SóProvas


ID
2810308
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.


De um poder que Queiroz chama de “monárquico”, isto é, absoluto, não flutuante, que caracteriza a ação dos Wolney antes da ascensão dos Caiado, sucede-se àquele em que lideranças emergentes ativam o “jogo das pressões”.

DOLES. D. E. Aspectos econômicos e sociais do coronelismo em Goiás. ARRAIS, C. A; SANDES, N. F. (Org.). A escrita da história: percursos da historiografia goiana. Vitória – ES; GM Editora, 2017. p. 53–65. p. 59.


Com a ascensão da oligarquia dos Caiado, em substituição ao poder não flutuante da família Wolney, estabeleceu-se no estado de Goiás um novo modelo de coronelismo, cujo aspecto marcante era:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A



    "fortalecimento do poder central."

  • Resposta: "A"

    Comentários: Os Caiado não deve sua fama a tão somente ter participado de movimentos ruralistas em prol do sagrado direito de propriedade dos latifúndios de sua época, muitos menos por ter se candidatado à presidência da República em 1989 ou por também ter atuado em quatro legislaturas como deputado em Brasília, mas sim à herança que carrega em sua árvore genealógica que remete à história goiana quando cerca de cem anos antes, os primeiros protagonistas de seu clã, assumiam o controle da presidência da província e posteriormente, do estado de Goiás. Logo, o fortalecimento do poder centralizou naquele momento, pregando o direito de posse dos latifundiários da época, o que garantiu o futuro politico e financeiro da familia "Caiado". Ademais, a recente aproximação politica com Iris Rezende lhe rendeu enorme vantagem politica e social junto a sociedade goiana.

  • LETRA A.

    e) Errado. Agricultura e pecuária andam de mãos dadas.

    Questão comentada pela Profª. Rebecca Guimarães

  • ai meu DEUS.É CADA COISA UMA HORA DESSA EM ISRAELÂNDIA

  • gb a

    pmgo

    pc-go

  • Só chutando mesmo.... Misericórdia Jesus! Que material chata, difícil e pesada. Só não desisto porque sou pobre

  • só lembrar que as primeiras famílias só queriam o poder, pouco fizeram.

  • desistir jamais

  • Procura-se ressaltar o papel modernizante adotado pelo setor mais progressista dos grupos dominantes da região Sul-Sudeste-Sudoeste, cujo grupo teve nos políticos da cidade de Morrinhos, os Lopes de Morais, seus expoentes máximos. Os Lopes de Morais, mesmo integrando os partidos das oligarquias dos Bulhões e depois a dos Caiado, na maior parte do período adotaram uma postura seja em Goiás ou mesmo no cenário Federal – Câmara e Senado – em que primavam pela defesa da inserção do Estado no contexto da economia de mercado do sudeste e por conseguinte, no sistema capitalista internacional devido às intensas ligações da região com o capitalismo europeu e norte-americano. Durante o período ora estudado ( 1889-1930), a hegemonia política em Goiás quase sempre esteve nas mãos dos grupos dominantes da capital do Estado: Oligarquia dos Bulhões e Caiado. Porém no início do século atual, num interregno entre o mandonismo das duas oligarquias – 1901-1912 - as contradições internas geraram dissidências no seio do regime coronelístico imperante na região.

    Trecho retirado da dissertaçao de ERON MENESES DE AMORIM, 1998