SóProvas


ID
2806696
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com Iudícibus, Marion e Faria (2009), no começo do século XX presenciou-se a queda da chamada Escola Europeia (mais especificamente a Italiana) e a ascensão da chamada Escola Norte-Americana no mundo contábil. Em relação às razões que resultaram na ascensão da Escola Norte-Americana, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.
( ) Ênfase à Contabilidade Aplicada: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.
( ) Ênfase a uma Contabilidade Teórica: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.
( ) Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gab A


    Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo. 


    Ênfase à Contabilidade Aplicada: principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.


    Ênfase a uma Contabilidade Teórica: as mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se idéias com pouca aplicação prática.


    Universidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos. 


    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/20384205/a-evolucao-da-contabilidade


  • GABARITO: A

    Questão de nível de qualidade baixo. A banca fez a troca de algumas palavras para enganar o candidato.


    Respostas:

    (V) Ênfase ao Usuário da Informação Contábil: a Contabilidade é apresentada como algo útil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.

    (F) Ênfase à Contabilidade Aplicada (Bastante Importância à Auditoria): como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.

    (F) Ênfase a uma Contabilidade Teórica (Aplicada): principalmente à Contabilidade Gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a Contabilidade é uma ciência.

    (VUniversidades em busca de qualidade: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva e o aluno em período integral valorizavam o ensino nos Estados Unidos. 


    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/20384205/a-evolucao-da-contabilidade (adaptado).


    Bons estudos, guerreiro(a)!

  • Questão sobre as escolas contábeis – Europeia e Norte-Americana.

    A literatura contábil traz algumas razões para a queda da Escola Europeia (especificamente italiana) no séc XX que abriram espaço para a consequente ascensão da Escola Norte-Americana. Trago um resumo abaixo da transição:

    (1) Do foco no mestre contador a ênfase no usuário da informação:
    Na Escola Europeia: Excessivo culto à personalidade: grandes mestres e pensadores da contabilidade ganharam tanta notoriedade que passaram a ser vistos como “oráculos" da verdade contábil.
    Na Escola Norte-americana: Ênfase ao usuário da informação contábil: a contabilidade é apresentada como algo últil para a tomada de decisões, evitando-se endeusar demasiadamente a Contabilidade; atender os usuários é o grande objetivo.

    (2) Da contabilidade teórica para a contabilidade aplicada
    Na Escola Europeia: as mentes privilegiadas produziam trabalhos excessivamente teóricos, apenas pelo gosto de serem teóricos, difundindo-se ideias com pouca aplicação prática.
    Na Escola Norte-americana: foco principalmente na contabilidade gerencial. Ao contrário dos europeus, não havia uma preocupação com a teoria das contas, ou querer provar que a contabilidade é uma ciência.

    (3) Da irrelevância a importância da auditoria
    Na Escola Europeia: principalmente na legislação italiana, o grau de confiabilidade e a importância da auditagem não eram enfatizados.
    Na Escola Norte-americana: como herança dos ingleses e transparência para os investidores das sociedades anônimas (e outros usuários) nos relatórios contábeis, a auditoria é muito enfatizada.

    (4) Do baixo nível das principais faculdades a busca de qualidade
    Na Escola Europeia: principalmente as faculdades italianas, superpovoadas de alunos.
    Na Escola Norte-americana: grandes quantias para as pesquisas no campo contábil, o professor em dedicação exclusiva, o aluno em período integral valorizaram o ensino nos Estados Unidos.

    Feita a revisão, já podemos analisar as demais alternativas procurando por razões da ascensão da Escola Norte-americana:

    I) Verdadeiro, é a ênfase no usuário da informação, da Escola Norte-Americana.

    II) Falso, repare que o Ênfase à contabilidade aplicada não tem a ver com auditoria. O examinador quis confundir o candidato misturando duas características da Escola.

    III) Falso, quem pregava uma contabilidade teórica era a Escola Europeia. Além disso, isso não tem a ver com a contabilidade Gerencial que é focada na contabilidade aplicada.

    IV) Verdadeiro, a Escola Norte-americana buscava a qualidade do ensino.  

    A sequência está correta em V, F, F, V.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    ¹IUDÍCIBUS, S.D; MARION, J.C; FARIA, A.C. Introdução à Teoria da Contabilidade. Para o Nível de Graduação. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário da professora Eliane Reis (momentodeestudar.com.br):

    https://youtu.be/5teMFjiWEml