-
Gabarito: Certo
Comentário do Prof. Vinícius Nascimento, do Exponencial Concursos:
O orçamento consiste em previsão de recursos e gastos para um determinado período de tempo. No caso do setor público, deve ser aprovado pelo Legislativo e sua validade é de um exercício financeiro.
-
GABARITO: CERTO
Questão que deve ter feito muitos errarem por desconfiança na palavra "privada".Essa definição foi retirada do próprio MCASP 7ª edição (pág.35).
Vejamos como já foi cobrado anteriormente:
CESPE 2009 TRE-MG (TÉCNICO JUDICIÁRIO - CONTABILIDADE)
O orçamento é um importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicação de recursos em determinado período. Acerca das receitas orçamentárias no setor público, assinale a opção correta (...)
CONSULPLAN 2017 TRF-2ª REGIÃO (ANALISTA JUDICIÁRIO - CONTADORIA)
Também trouxe o mesmo conceito no enunciado.
O orçamento, importante instrumento de planejamento de qualquer entidade pública ou privada, representa o fluxo previsto de ingressos financeiros e a aplicação desses recursos em determinado período de tempo.
-
Sem mais delongas...
O orçamento consiste em previsão de recursos e gastos para um determinado período de tempo. No caso do setor público, deve ser aprovado pelo Legislativo e sua validade é de um exercício financeiro.
Gabarito: Certo.
exponencial
-
CONCEITOS de ORÇAMENTO
Giacomoni - de acordo com o modelo de integração entre planejamento e orçamento, o orçamento anual constitui-se em instrumento, de curto prazo, que operacionaliza os programas setoriais e regionais de médio prazo, os quais, por sua vez, cumprem o marco fixado pelos planos nacionais em que estão definidos os grandes objetivos e metas, os projetos estratégicos e as políticas básicas.
Abrúcio e Loureiro - o orçamento é um instrumento fundamental de governo, seu principal documento de políticas públicas.
Aliomar Baleeiro - o orçamento público é o ato pelo qual o Poder Executivo prevê e o Poder Legislativo autoriza, por certo período de tempo, a execução das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do País.
DESPENCA NO CESPE !!!! MCASP e MTO - o orçamento importante instrumento de planejamento de qualquer entidade pública ou privada, representa o fluxo previsto de ingressos financeiros e a aplicação desses recursos em determinado período de tempo.
SEJA FORTE,NÃO DESISTA!!!
-
Ctrl c, Ctrl v - MTO 2018 - Página 15
O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou
privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado
período.
MTO, 2018
-
GABARITO: CORRETO
CONCEITOS DE ORÇAMENTO PÚBLICO
. O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
. Orçamento Público é o instrumento de viabilização do planejamento governamental e de realização de políticas públicas organizadas em programas, mediante a quantificação de metas e alocação de recursos para as ações orçamentárias.
. Orçamento Público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime, em termos financeiros, a alocação de recursos públicos; é um documento legal que contém a previsão de receitas e a autorização de despesas a serem realizadas por um governo, em determinado exercício financeiro.
. Orçamento é o plano contábil que expressa como as ações de governo serão executadas, por meio da aplicação de recursos (receitas) e suas formas de financiamento (despesas).
. Atualmente o orçamento é um documento de conteúdo econômico e político, elaborado segundo as normas do Direito Financeiro e conforme as técnicas contábeis e financeiras, que se materializa em uma lei originária do Poder Executivo, analisada, votada e aprovada regularmente pelo Poder legislativo.
. Segundo Aliomar Baleeiro, o orçamento público é o ato pelo qual o Poder Executivo prevê e o Poder Legislativo autoriza, por certo período de tempo, a execução das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do País, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei.
. O orçamento público é o instrumento de gestão em que o Poder Legislativo autoriza o Poder Executivo, por certo período de tempo, a arrecadar receitas, e a fixar as despesas a serem realizadas no exercício financeiro vindouro, objetivando a continuidade, eficácia, eficiência, efetividade e a economicidade dos serviços prestados à sociedade.
LCRapostilas@gmail.com
https://www.facebook.com/groups/1798217603800875/?ref=bookmarks
-
O orçamento consiste em previsão de recursos e gastos para um determinado período de tempo. No caso do setor público, deve ser aprovado pelo Legislativo e sua validade é de um exercício financeiro.
-
ORÇAMENTO PÚBLICO :
PREVISÃO DE RECEITAS ---------- EXECUTIVO
AUTORIZAÇÃO DE DESPESAS ---------------- LEGISLATIVO
IMPORTANTE:
Receita/Despesa:
ORÇAMENTÁRIA: Todo recurso que o governo espera arrecadar / gastar por determinado período de tempo
FINANCEIRA: Todo valor que de fato entra/sai das contas públicas
PATRIMONIAL: Acréscimo/ decréscimo do patrimônio público do ente decorrente de aumento de ativo ou redução de passivo.
-
Alow assinantes, vamos indicar para comentário todas as questões que ainda não tem comentário do professor, afinal tais comentários fazem parte do nosso pacote.
-
Segundo ALIOMAR BALEEIRO, o orçamento público é o ato pelo qual o poder executivi prevê e o Poder Legislativo autoriza, por um certo período de tempo, a excecução das despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do País, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei
Tirados do MEMOREX Pensar concurso
-
MTO 2019
O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto
dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
-
Previsão de receita e fixação de despesas.
-
Orçamento Público é o instrumento de viabilização do planejamento e de realização das Políticas Públicas organizadas em programas, mediante a qualificação das metas e a alocação de recursos para as ações orçamentárias ( projetos, atividades e operações especiais).
Orçamento público AFO e LRF, teoria e questões. Autor:Augustinho Paludo.
-
Certíssimo!
Ter orçamento é importante tanto para empresas privadas quanto públicas!!
E o orçamento irá prever, desta forma, as RECEITAS (fluxo de ingressos financeiros - dinheiro que entra) e autorizar a aplicação ou mesmo aplicar esse valor em DESPESAS que estarão fixadas
Tudo isso em um determinado período de tempo (até pra que haja uma melhor gestão disso)
-
Botaram umas palavras "Difíceis" para confundir o candidato, Questão correta.
-
Gab: Correto!
> O orçamento é um importante instrumento que a administração - pública ou privada - utiliza para organizar suas finanças;
> Destaque para o conceito trazido pela lei Lei 4.320:
Art. 2º. A Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica, financeira e programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
> Receita = ingresso de recursos;
> Despesa = aplicação de recursos;
-
As mensagens de força e motivação que os colegas deixam, no final das postagens, ajudam muito a continuar a luta!
-
Você acreditaria se eu lhe dissesse que essa questão é uma cópia do Manual Técnico de Orçamento (MTO)?
Pois é. É uma cópia sim! Veja o que está lá:
“O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.”
E isso é verdade. O orçamento é importante não só para o setor público, mas também para o setor privado (na sua casa também pode haver um orçamento, não é mesmo?). E esse orçamento (seja público ou privado) terá o que todo orçamento tem: previsão de receitas e fixação das despesas. E ele também não será eterno. Ele só serve para um determinado período de tempo: o exercício financeiro.
Gabarito: certo
-
CORRETA
A BANCA UTILIZOU O CONCEITO DE ORÇAMENTO NO SEU SENTIDO AMPLO.
CONCEITO DE ORÇAMENTO EM TRÊS VISÕES:
-LATO SENSU: ORÇAMENTO, PPA, LDO, LOA, CRÉDITOS, RECURSOS, É TUDO;
-STRICTO SENSU: É A LOA.
-TECNICAMENTE: É CRÉDITO, DOTAÇÃO= AUTORIZAÇÃO LEGISLATIVA PARA GASTOS(DESPESAS)
FONTE: PROF ANDERSON FERREIRA GRAN CURSOS.
-
Acertei a questão. Mas fiquei com dúvida nesse 'privada' aí..
-
esse tipo de questão é tipo quando alguém te pergunta: "1+1 são 2?" aí vc responde sim. Aí a pessoa te fala: "tem certeza?" Aí vc já não tem certeza nem se o seu nome tá correto mais kkkkk
-
Errei de bobeira! A questão afirma sobre entidade e como existe entidade pública de direito privado, também deve seguir o MCASP, senão não poderia estar escrito num MCASP aplicado ao setor público neh. Entendi dessa maneira. Deve seguir a lei 4.320/64 normalmente!
-
CERTO
Mapas mentais de Orçamento Público:
http://gestyy.com/e0OcHE
http://gestyy.com/e0OcLd
-
Perfeito esse conceito de orçamento.
-
CERTO
Esta definição está no MCASP na capítulo da RECEITA: O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
O CESPE somente acrescentou a palavra "financeiros" e algumas vírgulas:
Assertiva CESPE: O orçamento, importante instrumento de planejamento de qualquer entidade pública ou privada, representa o fluxo previsto de ingressos financeiros e a aplicação desses recursos em determinado período de tempo.
-
A questão trata de RECEITA e DESPESA PÚBLICA, de acordo com o Manual
de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).
Observe o item 3.1, pág. 30 do MCASP:
“O orçamento é um
importante instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou
privada, e representa o fluxo previsto de ingressos e de aplicações de recursos
em determinado período".
Observe o item 3.1, pág. 31 do MCASP:
“Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros
nos cofres do Estado denominam-se receitas
públicas, registradas como receitas orçamentárias, quando
representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, ou ingressos
extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias. Em sentido
estrito, chamam-se públicas apenas as receitas orçamentárias
(Este Manual adota a definição de receita no sentido estrito. Dessa
forma, quando houver citação ao termo “Receita Pública", implica
referência às “Receitas Orçamentárias".
Observe o item 4.1 –
Conceito, da pág. 67 do MCASP:
“O orçamento é o
instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e
representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período.
Para o setor público, é de
vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública
autorizada para um exercício financeiro. A despesa orçamentária
pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes
públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à
sociedade.
Os dispêndios, assim
como os ingressos, são tipificados em orçamentários e extraorçamentários.
(...)
Dessa forma, despesa
orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa,
na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.
Dispêndio
extraorçamentário é aquele
que não consta na lei orçamentária anual, compreendendo determinadas
saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar,
resgate de operações de crédito por antecipação de receita e recursos
transitórios".
Portanto, a banca cobrou a literalidade da norma. O orçamento fará a gestão
dos ingressos financeiros (receitas previstas) que serão aplicados em políticas
públicas (despesas fixadas) durante um determinado exercício financeiro.
Gabarito do professor:
CERTO.
-
O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.
-
Você acreditaria se eu lhe dissesse que essa questão é uma cópia do Manual Técnico de Orçamento (MTO)?
Pois é. É uma cópia sim! Veja o que está lá:
“O orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada, e representa o fluxo previsto dos ingressos e das aplicações de recursos em determinado período.”
E isso é verdade. O orçamento é importante não só para o setor público, mas também para o setor privado (na sua casa também pode haver um orçamento, não é mesmo?). E esse orçamento (seja público ou privado) terá o que todo orçamento tem: previsão de receitas e fixação das despesas. E ele também não será eterno. Ele só serve para um determinado período de tempo: o exercício financeiro. – Sérgio Machado | Direção Concursos
Gabarito: certo
-
CERTO
-
Página 10, MTO 2020
-
A questão induz ao erro em dizer " ...orçamento público".
-
A questão se refere a "Orçamento" de uma forma geral, diferente de "Orçamento Público", que precisaria de outro conceito.