Gabarito: letra e
RESOLUÇÃO-RDC Nº 50, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2002
Dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
a) os corredores destinados à circulação de pacientes devem possuir corrimãos nas duas paredes a uma altura de 70 cm a 77 cm do piso e com finalização reta.
Errada.
4.3- CIRCULAÇÕES HORIZONTAIS
As circulações horizontais adotadas no EAS devem seguir as seguintes orientações:
a) Corredores
Os corredores destinados à circulação de pacientes devem possuir corrimãos em ao menos uma parede lateral a uma altura de 80 cm a 92 cm do piso, e com finalização curva. Os bate-macas podem ter também a função de corrimão.
b) a escada com degraus dispostos em leque é permitida nas unidades básicas de saúde de pequeno porte.
Errada.
São as seguintes as normas a serem seguidas nos EAS, para movimentação vertical de pacientes, demais pessoas ou materiais:
a) Escadas
- nenhuma escada pode ter degraus dispostos em leque, nem possuir prolongamento do patamar além do espelho (bocel);
c) as portas dos monta-cargas devem abrir diretamente para corredores, facilitando o seu acesso aos funcionários.
Errada.
Monta-cargas
as portas dos monta-cargas devem abrir para recintos fechados e nunca diretamente para corredores;
d) a sala de recepção, classificação, pesagem e lavagem de roupa suja necessita ser provida de exaustão mecanizada com pressão positiva.
Errada.
B.1.4 Processamento de Roupa
2ª.) Sala de recepção, classificação, pesagem e lavagem de roupa suja: ambiente altamente contaminado que necessita requisitos arquitetônicos próprios como: banheiro, exaustão mecanizada com pressão negativa, local para recebimento de sacos de roupa por carros, tubulão ou monta-cargas, espaço para carga de máquina de lavar, ponto de água para lavagem do ambiente, pisos e paredes laváveis, ralos, interfone ou similar e visores. Pisos e paredes devem ser de material resistente e lavável. A conduta nessa área deve prever equipamento de proteção individual aos funcionários.
e) os tetos em áreas críticas devem ser contínuos, sendo proibido o uso de forros falsos removíveis, do tipo que interfira na assepsia dos ambientes.
Correta.
C.3 Forros
Os tetos em áreas críticas (especialmente nos salas destinados à realização de procedimentos cirúrgicos ou similares) devem ser contínuos, sendo proibido o uso de forros falsos removíveis, do tipo que interfira na assepsia dos ambientes. Nas demais se pode utilizar forro removível, inclusive por razões ligadas à manutenção, desde que nas áreas semicríticas esses sejam resistentes aos processos de limpeza, descontaminação e desinfecção estabelecidos no item C1.