Gabarito Letra D
1) Produção Por Ordem: sistema de custeio para produtos únicos, com especificações próprias. Ex: navios, indústria grande porte, construção civil.
· A receita deve ser apropriada proporcionalmente ao custo, sendo a taxa: (custo incorrido/ custo total)
· Se receber mais que a receita apropriada: adiantamento de clientes
· Se receber menos que a receita apropriada: contas a receber, clientes.
1. As ordens de produção são executadas a cada período, cada qual com especificações diferentes;
2. Os custos são acumulados por ordem, de forma individual;
3. O custo unitário é calculado por ordem.
2) Produção Por Processo ou Contínua: consumíveis em larga escala
1. Um único produto é fabricado continuamente ou por vários períodos. Todas as unidades fabricadas são iguais
2. Os custos são acumulados por departamento;
3. Os custos unitários são calculados por departamento.
bons estudos
SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS x MÉTODOS DE CUSTEIO:
Os sistemas de acumulação de custos, também chamados de sistemas produtivos ou até tipos de custeio, são definidos com base na forma de produção da empresa e definem o tratamento contábil que os custos receberão (em que conta serão acumulados, quando essa conta será encerrada, etc). Vamos ver qual é o tratamento contábil dado a cada forma de produção, conforme Eliseu Martins:
(1) Por ordem: A empresa produz descontinuamente, atendendo encomendas ou para venda posterior, produtos não padronizados. Exemplo: Embraer fabricando aviões.
Tratamento contábil: Na produção por ordem, os custos são acumulados numa conta específica para cada ordem ou encomenda. Essa conta só para de receber custos quando a ordem estiver encerrada. Se terminar um período contábil e o produto estiver ainda em processamento, não há encerramento, permanecendo os custos até então incorridos na forma de bens em elaboração, no ativo; quando a ordem for encerrada, será transferida para estoque de produtos acabados ou para Custo dos Produtos Vendidos, conforme a situação.
(2) Por processo ou Contínua : A empresa produz continuamente, em série, geralmente, produtos padronizados. Exemplo: Ambev produzindo bebidas.
Tratamento contábil: Na produção contínua, os custos são acumulados em contas representativas das diversas linhas de produção; são encerradas essas contas sempre no fim de cada período (mês, semana, trimestre ou ano, conforme o período mínimo contábil de custos da empresa). Não há encerramento das contas à medida que os produtos são elaborados e estocados, mas apenas quando do fim do período; na apuração por Processo não se avaliam custos unidade por unidade, e sim à base do custo médio do período (com a divisão do custo total pela quantidade produzida).
Dica! Essa pegadinha é frequente nas questões de concurso. Não confunda método de custeio (ex: por absorção, variável, por atividades) com sistema de acumulação de custos (ex: por ordem ou por processo).