SóProvas


ID
2805337
Banca
CS-UFG
Órgão
Câmara de Goiânia - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

A departamentalização dos custos vai permitir o estabelecimento de taxas de absorção departamentais, conferindo maior confiabilidade ao trabalho de apropriação dos custos

Alternativas
Comentários
  • “Departamentalizamos” nossos custos para facilitar a apropriação dos gastos referentes a partes de fabricação que ocorrem na produção.

    Para facilitar este trabalho, leva-nos a dividir as partes de produção e, automaticamente, os gastos.

    Distribuição dos Custos dos Departamentos de Serviços

    Neste momento, iremos analisar a apuração do custo feito, de forma que, teremos que distribuir os custos por departamentos de produção, aquele onde o produto passa fisicamente pelo setor e os custos dos departamentos de serviços, aqueles onde o produto não passa fisicamente pelo setor, mas devem-se apropriar os custos, pois eles prestam serviços para os departamentos de produção. E iremos chegar ao resultado do CIF (Custo Indireto de Fabricação).

    Para a atribuição aos produtos, é necessário que sejam distribuídos pelos diversos departamentos, para que uma melhor alocação seja realizada.

  • Resposta: Letra B - indiretos

  • Gabarito: Letra B.

    Comentário:

    Os custos indiretos são aqueles que não podem ser objetivamente alocados aos produtos, ou seja, depende de estimativas (critérios de rateio) muitas vezes arbitrários. Uma das formas de diminuir a arbitrariedade na alocação ao produto é utilizando a departamentalização.

    Os custos diretos, por sua vez, podem ser diretamente apropriados aos produtos, necessitando apenas de uma medida de consumo (kg de materiais consumidos, horas de mão-de-obra utilizadas etc). Com efeito, não necessitam de rateio, como ocorre com os custos indiretos.