Adware é um termo muito usado e que está na “boca do povo”. Mas afinal, o que significa? Adware (vem do inglês, ad = anuncio, software = programa) são programas que exibem propagandas e anúncios sem a autorização do usuário, tornando o computador mais lento e a conexão lenta. Normalmente assumem o formato de pop-up, aquelas janelas incômodas que abrem a todo instante enquanto você navega em determinado site.
Além disso, a sua conexão pode ser prejudicada, pois estes programas precisam ser atualizados constantemente por meio da Internet, isto sem falar no incômodo causado pelas propagandas e anúncios que são exibidos constantemente.
Muitos programas assumem ainda a característica de Spyware uma vez que transmitem informações sobre o usuário (como e-mails) para anunciantes, terceiros ou partes interessadas sem autorização prévia. Permitem ainda o envio de SPAM para toda a sua lista de contatos através de seu e-mail.
Fonte: TechMundo
VÍRUS
PHISHING: ato de pescaria (golpe aplicado em páginas)
PHARMING: golpe aplicado no DNS (direciona para outro lugar). Abre uma página web com valores falsos.
RANSOMWARE: ransom = resgate. Categoria de praga que criptografa os dados e pede o pagamento de resgate para a liberação dos arquivos.
KEYLOGGERS: capturar as senhas digitadas no computador e enviar para o hacker.
SPAM: enviar várias cópias de uma mensagem de e-mail utilizando os seus contatos.
MALWARE: software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não)
HORSE TROJAN: espécie de malware que desativa as defesas do computador. Como regra não se multiplica. Não é exclusivo do Windows, podendo ocorrer em outros S.O.
WORM: aos programas de computador que se duplicam e passam de um sistema para outro, sem necessidade de um arquivo hospedeiro, a fim de atacar um sistema qualquer e explorar uma vulnerabilidade específica nesse sistema. São autoexecutáveis, enviando copia de si mesmo para outros computadores.
*Cookies: arquivos de texto enviado pelos sites acessados para o nosso navegador de Internet, com as informações de nossa navegação, para oferecer uma experiência de acesso personalizada (não são vírus)