SóProvas


ID
2804686
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Conforme está previsto na Política Nacional de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde, é atribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011

     

    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).

     

    Atribuições do Agente Comunitário de Saúde:

     

    I - trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;

     

    II - cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;

     

    III - orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;

     

    IV - realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea;

     

    V - acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade. As visitas deverão ser programadas em conjunto com a equipe, considerando os critérios de risco e vulnerabilidade de modo que famílias com maior necessidade sejam visitadas mais vezes, mantendo como referência a média de 1 (uma) visita/família/mês;

     

    VI -desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;

     

    VII - desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e agravos e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, como por exemplo, combate à Dengue, malária, leishmaniose, entre outras, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito das situações de risco; e

     

    VIII - estar em contato permanente com as famílias, desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde, à prevenção das doenças, e ao acompanhamento das pessoas com problemas de saúde, bem como ao acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família ou de qualquer outro programa similar de transferência de renda e enfrentamento de vulnerabilidades implantado pelo Governo Federal, estadual e municipal de acordo com o planejamento da equipe.

     

    IX - ocorrendo situação de surtos e epidemias, executar em conjunto com o agente de endemias ações de controle de doenças, utilizando as medidas de controle adequadas, manejo ambiental e outras ações de manejo integrado de vetores, de acordo com decisão da gestão municipal. (Redação dada pela PRT GM/MS n° 2.121 de 18.12.2015)

     

    É permitido ao ACS desenvolver outras atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

  • Essa portaria 2.488 de 2011 ja´está desatualizada

  • Vamos analisar as alternativas:

    Conforme a Portaria 2436/17 é atribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS) trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida. Logo a alternativa A está correta.

    Casos de maus tratos deve ser comunicado para as entidades competentes, porém não é uma atribuição específica dos ACSs, outros membros da equipe de saúde podem realizar. Alternativa B está errada. É atribuição do enfermeiro realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme fluxo estabelecido pela rede local.

    É atribuição do médico encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando fluxos locais, mantendo sob sua responsabilidade o acompanhamento do plano terapêutico prescrito. Mas essa não é uma atribuição dos ACSs, alternativa C está incorreta.

    É atribuição do agente de combate às endemias (ACE) executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças. Assim como é função do ACE participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos dentro de seu microterritório de atuação. Logo, as alternativas D e E estão erradas.

    Gabarito do Professor: Letra A

    Bibliografia
    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/p...
  • A) trabalhar com adstrição de famílias em base geográfica definida. CORRETA. A Portaria nº 2.436/17 define que é atribuição do Agente Comunitário de Saúde trabalhar com adstrição de indivíduos e famílias em base geográfica definida e cadastrar todas as pessoas de sua área, mantendo os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica vigente.  

    B) notificar ao Conselho Tutelar e/ou Ministério Público casos apurados de suposta negligência nos cuidados de saúde de crianças e idosos por cuidador ou familiar responsável. INCORRETA. A Portaria nº 2.436/17 define que todos profissionais de saúde deverão realizar a notificação compulsória e conduzir a investigação dos casos suspeitos ou confirmados de doenças, agravos e outros eventos de relevância para a saúde pública, conforme protocolos e normas vigentes.

     C) encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando os fluxos locais. INCORRETA. É atribuição específica do médico da AB, conforme dispõe a Portaria nº 2.436/17, encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção, respeitando os fluxos locais. 

    D) executar ações de campo em projetos que visem avaliar novas metodologias de intervenção para prevenção e controle de doenças. INCORRETA A assertiva descreve uma atribuição específica do Agente de Combate à Endemias (ACE), conforme dispõe a Portaria nº 2.436/17. E) participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos dentro de seu microterritório de atuação. INCORRETA. A Portaria nº 2.436/17 define que participar da realização de levantamentos e estudos epidemiológicos dentro de seu microterritório de atuação, exceto na categoria de examinador é atribuição específica do Técnico em Saúde Bucal (TSB) e do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB). 

    Estratégia C.