SóProvas


ID
2812654
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As práticas baseadas em evidências podem contribuir para a fundamentação de uma decisão clínica ou de saúde pública. A Saúde Baseada em Evidência deve contemplar além do conhecimento técnico, a experiência clínica e

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra a

     

    DIRETRIZES METODOLÓGICAS Sistema GRADE – manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde (2014)

     

     

    1 Saúde baseada em evidências: sistemas para avaliação da qualidade da evidência e para a graduação da força da recomendação

     

    As práticas baseadas em evidência, apesar de não estarem isentas de críticas, podem contribuir para a fundamentação de uma decisão clínica ou de saúde pública. A Saúde Baseada em Evidências (SBE) foi a denominação mais popular do que foi inicialmente denominado “clinimetria”, e é caracterizada pela utilização da epidemiologia clínica como ferramenta para melhor apoio à tomada de decisão individual ou coletiva.


    Devendo contemplar além do conhecimento técnico, os valores e preferências dos pacientes e a experiência clínica, a Saúde Baseada em Evidências deve integrar a prática clínica às evidências científicas, auxiliando na tomada de decisão.

     

     

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Saúde Publica.

    De acordo com as Diretrizes Metodológicas Sistema GRADE – manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde (2014) as práticas baseadas em evidência, podem contribuir para a fundamentação de uma decisão clínica ou de saúde pública. É caracterizada pela utilização da epidemiologia clínica como ferramenta para melhor apoio à tomada de decisão individual ou coletiva. DEVENDO CONTEMPLAR ALÉM DO CONHECIMENTO TÉCNICO, OS VALORES E PREFERÊNCIAS DOS PACIENTES E A EXPERIÊNCIA CLÍNICA.

    A) CORRETA - os valores e preferências dos pacientes.

    B) INCORRETA - a experiência clínica isolada. JÁ MOSTRAMOS ANTERIORMENTE QUE SÓ ESSE FATOR NÃO É SUFICIENTE.

    C) INCORRETA - os estudos descritivos de interesse PARA A SAUDE PUBLICA.

    D) INCORRETA - as evidências INDIRETAS do desfecho clínico não são aqueles de interesse primário para a decisão, como por exemplo, o uso de desfechos substitutos. Evidência direta é aquela proveniente de estudos que comparam diretamente as intervenções de interesse, que avalia desfechos importantes para os pacientes. Em síntese, a evidência é considerada direta quando responde a questão de pesquisa (PICO).

    E) INCORRETA - a avaliação empírica do manejo clínico = sugere que, em geral, estudos estaticamente significativos têm maior probabilidade de serem publicados do que estudos sem significância estatística (estudos “negativos");

    Gabarito do Professor: Letra A. 
    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas : Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamento de Ciência e Tecnologia. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.