SóProvas


ID
2808025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em um armazém, uma estrutura drive-through de estocagem formada por prateleiras porta-paletes foi instalada com um dos lados encostado na parede.

Com referência a essa situação hipotética, aos critérios e técnicas de armazenagem e à gestão de estoques, julgue o seguinte item.

O inventário de mercadorias armazenadas em estruturas como a descrita na situação em questão exige a remoção de todas as caixas das prateleiras para a efetivação das contagens.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

  • O sistema de armazenagem conhecido como porta paletes drive-through é montado de forma que as empilhadeiras possam se movimentar dentro de sua própria estrutura, deixando que os porta paletes fiquem armazenados de forma longitudinal, o que proporciona maior utilização do espaço, já que os corredores utilizados pelas empilhadeiras são menores O acesso aos materiais armazenados pode também ser feito por qualquer dos lados das prateleiras, contando com lastres com rodas para fazer a movimentação dos paletes, ajudando na sua movimentação e colocando-os do mesmo lado, usando a gravidade para sua movimentação

    Fonte: http://www.sistemadearmazenagem.com.br/porta-paletes-tipo-drive-through/

  • Gabarito Errado: O sistema de armazenagem conhecido como porta paletes drive-through é montado de forma que as empilhadeiras possam se movimentar dentro de sua própria estrutura, deixando que os porta paletes fiquem armazenados de forma longitudinal, o que proporciona maior utilização do espaço, já que os corredores utilizados pelas empilhadeiras são menores.

    O sistema de porta paletes drive-through utiliza guias que se apoiam sobre os braços fixados nos pórticos do almoxarifado, permitindo livre movimentação das empilhadeiras, sendo o método indicado para armazenamento de materiais de pouca rotatividade.

    Fonte: http://www.sistemadearmazenagem.com.br/porta-paletes-tipo-drive-through/

  • Só fazer a continha, multiplica-se a quantidade da altura, pela quantidade de pilhas. Eu fazia isso na fábrica. Em um palete cabiam apenas quatro caixas e acima de cada tinha até 8 caixas, ou seja, 4X8 e eu descobria a quantidade que havia.

  • Indiquem para comentário!

  • https://www.youtube.com/watch?v=IOJ0RVYluDE

  • Gabarito ERRADO!

    Se a prateleira é do tipo porta paletes, não é necessário a remoção de todas as caixas da prateleira para fazer a contagem. Basta saber quantos paletes cabem na prateleira e quantas caixas tem em cada palete. Dai é só fazer a conta pra saber a quantia no estoque.

    Bons estudos

  • Primeiro erro da questão: não se pode armazenar nada encostado na parede.

  • VI num comentário aqui no QC: "Jesus tá do meu lado pq chutei de olho fechado" (adaptado kkkk)

  • Me imaginei nesse inventário. kkkkkkkkkkkkk, Aceitei!

  • Pra quem não entende o que é:

    Drive through ou drive thru é quando a gente circula em torno de algo, como em fast foods que compramos sem sair do carro, damos a volta no restaurante, parando em cada ponto até a retirada do produto.

    O Drive-thru permite que as entradas e saídas de materiais sejam realizadas por ambos os lados da estrutura. Pode ser utilizado para operações UEPS - LIFO e PEPS - FIFO (First In, First Out), em que o primeiro pallet armazenado é o primeiro a ser retirado.

    E na estrutura Drive-in - onde as prateleiras estão de fundo pra paredes, se acesso por esse lado, as operações de entradas e saídas são realizadas pela mesma extremidade da estrutura, possibilitando o uso do modelo de gestão de estoque UEPS - LIFO (Last In, First Out), onde o último pallet armazenado é o primeiro a ser retirado.

  • Um drive-through ou drive-thru é um tipo de serviço fornecido por uma empresa que permite que os clientes comprem produtos sem sair de seus carros. O formato foi pioneiro nos Estados Unidos na década de 1930 por Jordan Martin, mas desde então se espalhou para outros países. . É um método PEPS.

  • GAB ERRADO.

    Para aqueles que precisam estocar itens paletizados em pequenas quantidades pelo sistema FIFO, a solucão e desencostar o drive-in da parede. Surge assim o sistema drive-through, no qual a empilhadeira entra numa face (de carga) e sai pela outra (de descarga), ao contrario do drive-in, que exige carga e descarga sempre pela mesma (e unica) face. Outra diferençaa: o custo de instalação do drive-through e maior, porque, não podendo escorar-se na parede, exige armação reforçada, totalmente “amarrada” ao teto (DIAS)

  • Prof. Adriel Sá, Gran Cursos:

    "O sistema de armazenagem conhecido como porta paletes drive-through é montado de forma que as empilhadeiras possam se movimentar dentro de sua própria estrutura, deixando que os porta paletes fiquem armazenados de forma longitudinal, o que proporciona maior utilização do espaço, já que os corredores utilizados pelas empilhadeiras são menores.

    Esse sistema é o método indicado para armazenamento de materiais de pouca rotatividade. Na prática, você calcula, multiplicando a quantidade da altura pela quantidade de volume empilhado. Ou seja, esse método não necessita da remoção de todas as caixas das prateleiras para a efetivação das contagens.

    Por fim, podemos fazer a seguinte relação: 

    DRIVE-IN: UEPS

    DRIVE-THROUGH: PEPS"

  • Existem dois tipos de inventário. Na situação relatada aplica-se o inventário rotativo.

    Anual ou Geral (chamado também de balanço geral): processo longo, geralmente efetuado

    uma vez ao ano e no qual todos os itens são contados de uma única vez. Em seguida são

    efetuadas as comparações com os sistemas gerenciais e contábeis da organização.

    Rotativo: nesta modalidade alguns itens (os mais significativos, que representam os maiores

    valores de estoque e são estratégicos e imprescindíveis para a produção) são inventariados

    mais de uma vez por ano ou sempre que necessário. Não exigem a completa paralização da

    área inventariada.

  • Gab: Errado

  • Ninguém explicou o porquê da questão estar ERRADA.

    Então vamos lá! Não é necessário retirar TODAS as caixas para a contagem. Pois porta-palets permite que se faça a contagem dos produtos apenas com uma visão bidimensional, ou seja, parte superior e qualquer das laterais.

  • SISTEMA GIRO AVALIAÇÃO INVENTÁRIO FLUXOS EXEMPLO

    DRIVE-IN ENTRADA

    DRIVE-THROUGH

  • Drive In: proporciona a melhor solução para o aproveitamento do espaço. Trata-se de um porta pallet contínuo, não separado por corredores intermediários, ou seja, os materiais são acomodados e retirados pelo mesmo lado. Dessa forma, aqueles que foram colocados por último são os mais fáceis de serem retirados e, por isso, é uma estrutura que favorece o método UEPS ou LIFO.

    > Por ter esta limitação, o Drive in é indicado para grande quantidade porém, pequena variedade de itens pois, imagine se for necessário retirar um pallet que está atrás de diversos outros e que não pode ser acessado pelo outro lado. Todos os que estão à frente dele deverão ser movimentados.

    Drive Through: o sistema tem como grande diferença a acessibilidade pelos 2 lados, admitindo a utilização tanto do sistema UEPS (LIFO) como do PEPS (FIFO), visto que a empilhadeira pode colocar e retirar os pallets pelos 2 lados da estrutura.