VOSSA EMINÊNCIA = PARA CARDEAIS!!!!
a)pronomes possesivos vossa vossa ? seria seu sua!!
o pronome possesivo seu sua sim.. sempre vai ter concordancia na terceira pessoa!
b)ok sr
c)vossa eminencia = Cardiais
dd)Excelentissimo Senhor + cargo Excelentissimo Senhor Governador
excelentíssimo senhor doutor juiz federal
VOSSA EXCELENCIA PARA PRESIDENTE = SEMPRE POR EXTENSO E NUNCA ABREVIADO!
Autoridades de Estado[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para o/a Presidente da República, senadores(as) da república, ministros(as) de Estado, governadores(as), deputados(as) federais e estaduais, prefeitos(as), embaixadores(as)e cônsules. Para o Presidente da República usa-se o pronome de tratamento sempre por extenso, nunca abreviado. Para as demais autoridades, pode-se usar tanto por extenso quanto em forma abreviada.
Vossa Magnificência (V. Mag.ª): Para reitores(as) de Universidade.
Vossa Senhoria (V. S.ª): Todas as autoridades, exceto aquelas com tratamento de "Vossa Excelência".
Autoridades Judiciárias[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para magistrados (juízes de direito, do trabalho, federais, militares e eleitorais), membros de tribunais (de justiça, regionais federais, regionais do trabalho, regionais eleitorais), ministros de tribunais superiores (do Trabalho, Eleitoral, Militar, Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal), presidente do Conselho Nacional de Justiça, o Defensor Público-Geral e demais membros da Defensoria Pública (Lei Complementar nº 80/94), Procurador-Geral da República, demais membros do Ministério Público.[1]
Meritíssimo Juízo (MM. Juízo): Para referência ao Juízo, dentro de processo judicial.
Membros do Executivo e Legislativo[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para chefes do Executivo (Presidente da República, governadores e prefeitos), ministros de Estado e secretários estaduais, para integrantes do Poder Legislativo (senadores, deputados federais, deputados estaduais, presidentes das câmaras de vereadores), ministros do Tribunal de Contas da União e para conselheiros dos tribunais de contas estaduais.
Autoridades Militares[editar | editar código-fonte]
Vossa Excelência (V. Ex.ª): Para oficias generais (almirantes de esquadra, generais de exército e tenentes-brigadeiros; vice-almirantes, generais de divisão e majores brigadeiros; contra-almirantes, generais de brigada e brigadeiros; coronéis chefes da Casa Militar do governador e comandantes das forças auxiliares dos estados e distrito federal (polícias militares e bombeiros militares).