SóProvas


ID
280549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens a seguir. Para isso considere que a sigla RH, sempre que utilizada refere-se a recursos humanos.

O gerente de RH que busca garantir o sucesso na execução do treinamento deverá atentar para fatores como: qualidade e preparo dos instrutores e adequação do programa de treinamento às necessidades da organização.

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que o gerente de RH nesse caso tem função de staff ( assessoramento) dos gerentes de linha. E além desses três passos indicados Chiavenato indica também: aplicação dos princípios de aprendizagem, escolha do método adequado à instrução, colheita do material e dados para a instrução, treinamento dos instrutores, avaliação e controle dos resultados e relatório de treinameto.
    Fonte: Recursos Humanos - Chiavenato.
  • O treinamento é uma responsabilidade de linha e função de staff, ele constitui uma responsabilidade administrativa, isto é, inerente a cada administrador e supervisor... O gerente de RH deve receber assistência especializada, pois o treinamento é  um meio de se possibilitar a aprendizagem  o treinamento orienta as mudanças ocasionadas pela apredizagem. O gerente de RH deve está atento em todo o processo  de treinamento, este é focado em curto prazo o processo deve ser contínuo dessa forma o treinamento é um invetimento que visa atingir objetivos a pequeno espaço de tempo mais isso não limita seu caráter ciclíco. Sendo em sua maioria das vezes executado pelo gerente, mas isso não significa que outras pessoas devidamente preparadas não possam participar do processo.  
  • O treinamento depende da qualidade dos instrutores, que devem tanto dominar o conteúdo técnico a ser ensinado como deve saber como passar o conhecimento. Quanto às necessidades da organização, elas são identificadas na ANT – Análise de Necessidades de Treinamento.
    Gabarito: C
    Bons estudos

  • A questão está correta, mas na minha opinião supervalorizou o papel do instrutor.
    O mais importante em um processo de TD&E é o planejador (que pode ser o próprio gerente de RH), a figura do instrutor é o de menos (as vezes é até dispensável)