SóProvas


ID
2810080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Tendo em vista que, ao se desenvolver um sistema de vendas e compras para um cliente, devem-se descrever os produtos, as entradas, as saídas, o controle de estoque e o lucro das vendas, julgue o item subsequente, relativo à modelagem de dados para a aplicação descrita.


Situação hipotética: O responsável pela modelagem de dados para a aplicação em apreço propôs o seguinte modelo lógico de banco de dados relacional:

TipoDeProduto (CodigoTipoProduto, DescriçãoTipoProduto)

Produto (CodigoProduto, DescriçãoProduto, PreçoProduto, CodigoTipoProduto)

CodigoTipoProduto referencia TipoDeProduto

Assertiva: Nesse modelo lógico, um TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto. Com essa notação, a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados.

Alternativas
Comentários
  • "a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados".


    Isso não seria no modelo físico?

  • Pensei a mesma coisa. O modelo físico é que diz como serão implementados e armazenados os dados e o cliente não vai ter essa visão nunca.

  • O modelo físico não seria pois o cliente não chega a ter detalhes da implementação no sgbd. Mas eu achei confusa a questão e errei. No caso "a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados." Todo cliente, entenderia este modelo lógico? Esta ficou minha dúvida. Se fosse um modelo conceitual como o caso de usos é de fácil entendimento para qualquer pessoas.....

  • O modelo seria o conceitual que deve estar mais próximo possível da visão do usuário.( ER entidade relacional ) Próxima etapa seria o DER( Diagrama de entidade e relacionamento).

    O lógico e mais detalhado de como os dados serão armazenados .

    A questão é "a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados". ?

    muito confusa eu entraria com recurso pois o DER e mais claro.

  • ????????????? alguem entendeu o q o cespe falou nessa questao? pra mim é viagem e absurdo

  • A visão clara do cliente não seria no modelo conceitual?

  • Na visão técnica fica claro sim, na do cliente já não concordo muito, mas, o que vale é o acerto.


    Gabarito CERTO.

  • o cliente entenderia essa visão se o cliente for um programador tbm

    na verdade, eu sei quem é esse cliente

    é o filho do examinador que fez a prova desse concurso ai

    so ele entenderia mesmo

  • Alguem por aqui conhece um bom curso sobre como entar com recurso contra essas babaquices??

  • GAB: ERRADO

    A modelagem conceitual baseia-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente, pois o foco aqui é discutir os aspectos do negócio do cliente e não da tecnologia. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui é o Diagrama de Entidade Relacionamento, onde deverão ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.

    FONTE: https://www.luis.blog.br/modelagem-de-dados-modelo-conceitual-modelo-logico-e-fisico/

    Nada a ver essa resposta.. Respondi como errada me colocando no lugar do cliente ... ele nunca vai entender relação das tabelas sendo um cliente comum. Agora caso ele seja um desenvolver de DB ae sim ele entenderia a relação... A meu ver caberia recurso.

  • Questão muito subjetiva. O que define quando a visão do cliente é "clara e direta"? Na minha opinião, é o conhecimento prévio do cliente.

    De qualquer maneira, mesmo considerando que o cliente tenha um bom entendimento de TI/BD e consiga entender a modelagem relacional, todos devem concordar que a modelagem conceitual é bem mais "clara e direta" para qualquer pessoa que esteja tentando entender a estrutura do banco.

  • CERTO

  • A questão estaria correta até chegar em "... Com essa notação" a partir daí já se tornaria errada pelo simples fato de que o diagrama lógico (DER) é visto na forma da programação, ou seja, apenas o programador teria o total entendimento do que estaria em tela, o cliente entende apenas o conceitual, que é apenas um esboço para que determinado cliente entenda o que acontecerá no banco de dados.(MER)

    "um TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto." neste caso estaria correto pelo seguinte fato:

    vamos supor que no "TipoDeProduto" tenha os generos dos produtos: frutas, frios, legumes e etc... que seria o "códigotipodeproduto", no caso de "frutas", tenha as "DescriçãoTipoProduto" que são "frutas geladas" e "frutas prateleira". Com isso abre um leque de opções para o "Produto" para se colocar dentro de cada gênero em que podemos colocar a "pera", "uva" como sendo os gelados e o "manga" e a "laranja" como sendo os de prateleira, e com isso cada um deles teria um "CodigoProduto, DescriçãoProduto, PreçoProduto, CodigoTipoProduto"

  • (CERTÍSSIMO)

    O modelo lógico realiza o mapeamento do modelo conceitual para o modelo de dados que será usado e é utilizado para envolver o cliente. A modelagem de dados vista pelo modelo conceitual é a mais fácil de compreender.

  • Cliente? Armazenamento de dados? Wtf

  • Você deve estar estranhando esse tipo de modelo lógico numa representação textual, sem diagramas. Trouxe essa questão justamente pra introduzir esse tipo de esquema:

    1. O nome antes dos parênteses é o nome da tabela;

    2. Os itens dentro dos parênteses são os atributos da tabela;

    3. Nessa questão não apareceu, mas um atributo sublinhado indica que ele compõe a chave primária da tabela;

    4. Finalmente, quando dizemos X referencia Y, queremos dizer que a chave estrangeira no atributo X está referenciando a tabela Y.

    Avaliando a assertiva, temos que um TipoDeProduto realmente se relaciona com vários itens do tipo Produto. Perceba que a chave estrangeira foi definida em “CodigoTipoProduto referencia TipoDeProduto”, ou seja, temos um atributo de Produto que referencia a tabela TipoDeProduto.

    Como nada foi dito a respeito de restrições de unicidade desse campo CodigoTipoProduto na tabela Produto, não há nenhuma informação na questão que indique que um código de tipo de produto não possa se repetir várias vezes na tabela de produto. Assim, podemos ter diversos produtos com o mesmo TipoDeProduto. A primeira parte da assertiva é verdadeira.

    A segunda parte da assertiva diz que nesse tipo de esquema (modelo lógico), há uma visão clara e direta sobre como será a implementação futura dos dados. Considero a afirmativa verdadeira, já que já é possível enxergar as tabelas, chaves e relacionamentos nessa etapa da modelagem.

    Gabarito letra C.

  • Se eu que estou estudando, não entendo.... rsrs

  • pegadinha para fazer o candidato acreditar que ele estava se referindo a armazenamento físico. Fica implícito que é armazenamento lógico, isto é , pois foi o que o examinador disse anteriormente através de "modelo lógico".
  • Cara, acertei essa questão, mas confesso que respondi pensando no que o examinador faria. Então no final das contas acertei por um palpite..rsrsrs. Concordo que não faz nenhum sentido essa assertiva está correta xD

  • Primeiro, vamos à definição dos modelos, segundo uma fonte confiável[1]

    Segundo[2], "o Modelo Conceitual representa e/ou descreve a realidade do ambiente do problema, constituindo-se em uma visão global dos principais dados e relacionamentos, independente das restrições de implementaçaõ. Ele descreve as informagdes de uma realidade, as quais ficam armazenadas em um banco de dados. É uma descrição em alto nivel.

    Para esse outro autor [1], um modelo conceitual é uma representação que permite visualizar facilmente todo o conteudo do banco de dados. O foco é discutir os principais aspectos do projeto que envolvam as necessidades do cliente. Essa técnica de representagdo da estrutura logica do banco de dados é chamada de MER.

    Agora, vamos à definição do modelo lógico, ainda segundo esses autores:

    Para[1], "o modelo logico é o resultado da conversão de um modelo conceitual para um tipo de banco dados, seja relacional, hicrarquico, de rede, orientado a objctos, ou de outro tipo. O modelo logico é uma abstração do banco de dados, do ponto de vista do administrador do banco de dados, o profissional responsavel por criar e gerenciar

    banco de dados

    Logo, conclui-se que essa questão está errada. Muito me admira quem fez essa prova ter comido mosca e ter perdido esse precioso ponto.

    Fonte:

    [1] Modelagem e banco de dados, Richard Martelli, Ozeas Vieira Santana Filho, Alex de Lima Cabral

    [2] Projeto de Banco de Dados: Uma Visão Prática, Felipe Nery Rodrigues Machado, Mauricio Pereira de Abreu

  • Entendi assim.

    (PARTE 1) Situação hipotética: O responsável pela modelagem de dados para a aplicação em apreço propôs o seguinte modelo lógico de banco de dados relacional:

    Uma uma simples conversa com o cliente de como PODE ser modelado o banco de dados utilizando esboços e outros demonstrativos.

    (PARTE 2) Assertiva: Nesse modelo lógico, um TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto. Com essa notação, a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados.

    TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto. CERTO

    Em uma visão do cliente ficaria assim, Creme para Cabelo (TipoDeProtudo) se relaciona com várias entidades do tipo Creme p Cabelos Lisos, Creme p Cabelos Crespos, Creme p Cabelos Cacheados, ...(Produto). O que faz sentido do ponto de vista lógico e no mundo real.

    TUDO ISSO AJUDA NA VISUALIZAÇÃO DO CLIENTE PARA ENTENDER O QUE VAI SER FEITO PARA O CONTROLE DE SUA LOJA, POR EXEMPLO.

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NEM ME ABALA ERRAR UMA QUESTÃO DESSA

  • Como nesse modelo o cliente saberá se o "PreçoProduto" será armazenado como integer ou float ?

    Com essa lógica, marquei errado diante da afirmativa "(..) como serão implementados e armazenados os dados."

  • Marquei como:E

    Errei

    CADÊ O COMENTÁRIO DO PROFESSOR????????????????????

  • A palavra "cliente" sabota essa questão. Tem umas questões que são tristes viu.

  • Se você acertou essa questão, estude mais

  • Você deve estar estranhando esse tipo de modelo lógico numa representação textual, sem diagramas. Trouxe essa questão justamente pra introduzir esse tipo de esquema:

     

    1. O nome antes dos parênteses é o nome da tupla;

    2. Os itens dentro dos parênteses são os atributos da tupla;

    3. Nessa questão não apareceu, mas um atributo sublinhado indica que ele compõe a chave primária da tupla;

    4. Finalmente, quando dizemos X referencia Y, queremos dizer que a chave estrangeira no atributo X está referenciando a tabela Y.

    Avaliando a assertiva, temos que um TipoDeProduto realmente se relaciona com vários itens do tipo Produto. Perceba que a chave estrangeira foi definida em “CodigoTipoProduto referencia TipoDeProduto”, ou seja, temos um atributo de Produto que referencia a tabela TipoDeProduto. 

    Como nada foi dito a respeito de restrições de unicidade desse campo CodigoTipoProduto na tabela Produto, não há nenhuma informação na questão que indique que um código de tipo de produto não possa se repetir várias vezes na tabela de produto. Assim, podemos ter diversos produtos com o mesmo TipoDeProduto. A primeira parte da assertiva é verdadeira.

    A segunda parte da assertiva diz que nesse tipo de esquema (modelo lógico), há uma visão clara e direta sobre como será a implementação futura dos dados. Considero a afirmativa verdadeira, já que já é possível enxergar as tabelas, chaves e relacionamentos nessa etapa da modelagem.

    Fonte: Arthur Mendonça, Direção Concursos.

  • Cliente vai entender essa notação? kkk piada. Modelo conceitual e bem explicadinho kkkk

  • Dilma, devolve o computador pro avaliador, por favor!!!!!!

  • Tudo bem que o modelo conceitual é a parte que está "mais próxima" do cliente, mas dizer que o cliente terá uma visão clara e direta de como serão implementados e armazenados os dados, é sacanagem.

  • A sacanagem está que o cliente em questão é o dono do sistema

  • a visão do cliente se torna clara para quem vai implementar, seria essa a justificativa? para o desenvolvedor olhar esse modelo dá uma boa ideia de como ele vai implementar...agora para o cliente o modelo conceitual seria bem mais intuitivo

  • A questão fala em modelo relacional, ou seja, TABELAS

    Então não é errado dizer que o cliente irá compreender a armazenagem dos dados, a não ser que seja um analfabeto, ai lasca.

  • visão clara de como serão armazenados os dados ? Não seria no modelo físico o modelo de armazenamento ? Além disso, no modelo físico não seria distante do cliente ?

  • Nível externo.

    Oferece conceitos mais próximos ao modo como usuários entendem os dados. Utilizado p/ envolver os clientes e discutir o negócio, mas não a tecnologia em si. Alto grau de abstração (menor detalhamento). Qualquer SGBD é capaz de implementá-lo. (Ex.: MER)

    Nível conceitual.

    Oferece conceitos entendíveis aos usuários finais, mas não está muito longe do modo como os dados são organizados e armazenados no computador. Médio grau de abstração. Constitui uma representação p/ banco de dados específico. Depende do tipo particular de SGBD. (Ex.: Modelo Relacional)

    Nível interno.

    Descreve os detalhes de como os dados são armazenados. Baixo grau de abstração. É voltado p/ especialistas, e não p/ usuários finais. É dependente do SGBD. 

  • Gaba: CERTO

    Comentários: Sou Analista de sistemas, desenvolvedor e DBA, já criei milhares de projetos e protótipos, NUNCA, mais nunca mesmo, nem mesmo aos stakeholders (usuários avançados, geralmente gerentes/diretores) mostramos isso para eles(modelo lógico), no máximo o que é mostrado é o fluxograma e os protótipos das telas.

    Essa parte de modelagem de banco é MUITO ABSTRATO para o cliente, que não gosta de mudança e nem tem uma visão macro do sistema, na prática a conversa é outra!

    Quem é dá área, de qualquer disciplina, e faz as questões da CESPE se arrebenta, o melhor a fazer é rasgar o diploma e aprender como a banca pensa, neste caso se ele diz que é, aceite a verdade dela e garanta seu ponto!

    Mas como aqui é teoria, vamos lá, vivendo é aprendendo!

  • O nome da disciplica TI, como já tinha ouvido antes, deveria ser "Tecnologia do Inferno"... Visão clara é meu ovo...

  • O cliente é programador? Faltou deixar claro isso aí.

  • AUHSUAHSUAHSUHASUH Eu acertei, mas "visão clara"... só chorando de rir msm dessa cespe msm...

  • Nesse modelo lógico, um TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto | Até aqui beleza, a questão nos fornece dados o suficiente para deduzir que que TipoDeProduto se relaciona com várias entidades de Produto, uma vez que FK (Composta pela PK de TipoDeProduto) está na entidade Produto e referencia TipoDeProduto (Em um relacionamento N, a 1:N, a FK ficará ao lado da entidade N).

    Com essa notação, a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados | Até a parte "implementados" da pra engolir, partindo da premissa de que um modelo lógico é um modelo de implementação de dados. Mas falar em armazenamento é fod$.

  • Visão clara pra quem é cego. Kkkk

    PF 2021 !

  • Definitivamente para mim, este nao é um modelo claro para o clinte, imagine vários relacionamentos entre tabelas sendo mostradas desta forma. Izzo só é melhor que nada. Errei com muito orgulho.

  • Ah então qualquer um entende o modelo lógico? Cespe....

  • "...a visão do cliente se torna claraaaaaa?????????????"

    Se pra mim que estudo banco de dados, não ficou claro. Imagina só para a minha mãe entrando no mercado e tendo que explorar essas informações de um produto? O examinador só não disse que tipo de cliente interpretará esses tipos de produtos.

  • Quem acertou é pq não entendeu o que está sendo pedido e que errou é pq entendeu menos ainda!

  • Banca alma di suada --'

  • Se o gabarito não foi alterado, então é pq esse é o posicionamento da Banca. Logo, anotem a questão no caderno, e caso errem no dia da prova, usem-a para recursos e parem de chorar.

  • Gabarito da banca: Certo.

    Posso responder esse item inúmeras vezes que sempre marcarei Errado. Não consigo concordar com esse gabarito, quiçá com alguns comentários de professores.

    Na cabeça do examinador:

    Desenvolvedor: "aqui o projeto".

    Cliente: "Entendi! Tá tudo certinho e alinhado, tá bem claro".

    No mundo real:

    Desenvolvedor: "aqui o projeto"

    Cliente: "ah"

    Segue o jogo.

    Bons estudos!

  • a visão do cliente se torna clara e direta sobre como serão implementados e armazenados os dados.

    Gabarito ridículo, todos sabemos que o nível de visão é totalmente diferente do nível físico

  • ... a visão do cliente se torna clara e direta...

    Eu se fosse o cliente não entenderia bolhufas kkkk

  • A redação ficou confusa, mas acredito que o examinador quis dizer isso:

    Com essa notação, a visão do cliente (do modelo de negócio) se torna clara e direta (se torna clara e direta para o projetista) sobre como serão implementados e armazenados os dados.

    Ex: O cliente tem um negócio e quer implementar um bando de dados.

    Nesse caso, a pessoa que fizer o bando de dados passará a ter uma visão melhor do negócio após o modelo lógico .

    Não se trata da visão do cliente mas da visão do projetista sobre o negócio do cliente.

    Enfim, errei a questão também e ela só estaria certa se fosse pensada assim.

    Na prova deixaria em branco.

  • Quem errou, acertou

  • Nem eu que estudo, entendo. Quem dirá o cliente...

  • A questão foi maldosa em colocar :

    Assertiva: Nesse modelo lógico, um TipoDeProduto se relaciona com várias entidades do tipo Produto. 

    É exatamente isso que o modelo lógico faz, descreve a estrutura do BD, sem a necessidade de um SGBD especifico, e sim conforme o SGBD que será ultilizado: Relcional, Orientado a objetos, hierarquico e etc....