SóProvas


ID
2810320
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.


Desenrola-se, então, o Movimento de 1909, de enorme significado para a política de Goiás, não pelos acontecimentos em si, mas pelas composições e articulações nele estabelecidas, bem como pelo despontar de lideranças que vão marcar os próximos decênios.

CAMPOS, F. I. Coronelismo em Goiás. Goiânia: Editora Vieira, 2003. p. 88.


A chamada Revolução de 1909, expressiva demonstração de poder de mobilização do coronelismo goiano, foi o marco da emergência de uma liderança que dominaria a política goiana até Revolução de 1930. Essa liderança foi

Alternativas
Comentários
  • (A) Correta

    A partir de 1914 a família Caiado domina o cenário político goiano até 1930, importante ressaltar que o partido Democrata foi presidido por Totó Caiado de 1909 - sua fundação - até 1930.

    (B) Errada

    Após a "Revolução de 1930" apoiado por Vargas, Pedro Ludovico Texeira é nomeado interventor estadual de Goiás.

    (C) Errada

    Os Bulhões dominaram a política goiana da proclamação da República, até a tomada do poder em 1909 (Revolução de Quinta), que já marca o período da decadência de seu domínio.

     

  • QUESTÃO CONFUSA, Caiados só assumem o poder em 1912, através de Eugênio Jardim, este que havia sido escolhido como interventor pelo Presidente Hermes da Fonseca,e então indica seu cunhado, Totó Caiado, e a questão fala em 1909, sendo que temos um movimento da Legião Rubra em 1909, que é qndo os Bulhões tomam o poder dos Xavier, e ficam no poder até 1912. Para mim a correta era letra "c" quanto a pessoa e o movimento, n sei quanto ao resto,


  • Até então não tinha classe média.

    A revolução de 1909 é a união dos Bulhões e Caiados para tirar os Xavier do poder

  • Ele pergunta qual liderança emergiu nesta época, 1909. E foram os Caiado, que, juntamente com os Jardim, apoiaram os Bulhões na retomada do poder. Em 1910, Urbano de Gouvêa, cunhado de Leopoldo de Bulhões, assumiu a presidência do estado de Goiás, ficando até 1913. Daqui em diante, foram Caiado-Jardim que se mantiveram até a chegada do Dr. Pedro Ludovico Teixeira em 1930.

    Gab.: A.

  • Questão confusa !!!



    Para responder fui por exclusão.


    quem foi que ficou no poder até 1930 ???


    Os CAIADOS!!


  • GB\A

    PMGO

  • É 2019 E OS CAIADOS AINDA CONTINUAM NO PODER

  • confundi com os bulhoes

  • Antônio Ramos Caiado ( de  –  de ) conhecido também por Totó Caiado, foi um  , conhecido por sua atuação na política do , no período anterior à .

    Bacharel pela , foi  municipal, secretário do Interior de Justiça e Segurança Pública e . Lutou ao lado das forças legalistas contra a  em .

    Foi fundador e dirigente do jornal A República. Um dos chefes da Revolução de 1909, que marcou a queda do grupo chefiado por  e o início da etapa de domínio político do Partido Democrata (1909-1930). Em 1909 elegeu-se  por Goiás, reelegendo-se em diversas legislaturas. Defendeu Goiás da Coluna Prestes em 1925.

    Totó teve diversos filhos e netos que se levou ao lado da política, como por exemplo o neto , governador 

  • ainda no poder

  • A chamada Revolução de 1909, expressiva demonstração de poder de mobilização do coronelismo goiano, aconteceu quando os membros da chamada Legião Rubra derrotaram o grupo político xavierista. Também chamada revolução de Quinta. As famílias Bulhões e Caiados uniram-se contra o domínio político de André Xavier, que foi ligado aos bulhões, e quando se tornou, governador se afastou da família.

    A "Revolução" de 1909 afastou os Xavier de Almeida e impediu a posse de Hermenegildo Lopes de Morais no governo do Estado. Tal revolução legitimou a ascensão dos Caiado ao poder. E essa revolução não teve nada de social, pois nada mudou na situação das camadas populares, com exceção da classe dominante, que sofreu uma reviravolta em seu poderio administrativo. A Revolução também não foi uma forma de protesto contra a Administração de Xavier de Almeida, mas uma forma de substituí-la. Não estava em jogo a integridade do governo, mas sim quem o controlaria.

  • República Velha 1889 A 1930. 1889 -1901 Leopoldo de Bulhões 1901- 1909 Xavier de Almeida 1909 - 1912 família dos bulhões invade o Palácio Conde dos arcos é tira do Poder a família xavierista ( REVOLUÇÃO RUBRA) 1912 - 1930 ANTÔNIO RAMOS CAIADO "TOTÓ CAIADO" administrou Goiás por 18 anos.
  • A revolução de 1909 é a união dos Bulhões e Caiados para tirar os Xavier do poder

    Que fundaram o partido Democrata, comandado por totó até o ano de 1930..

  • Em 1909, a cidade de Goiás vivia boatos de um possível confronto sangrento entre as duas facções políticas dominantes:

    A do ex-presidente estadual, José Xavier de Almeida, ligado ao presidente do estado Miguel da Rocha Lima; e

    A liderada pelo financista José Leopoldo de Bulhões Jardim, que contava com o apoio dos Caiados.

    Esse confronto resultou na chamada Revolução de Maio (Revolução da Quinta ou Revolução de 1909), que culminou numa demonstração de poder do coronelismo goiano, quando os membros da chamada Legião Rubra derrotaram o grupo político xavierista.

    Nesse arranjo, as famílias Bulhões e Caiados uniram-se contra o domínio político de José Xavier, que foi ligado aos Bulhões, mas que, quando se tornou governador, optou por se afastar dessa família.

    A Revolução de 1909, expressiva demonstração de poder de mobilização do coronelismo goiano, foi o marco da emergência de uma liderança que dominaria a política goiana até Revolução de 1930. Essa liderança foi Totó Caiado, líder maior do Partido Democrata, representando os interesses econômicos da elite agropecuária goiana.

    Resposta: A