SóProvas


ID
2812483
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma avaliação de alternativas de política econômica para um país com economia aberta e perfeita mobilidade de capitais, sob o modelo Mundell-Fleming, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • Exato, uma política monetária expansionista com câmbio flutuante terá o seguinte impacto na economia:

     

    ↑ Y ↑Demanda Moeda ↓Tx Juros ↑Inflação ↑Emprego↑Tx Câmbio (desvalorização câmbio) ↑ Exportações

  • Com Taxa de cambio fixo , o BC deve intervir para manter a taxa no patamar estabelecido. E como intervem? Ele se desfaz de reservas internacionais (vende a moeda estrangeira que tem) a cambio de moeda nacional, aumentando a oferta de moeda estrangeira e diminuindo a oferta de moeda nacional, a consequência é que o cambio não sofre variações. Mas nesse caso a alternativa A não seria incorreta, já que de fato há uma expansão de reserva internacionais (moeda estrangeira, normalmente Dolar).


    Entendi expansão das reservas inerternacionais da mesma forma que expansão monetária, ou seja, moeda entrando no mercado.

  • Oi Olga,

    As reservas internacionais são aquelas em poder do BACEN. Se o Governo injeta a moeda estrangeira na economia para apreciar a moeda local, ele estará diminuindo sua reserva internacional.

  • Alguém saberia falar explicar a D?

  • LETRA D

    vamos ver o que é Hiato inflacionário:

    Hiato Inflacionário é a diferença entre o nível da renda de pleno emprego e o nível corrente da renda de equilíbrio, estando esta acima daquela.

    Dessa maneira, o hiato inflacionário ocorre quando a demanda agregada é maior do que a , quando essa já se encontra em níveis máximos de expansão.

    Como nesse caso não existe mão de obra excedente, visto que toda mão de obra encontra-se empregada, os preços dos produtos tenderão a subir, ocasionando uma pressão inflacionária na economia.

    Nesse sentido, o hiato inflacionário existe pelo aumento das atividades comerciais ou das despesas governamentais, sendo esse último uma das explicações para os inúmeros hiatos inflacionários vivido em nosso país na década de 80.

    Politica monetaria expansionista aumenta os gastos e estão já em hiato inflacionários a demanda já estará acima da normal gerando mais inflação, isso por sua vez não contem os gastos(demanda agregada).

  • a) Errado! Haverá redução das reservas internacionais. A expansão monetária desloca a curva LM para baixo e para a direita, fazendo com que a taxa de juros fique num patamar inferior ao internacional e a livre mobilidade de capitais provocará fuga de capitais, gerando pressão de desvalorização da moeda local. Para manter o câmbio fixo, o BC precisará vender moeda estrangeira, reduzindo as reservas internacionais do país e recolhendo a expansão monetária antes realizada. Ou seja, a política é inócua e houve perdas de reservas.

    b) Errado! Vimos na alternativa anterior que o Banco Central precisou voltar atrás na expansão monetária, vendendo moeda estrangeira. Ou seja, a LM retorna à posição anterior.

    c) Perfeito! E é por isso que a política monetária expansionista é muito eficaz sob câmbio flexível e perfeita mobilidade de capitais: porque o deslocamento da IS potencializa a elevação da renda. A expansão monetária desloca a LM para baixo e para a direita até o ponto B, em que a taxa de juros está abaixo do patamar internacional. Neste ponto, o investimento já se eleva devido à menor taxa de juros (com deslocamento ao longo da curva IS). Mas aqui, há déficit no balanço de pagamentos provocado pela fuga de capitais, o que fará a moeda local depreciar. Ocorre que a depreciação cambial expande a curva IS (devido ao aumento das exportações e redução das importações) e se tem um novo equilíbrio no ponto C, com maior renda e taxa de juros novamente compatível com o mercado internacional.

    d) Errado! Vimos na alternativa anterior que não há uma contenção da demanda agregada. Pelo contrário.

    e) Errado por dois motivos. Primeiro porque não podemos supor que a LM é vertical. Segundo, mesmo se fosse, uma política monetária contracionista deslocaria a curva LM para a esquerda.

    Resposta: C