SóProvas


ID
2807833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No item a seguir, concernente a redes de computadores, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.


Um usuário pretende contratar um serviço em nuvem no qual possa desenvolver e compilar aplicações. Nessa situação, a PaaS (plataforma como serviço) será indicada, pois, assim como a IaaS (infraestrutura como serviço), a PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • O middleware é o software que se encontra entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Funcionando de forma essencial como uma camada oculta de tradução, o middleware permite a comunicação e o gerenciamento de dados para aplicativos distribuídos. Muitas vezes, o middleware é chamado de “encanamento”, uma vez que ele conecta dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados através do “cano”. GAB CERTO
    https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-middleware/

  • PaaS:

    - Fornece ao consumidor como recursos: linguagens de programação, bibliotecas, serviços e ferramentas para desenvolvimento de aplicações;

    - Permite ao consumidor implantar, na infraestrutura da nuvem, aplicativos criados ou adquiridos por ele;

    - O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura subjacente da nuvem (rede, servidores, sistema operacional, banco de dados ou armazenamento);

    - O consumidor tem controle sobre as aplicações implantadas e sobre as configurações do ambiente que hospeda as aplicações;

  • Meio estranho o PaaS fornecer infraestrutura. Ele poderia oferecer serviços de rede e armazenamento, mas não infraestrutura.

  • Atualmente, a computação em nuvem é dividida em seis tipos:


    • PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas de um serviço como um banco de dados, um web-service, etc.


    • laaS - lnfrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: utiliza recursos de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.


    • SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: compartilha um software(ex.: Google Does. Microsoft SharePoint Online).

     

    • DaaS - Development as a Service_ou Desenvolvimento como Serviço: compartilha as ferramentas de desenvo!vimento na rede ou na web.


    • Caas - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Coorporativa Unificada hospedada em Data Center, do provedor ou fabricante (ex.: Microsoft Lync).


    • Eaas - Everything as a Service ou Tudo como Serviço: quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.LC.(Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

     

    Fonte: INFORMÁTICA- Emannuelle Gouveia Rolim, pg. 229.

  • Pelo que percebi a pegadinha está em "...a PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento". Se analisarmos, realmente o PaaS inclui a infraestrutura, no entanto não permite a gestão dessa. Existe uma camada de abstração da infraestrutura, logo está incluída.

  • o IaaS inclui ferramentas de desenvolvimento?

    iria eternamente de ERRADA nessa

  • IAAS: Neste modelo de serviço o seu provedor de cloud irá disponibilizar para o seu uso serviços voltados para infraestrutura como backup, redes, VMs, servidores são alguns exemplos desta modalidade. Algo que vale a pena ser mencionado é a flexibilidade oferecida neste serviço, em armazenamento, velocidade e configuração de servidores e serviços.

     

    PAAS: Neste modelo de serviço o portal irá disponibilizar a plataforma para desenvolvimento e gerenciamento do seus aplicativos na nuvem, sem que você precise se preocupar com a configuração de infraestrutura necessária para que esta plataforma esteja em funcionamento, configurações como SOs, servidores de aplicação e etc. Um servidor que hospeda seu site é um exemplo de um serviço PaaS. O Windows Azure, além de IaaS e SaaS, também se encaixa nesta categoria por oferecer ao usuário a plataforma necessária para desenvolver as suas próprias aplicações sem que ele precise se preocupar com a infraestrutura por traz disto.


    fonte: lambda3.

  • Correto. PaaS (plataforma como serviço) é indicada para o desenvolvimento e compilação de aplicações, pois, assim como a IaaS (infraestrutura como serviço), a PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento. O desenvolvedor de aplicações é cliente PaaS, que inclui o IaaS

  • CERTO

    - Paas à É caracterizada pela possibilidade de implementação e realização de testes de aplicações na nuvem. O usuário tem acesso e permissão para alterar configurações e parâmetros das aplicações hospedadas na nuvem. É disponibilizado um ambiente completo de desenvolvimento para o usuário como um sistema operacional, linguagens de programação e bancos de dados. Toda a estrutura para controle de versões e testes é fornecido na plataforma em tese. Possui recurso de colaboração de desenvolvedores. 

  • PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento, até ai tudo bem. Mas nesse caso a questão fala que ela seria a indicada, o que, ao meu ver, não está correto tendo em vista as funções principais do IaaS.

  • Nesse caso, o usuário pretende contratar um ambiente de despendimento em nuvem (PaaS), que é uma plataforma que atua sobre uma infraestrutura e, portanto, entrega armazenamento, processamento e rede. Vale lembrar que middleware é a parte interme-diária entre o software e hardware e está presente na plataforma como serviço.

    Fonte: GranCursos

  • cadê a porr* do comentário do professor?

  • Errei a questão mas a única explicação plausível pra isso é que a Paas, por permitir que os desenvolvedores trabalhem nela mais facilmente, já teria inclusa a infraestrutura, fornecendo "poder de fogo" aos desenvolvedores.

  • NA HORA DO VAMO VER, O CENÁRIO É OUTRO. RSRS

  • QUESTÃO DE 2018 SEM COMENTÁRIO DOS PROFESSORES

  • CORRETO

    Saas->Apps/softwares( não gerencia infraestrutura)( apenas "Usa")

    Paas->desenvolvimento de Sw+ banco de dados + sistemas operacionais+infraestrutura +servidores+ armazenamento +rede ( não gerencia)

    Iaas->servidores de armazenamento +segurança ,+construção / planta física dos data centers ( gerencia)

    Assim como IaaS, PaaS inclui infraestrutura – servidores, armazenamento e rede –, além de middleware, ferramentas de desenvolvimento, serviços de BI (business intelligence), sistemas de gerenciamento de banco de dados e muito mais. PaaS é criado para dar suporte ao ciclo de vida do aplicativo Web completo: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização.

    Fonte:

    https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/what-is-iaas/

  • PaaS - PLATAFORMA COMO SERVIÇO

    Disponibilizado TANTO HARDWARE quanto o SOFTWARE

    É a camada intermediária, o 2º NÍVEL da hierarquia.

    Criado para dar SUPORTE ao ciclo de vida do APLICATIVO Web completo.

    Palavras-chaveDESENVOLVIMENTO TESTE IMPLANTAÇÃO GERENCIAMENTO ATUALIZAÇÃO

    Exemplo: Microsoft Azure e Google App Engine

  • MODELOS DE SERVIÇOS

    IaaS - Infraestrutura com Serviços-> As partes de um servidor são alugadas sob demanda. É a terceirização (Aluguel) de partes de uma infraestrutura, ou seja, o provedor fornece processamento, memória,  armazenamento   e   outros   recursos   computacionais   para   o   consumidor. Também pode ser chamado de Hardware as a Service (HaaS). O Consumidor não controla a parte física da infraestrutura, o controle se dar por meio de virtualização de máquinas.

    PaaS - Plataforma com Serviço: Plataformas de desenvolvimento são alugadas (banco de dados, linguagens de programação, servidores virtuais) sem necessidade de aquisição física de máquinas ou licenciamento de programas. É um ambiente que fornece uma integração entre serviços para testar, e implementar aplicações. A PaaS  permite que os Consumidores criem seus próprios aplicativos na nuvem. Basicamente, a nuvem Exemplos: Heroku, Windows Azure Cloud, Google AppEngine, RedHat OpenShift, Amazon Web Services (AWS), IBM Bluemix, Tsuru.

    Resumindo: PaaS = utilizado por programadores. É o aluguel de um ambiente para desenvolvimento, para programação.

    SaaS - Software como Serviços -> Aplicativos são alugados sob demanda, muitas vezes rodam no próprio servidor, sem precisar instalar no computador do usuário.O SaaS permite que os consumidores em nuvem executem aplicativos on-line. É um novo formato de distribuição de softwares para computadores. Nesse modelo a licença do software está vinculada ao usuário e não a máquina, desta forma o usuário poderá acessar de qualquer ligar.Exemplos: Google Docs, Google Drive, One Drive, Office 365, DopBox.

    gab. CERTO.

    Bons estudos!

  • Galera, acho que o pulo do gato nessa questão é a palavra "inclui" e a omissão de quem fornece os serviços. Todos os modelos incluem: rede, armazenamento, servidores, virtualização, sistema operacional, middlewares, ambientes de execução, dados e aplicações. No entanto, o que difere IaaS, PaaS e SaaS é quem gerencia isso. Vamos destrinchar a questão:

    "Um usuário pretende contratar um serviço em nuvem no qual possa desenvolver e compilar aplicações. Nessa situação, PaaS (plataforma como serviço) será indicada" CERTO. Para desenvolvimento e programação, a mais indicada é a PaaS.

    "pois, assim como a IaaS (infraestrutura como serviço), a PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento." CERTO. O PaaS inclui tudo isso, assim como o IaaS. A questão não pergunta sobre quem gerencia o quê.

    O que poderia confundir aí é a existência de ferramentas de desenvolvimento no IaaS. Não há impedimento para isso, no entanto elementos como sistemas operacionais, sistemas para armazenamento de dados, servidores web, firewall, segurança, backups e toda a configuração do ambiente de desenvolvimento ficam a cargo do cliente, que deverá configurá-los e mantê-los atualizados. Ou seja, seria bem mais complicado. Por isso, o PaaS é considerado o modelo essencial para desenvolvimento.

  • "assim como" é conectivo de comparação. A questão basicamente disse que IaaS possui ferramentas de desenvolvimento, o que não é verdade! Gabarito questionável!

  • De fato, tanto IaaS quanto PaaS incluem infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento. O que os diferencia consiste no nível/amplitude de gerenciamento de tais recursos:

    Nos termos do NIST - National Institute of Standards and Technology:

    • PaaS: O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente incluindo rede, servidores, sistema operacional ou armazenamento, mas tem controle sobre as aplicações instaladas e possivelmente configurações do ambiente de hospedagem de aplicações.

    • IaaS: O consumidor não gerencia nem controla a infraestrutura na nuvem subjacente, mas tem controle sobre os sistemas operacionais, armazenamento, e aplicativos instalados, e possivelmente um controle limitado de alguns componentes de rede(como firewalls).

    Gabarito correto.

  • GABARITO: CERTO

    ↳ 1} Infrastructure as a Service

    No IaaS tu vai ter apenas uma infraestrutura base, o resto é você que vai desembolar, desde desenvolver seu SO (Sistema Operacional), até seu programa.

    • Aqui se fala em HARDWARE!

    ____

    ↳ 2} Plataform as a Service

    No PaaS, vc vai ter o SO prontinho, e tu vai se preocupar apenas em desenvolver teu programa.

    • Aqui se fala em SOFTWARE!

    ____

    ↳ 3} Software as a Service

    No SaaS já é tudo mais fácil, a única coisa que tu vai fazer é, basicamente, utilizar o software.

    • Aqui se fala em EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS!

  • É muito importante saber que a PaaS engloba também a infraestrutura fornecida pelo modelo mais básico IaaS.

    A PaaS (plataforma como serviço) fornece serviços de computação em nuvem que fornecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software.

    O PaaS foi criado para facilitar aos desenvolvedores criarem aplicativos móveis ou Web rapidamente, sem se preocupar com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura subjacente de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados necessários para desenvolvimento. Ex.: Windows Azure.

    Gabarito: Certo.

  • A vírgula antes do "além" mata qualquer dúvida sobre a questão.

  • CERTO

    PaaS (plataforma como serviço)

    • utilizado por desenvolvedores
    • testes e gerenciamentos de aplicações de software
    • pode utilizar middleware
    • o servidor que é responsável pelo hardware, manutenção de servidores e atualizações do software da infraestrutura.
    • se tem acesso implicitamente as redes privativas de alto desempenho.

    exemplos: Google Cloud, Microsoft Azure, Amazon Web Services (AWS)

  • Um usuário pretende contratar um serviço em nuvem no qual possa desenvolver e compilar aplicações. Nessa situação, a PaaS (plataforma como serviço) será indicada, pois, (conclusiva) assim como (comparativa) a IaaS (infraestrutura como serviço), a PaaS INCLUI infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento. (CERTO)

    Pontos que trazem dúvidas

    PaaS inclui sim infraestrutura de armazenamento, ex: servidores de BD, assim como contempla softwares de rede, e web;

    middleware é uma espécie de API que faz uma ponte de tradução e comunicação entre aplicações heterogêneas.

    adendo na interpretação:

    a PaaS que é indicada para desenvolver e compilar, sendo somente ela a indicada para isso! Após a fala, o examinador encerra, ''portanto'' a IaaS e a PaaS INCLUI infraestrutura de armazenamento e de rede, além de middleware e ferramentas de desenvolvimento;

    Senhores, para quem não entendeu ainda, a maldade está na palavra em maiúscula, pois esses aparatos não são controlados pelo usuário, mas estão incluídas no fornecimento do serviço.

    AVANTE

  • NÃO CONSIGO MARCAR ESSA QUESTÃO COMO CERTA

  • Uma solução PaaS inclui tudo que a solução IaaS oferece. A diferença  entre as duas é o gerenciamento da infraestrutura da nuvem. No caso da solução IaaS, fica a cargo do  cliente instalar e gerenciar a aplicação, o sistema operacional e o Middleware. Já no caso de uma  solução PaaS, fica a cargo do cliente desenvolver e instalar a aplicação, mas o gerenciamento do  sistema operacional e middleware fica a cargo do fornecedor. Gabarito: C. 

  • Vamos conceituar PaaS e IaaS:

    •  PaaS: A plataforma como um serviço (Platform as a Service) é um modelo de computação em nuvem no qual um provedor terceirizado fornece ferramentas de hardware e software - geralmente as necessárias para o desenvolvimento de aplicativos - para usuários pela Internet.
    • Iaas: A infraestrutura como serviço (Infrastructure as a Service) é uma forma de computação em nuvem que fornece recursos de computação virtualizada pela Internet.

    De fato, as duas soluções fornecem infraestrutura de rede e armazenamento, no entanto, a PaaS é quem é especializada em desenvolvimento de aplicações.

     

    Gabarito: CERTO

    Fonte: tecconcursos

  • c-

    a PaaS inclui infraestrutura de armazenamento e de rede alem das ferramentas DevOps, mas o usuario so se envolve com a administracao, programacao, deploy, front-end e RESTful APIs dos apps (web e mobile), sites e sistemas online da conta dele. ele nao mexe na infrastrutura