-
g. Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;
-
Questionável será que o máximo de transparência equivale a dizer "somente o que for necessário"? acredito que não, mas para cartas marcadas tudo é possível nesse país.
-
Levanto a mesma dúvida que o amigo ali. Para mim não ficou claro o que a questão quis dizer com o "Máximo de transparência".
-
Questão sem pé nem cabeça ....aff!
-
As assertivas dessa prova sobre o assunto em tela são muito ambíguas. Parece que foram elaboradas por um examinador, provavelmente não psicólogo, que leu às pressas o Código de Ética, sem qualquer cuidado, apenas para "tirar questões".
-
Máximo de transparência: disponibilizar 100% das informações
"Somente o que for necessário": SOMENTE AS INFORMAÇÕES QUE FOREM NECESSÁRIAS
São coisas completamente diferentes. Questão absurdamente errada.
-
É o tipo de questão que quem sabe "muito" erra. De Todo modo, cabe tb a interpretação do máximo de transparência, dentro de um quantum, como o grau limite possível, o que não implica que seja o último valor do grau total.
Por ex: de cem o máximo possível que posso informar é 70.
-
eu acho que entendi a diferença - para uma relação institucional ou entre equipe ou em parecer - o que for necessário. Para o paciente/cliente todas as informações.
-
" O psicólogo deve buscar sempre o máximo de transparência na informação dos resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos a quem de direito ..."
-
"Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;"
-
Acho que TRANSPARÊNCIA se refere muito mais a clareza e veracidade na troca da informação. Além do que, a questão coloca que a transparência é para A QUEM DE DIREITO ou seja, a pessoa devida que busca o serviço psicológico. O paciente, cliente. E não a terceiros. Cespe é muito interpretação. cuidado
-
Conforme o CEPP, em seu Art. 1º, que traz os deveres fundamentais dos psicólogos:
"g) Informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo somente o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário;"
Segundo o dicionário transparência significa particularidade do que não possui duplo sentido; que se apresenta com clareza; limpidez. Assim, a questão não está afirmando que o psicólogo deve informar tudo: o prefeito do "somente o necessário continua". Mas que o que for informado seja feita da forma mais transparente.
Vamos fazer uma analogia para você entender: temos a Lei de Acesso a Informação que regulamenta, por exemplo, a transparência da administração pública, estabelecendo um conjunto de informações que devem ser publicadas nas seções de acesso a informações dos sites dos órgãos e entidades (além de regulamentar o direito a solicitação de informações pelo próprio cidadão). Agora, essa transparência envolve toda e qualquer informação??? Não, a própria legislações lista as exceções.
Esse é o sentido de transparência utilizado na questão.
Gabarito do Professor: CERTO .
-
Entendi a questão como certa, pois mesmo informando o estritamente necessário para a tomada de decisão é preciso ter o máximo de transparência para que não gere ambiguidade de entendimento para a parte interessada.