O problema da melhora na alocação de recursos é um problema de equilíbrio geral, por que, se recursos são destinados para alguma indústria, eles devem provavelmente ser destinados de outras indústrias e o inter-relacionamento entre elas constitui o coração da matéria.
Particularmente, a pauta de Walras inclui investigações sobre quando o equilíbrio é único e estável. Ele se ocuparia sobretudo do equilíbrio mediante o mecanismo de preços.
O equilíbrio geral determina os preços e as quantidades em todos os mercados simultaneamente, levando em conta os efeitos de feedback.
Feedback: um ajuste de preço ou de quantidade em determinado mercado é causado pelos ajustes de preços ou quantidades em mercados relacionados.
Portanto: C
Erradas:
a) as variações de preços e quantidades são determinadas pelas mais diferentes externalidades que afetam as condições de oferta e demanda. VARIÁVEIS/FATORES (como a renda do consumidor, preferências, preços dos bens relacionados, etc). Externalidades são são os efeitos – positivos ou negativos – das nossas decisões que recaem sobre outras pessoas. As externalidades não se refletem nos preços de mercado.
b) todos os mercados tendem à concorrência perfeita no longo prazo. Muitos doutrinadores afirmam que o conceito de concorrência perfeita é usado apenas por seu valor analítico, pois não existe na prática.
d) a renda dos consumidores é equitativa. Renda é o que cada um ganha em um determinado período de tempo. Obviamente, a renda dos consumidores não é igual e justa.
e) ações regulatórias de governo objetivam a busca do equilíbrio geral. Nem sempre o Governo tem interesse na busca do equilíbrio geral. Um mercado se move em direção ao equilíbrio até o nível em que a quantidade ofertada iguala a quantidade demandada. Mas esse equilíbrio não agrada necessariamente compradores ou vendedores. Algumas vezes o Governo intervém para pressionar o preço para cima, visando proteger o produtor, ou para pressionar o preço pra baixo, visando proteger o consumidor.
Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre equilíbrio geral.
Vamos para as alternativas:
A) Incorreta. As externalidades são falhas de mercado. São consideradas assim justamente porque seus efeitos não são capturados pelo sistema de preços.
B) Incorreta. O que define a tendência à concorrência perfeita é a possibilidade de o mercado adotar os pressupostos dela (produto homogêneo, ausência de barreiras, perfeita transparência, infinitos vendedores e consumidores). Não há uma tendência natural a atingir a concorrência perfeita.
C) Correta. Perfeito! A análise de equilíbrio geral analisa justamente as inter-relações entre os diversos mercados e como a alteração de um influencia em outro.
D) Incorreta. A análise de equilíbrio geral é uma análise que visa alcançar a eficiência em mercados diversos. Dessa forma, a preocupação é com a eficiência (e não com a equidade).
E) Incorreta. Ações regulatórias objetivam a busca do equilíbrio no mercado regulado. Mercados competitivos, por exemplo, não necessitam de regulação, razão pela qual o governo não precisa intervir nestes. Dessa forma, o objetivo da regulação não é o equilíbrio geral, mas o parcial.
Gabarito do Professor: Letra C.