso deve ser notificado por meio do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação, que é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória (Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de Setembro de 2017, anexo V - Capítulo I), mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.  


    Alternativa C - O SISCAN é a versão em plataforma web que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA). 


    Alternativa D - Para registro de dados sobre Estado Nutricional é o SISVAN. O SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) corresponde a um sistema de informações que tem como objetivo principal promover informação contínua sobre as condições nutricionais da população e os fatores que as influenciam. 


    Alternativa E - O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) foi instituído pela Portaria GM/MS nº 1.412, de 10 de julho de 2013, passando a ser o sistema de informação da Atenção Básica vigente para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica.  O SISAB pode ser utilizado por profissionais de todas as equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Consultório na Rua (CnR), de Atenção à Saúde Prisional e da Atenção Domiciliar (AD), além dos profissionais que realizam ações no âmbito de programas como o Saúde na Escola (PSE) e a Academia da Saúde. 


    Gabarito do professor: letra A. 

    Bibliografia