-
Certo.
"Sistemas em Tempo Real" leva em consideração a utilização da CPU baseada em PRIORIDADE!!!
Processos que têm prioridade têm rígidos requisitos de tempo e cumprimentos dos prazos.
Note que a questão é sutil e, se não estiver atento, pode levá-lo a interpretar em "time slice" ou "quantum", que se refere ao tempo que cada processo vai utilizar do processador... esses são os "Sistemas Interativos".
-
Nesse caso eu não posso considerar que a operação pode perder prioridade sem terminar, voltando e terminando posteriormente com o resultado em um outro tempo? ela sempre deve ser finalizada?
-
Izabela Bastos,
Essa característica que você citou é de sistemas operacionais de tempo compartilhado em que sofrem preempção, já os sistemas operacionais de tempo real possuem o tempo como parâmetro-chave com prazos rígidos muita das vezes. Exemplos: processo industrial, indústria aviônica, etc.
Há como fazer a preempção de um processo crítico de um sistema de avião ? Se vc respondeu não, então conseguiu responder sua dúvida.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
Sistemas operacionais em tempo real: confiabilidade e a execução de tarefas em prazos compatíveis com a ocorrência de eventos externos são essenciais.
Exemplos: um paciente internado na UTI que tem os batimentos cardíacos monitorados. Se ocorrer uma variação importante, o monitor deve ativar um alarme em poucos segundos.
Outro caso também ocorre na aviação. Se um avião que está no piloto automático desviar da rota, o sistema deve avisar imediatamente para que a aeronave retorne ao percurso original.
-
CERTO
Sistemas Operacionais em tempo real são sistemas operacionais que possuem restrições de tempo para a execução
de determinadas tarefas.
Estes sistemas são denominados sistemas operacionais de tempo real crítico, onde qualquer atraso no processamento de uma tarefa ocasiona uma falha no processo.
É Comum o uso no controle de processos industriais onde há coleta de dados do processo, leitura de entradas e escrita nas saídas, deve ocorrer em intervalos de tempo bastante rígidos