-
É uma abordagem de processo e não estrutural.
Vejamos:
Abordagens na gestão de conflitos Abordagem estrutural: consiste em atuar sobre as condições organizacionais que determinam o conflito (recursos, desenho organizacional, distribuição do poder, espaço físico etc.) Abordagem de processo: consiste na intervenção direta sobre o evento do conflito, por meio de: confrontação; cooperação; desativação. Abordagem mista é a intervenção que se vale das duas abordagens anteriores: ações sobre a estrutura e sobre o processo de conflito.
-
Resposta : Errado ,
pois a resposta deveria ser a Abordagem de Processo
1. Abordagem Estrutural: o conflito surge das percepções criadas
pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e
escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem
ser alterados, poderá haver um controle do conflito resultante.
Essa abordagem busca minimizar as diferenças identificando
objetivos que possam ser compartilhados;
2. Abordagem de Processo: redução de conflitos por meio da
modificação do processo, intervindo-se no conflito. Essa
abordagem pode ser utilizada pela desativação ou
desescalonização do conflito (uma parte reage
cooperativamente), pela reunião de confrontação (ponto de
desativação já ultrapassado; o confronto ocorre abertamente e
de forma hostil) e pela colaboração (após as etapas acima;
partes trabalham juntas para solucionar problemas); e
3. Abordagem Mista: utiliza aspectos estruturais e processuais.
Intervenção ocorre na estrutura da situação e no episódio do
conflito.
-
Dica básica: Na abordagem estrutural não há confrontação.
-
pra não ter que ficar decorando....
a abordagem de processo trata da maneira como o conflito será solucionado
já a abordagem estrutural trata das causa que potencialmente poderão gerar o conflito!
-
Abordagem Estrutural=CAUSA
Abordagem Processual=SOLUÇÃO
-
Administração de conflitos
Como os conflitos são comuns na vida organizacional, o administrador deve saber desativá-los a tempo e evitar a sua eclosão.
O administrador tem à sua disposição 3 abordagens para administrar os conflitos:
1. Abordagem estrutural: o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Trata-se de atuar sobre uma das três condições que predispõem ao conflito a saber:
· Reduzir a diferenciação dos grupos
· Interferir nos recursos compartilhados
· Reduzir a interdependência
1. Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir conflitos através da modificação do processo, isso é, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser realizada de três maneiras diferentes:
· Desativação do conflito
· Reunião de confrontação entre as partes
· Colaboração
2. Abordagem mista: é a administração do conflito tanto nos aspectos estruturais como nos de processos e inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo. A abordagem mista permite duas maneiras diferentes:
· Adoção de regras para resolução de conflitos
· Criação de papéis integradores
Abordagens estruturais | Abordagens mistas | Abordagens de processos |
· Objetivos comuns · Sistemas de recompensas grupais · Reagrupamento · Separação · Rotação | · Regras e regulamentos · Grupos e equipes de trabalho · Papéis de ligação · Papéis integradores | · Desativação · Confrontação direta · Colaboração |
-
Abordagem de processo: a ideia aqui é que uma das partes em conflito, ou um terceiro, modifiquem o processo causador do conflito. Isso pode se dar de um dos seguintes modos:
a. Desativação do conflito: é o comportamento de cooperação tomado por uma das partes em conflito, de modo a evitar uma escalada na sua intensidade, favorecendo o surgimento de um comportamento idêntico pela outra parte.
b. Confrontação entre as partes: quando já não se pode mais desativar um conflito por meio de uma “bandeira branca” de uma das partes, reuniões para que as partes conflitantes exteriorizem suas emoções e discutam abertamente o conflito podem fazer com que soluções ganha-ganha sejam encontradas e o conflito encerrado.
-
ABORDAGEM ESTRUTURAL: O CONFLITO SURGE DAS PERCEPÇÕES CRIADAS PELAS CONDIÇÕES DE DIFERENCIAÇÃO, DE RECURSOS LIMITADOS E ESCASSOS E DE INTERDEPENDÊNCIA, OU SEJA, ESSA ABORDAGEM É EMBASADA NA MODIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES ANTECEDENTES DO CONFLITO. TRATA-SE DE ATUAR SOBRE UMA DAS TRÊS CONDIÇÕES QUE PREDISPÕEM AO CONFLITO A SABER:
• REDUZIR A DIFERENCIAÇÃO DOS GRUPOS
• INTERFERIR NOS RECURSOS COMPARTILHADOS
• REDUZIR A INTERDEPENDÊNCIA
ABORDAGEM DE PROCESSO: É A ABORDAGEM QUE PROCURA REDUZIR CONFLITOS ATRAVÉS DA MODIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO CONFLITIVA, OU SEJA, DE UMA INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DO CONFLITO, NO PROCESSO. PODE SER REALIZADA DE TRÊS MANEIRAS DIFERENTES:
• DESATIVAÇÃO DO CONFLITO
• REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES - CATARSE (DESABAFO)
• COLABORAÇÃO
BIZU:
ABORDAGEM ESTRUTURAL:
HÁ MUDANÇA DOS ANTECEDENTES DO CONFLITO,
AS CAUSAS QUE POTENCIALMENTE PODERÃO GERAR O CONFLITO
• INTERFERIR NOS RECURSOS COMPARTILHADOS
ABORDAGEM PROCESSUAL:
HÁ MUDANÇA DA SITUAÇÃO CONFLITIVA,
A MANEIRA COMO O CONFLITO SERÁ SOLUCIONADO.
• REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES - CATARSE (DESABAFO)
GABARITO ERRADO
-
Reunião pra tratar sobre conflito estrutural?
Se é estrutural, corrige a estrutura e pronto, não precisa de reunião. Reunião só nas de PROCESSO.
Gab.: ERRADO
-
Segue uma relacionada:
QUESTÃO CERTA: De acordo com a abordagem estrutural, o conflito decorrente das percepções oriundas das condições de diferenças, de recursos limitados, da escassez e de interdependência é facilmente resolvido por meio da redução das diferenças entre os grupos.
Resposta: Errada.
Fonte: Qconcursos.
-
ERRADO
"A confrontação é uma situação empregada quando o conflito já existe, caracterizando a abordagem processual, e não estrutural" (Ribas e Salim)
-
A questão está errada, porque a reunião de confrontação, ou catarse, é utilizada na abordagem de processo, e não na abordagem estrutural. De qualquer forma, vou colocar aqui os conceitos de cada uma das abordagens para revisarmos:
a) Abordagem estrutural: age sobre a causa estrutural do problema, ou seja, sobre condições de diferenciação, recursos escassos e relações de interdependência. É a intervenção antes da instalação do conflito, atuando sobre condições que predispõem a que ele aconteça.
b) Abordagem de processo: essa abordagem procura reduzir conflitos através do uso de processos, conduzidos de três possíveis formas em um conflito já instalado: a desativação do conflito, em que uma das partes promove o acordo; reunião de confrontação entre as partes (também chamada de catarse), em que são abertos os motivos de maneira mais direta; ou colaboração, com as duas partes buscando uma solução boa para todos.
c) Abordagem mista: envolve aspectos estruturais e de processo, podendo utilizar regras para solução dos conflitos, ou a criação de papéis integradores. A adoção de regras é representativa da abordagem estrutural para influenciar o processo do conflito, criando normas que delimitem a ação das pessoas. Já a criação de papéis integradores consiste em se utilizar de terceiras partes, ou intermediadores, de dentro da organização, de forma a estarem sempre disponíveis para a busca de soluções para os conflitos que possam surgir.
Portanto, a questão está errado ao inverter os conceitos.
Gabarito: E