SóProvas


ID
280705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Acerca da cidade de Brasília, inaugurada há 50 anos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Plano urbanístico de Brasília foi idealizado por Lúcio Costa, após vencer concurso.

    b) Presidente JK (anos 50).

    c) CORRETA.

    d) O Regime Militar iniciou-se apenas nos anos 60, pós JK.

    e) A transferência da capital do país já estava prevista na Constituição de 1891, mas ninguém até então tinha coragem de construir uma cidade no meio do Cerrado. Muitos achavam loucura, disseram que não ia dar certo. Nunca houve apoio consensual para a construção de Brasília.
  • Comentários a alguns itens:
    c) sim, apesar de parecer uma coisa estranha uma Constituição prever a mudança da capital para o interior do país, a nossa de 1891 já previa isso por alguns "medos" como o esquecimento do nosso interior, pois com a concentração de capitais e consequentemente da vida do país ser baseada no litoral, ficava um grande vazio a ser explorado e isso além de ser um 'desperdício' econômico, também era visto como fragilidade militar.
    d) por isso a sua construção não sofreu resistência por parte dos militares, uma vez que na própria Escola Superior de Guerra já era visto com bons olhos a mudança da capital para o interior ( estratégia militar mesmo) e os militares até apoiaram a vinda da capital para o Planalto Central. Além claro devido à vulnerabilidade estratégica de uma capital muito próxima ao mar.
    e) porém o Congresso Nacional ( cá pra nós, sempre representou a vontade dos endinheirados) não viu como símbolo de modernidade e otimismo a transferência da capital, pois muito da influência dos aristocratas poderia se perder com essa descentralização de poder. Não só o Congresso viu isso de forma temerosa mas também o próprio funcionalismo público resistiu à mudança da capital.
  • Apesar de ter acertado na minha opinião essa questão esta mal formulada , pois o projeto  de Brasília teve participação do Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.