SóProvas


ID
2812762
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue o item a seguir.

A escravização de indígenas na região açucareira do Brasil, onde hoje também se situa Alagoas, foi relativamente comum no século XVI.

Alternativas
Comentários
  • Desde quando os indígenas foram escravizados? Os jesuítas nao permitiam.

  • CERTO

    A escravidão indígena no Brasil existiu principalmente no começo da colonização portuguesa, minguando posteriormente pela preferência pelo escravo negro, e por pressão dos lucros do tráfico negreiro. Ela existiu, apesar dos esforços dos jesuítas contra sua prática. A principal fonte de mão de obra indígena escrava eram as entradas e bandeiras de apresamento, facilitadas pelas desavenças e guerras intertribais dos indígenas brasileiros. Os locais onde se aprisionavam os indígenas eram chamados de "casas de preamento".

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_ind%C3%ADgena_no_Brasil

  • Thais, os índios chegaram a ser escravizados sim porém, somente no seculo XIX que a coroa portuguesa proibiu a escravidão do índio, devido a relação com jesuítas etc, onde houve a substituição pelos escravos negros.

  • A COROA PUBLICOU A PRIMEIRA LEI PROIBINDO A ESCRAVIZAÇÃO DOS ÍNDIOS (1570), SÓ OS AIMÓRES FORAM ESPECIFICAMENTE EXCLUÍDOS DA PROIBIÇÃO.

    LOGO, ENTENDO QUE O GABARITO ESTEJA CORRETO.

  • Bem tendenciosa essa questão, mas o ponto é a palavra RELATIVAMENTE. De fato, os durante o século XVII o índio ele não foi no primeiro momento escravizado, porém, após a inserção do sistema de governo de capitanias hereditárias e a implantação do primeiro engenho brasileiro em São Vicente, eles precisavam de trabalhadores para trabalhar nas lavouras de cana-de-açúcar e que no primeiro momento utilizaram os índios para trabalhar de forma forçada, de forma a configurar uma escravização.

    Mas para os que erraram, não se preocupem essa BANCA tem um linguagem próprio para determinados contextos e se você marcou ERRADO você também de certa forma está certo, mas essa BANCA ela cria sua própria visão e quer que a gente pense da mesma forma que ela, daí a importância de se estudar a BANCA do seu concurso.

    Bons estudos e PAPIRO!!

  • Certo, pois era RELATIVAMENTE comum sim, mesmo com a reprovação dos jesuítas. Inclusive, mais adiante na história, o movimento das Bandeiras buscava também a escravização indígena (além de outros tópicos, claro)

  • Seria mais fácil escravizar os índiginas visto que eram nativos, logo teriam mais trabalho e mais gastos em trazer escravos da africa. Então foi relativamente comum.

  • A metrópole permitia a escravização dos indígenas resistentes à colonização e ao cristianismo, e contra eles poderiam os colonos guerrear, a chamada “Guerra Justa”.

    1. A escravidão indígena no Brasil existiu principalmente no começo da colonização portuguesa, minguando posteriormente pela preferência pelo escravo negro, e por pressão dos lucros do tráfico negreiro.

    1. A metrópole permitia a escravização dos indígenas resistentes à colonização e ao cristianismo, e contra eles poderiam os colonos guerrear, a chamada “Guerra Justa”.

    • Lembrando que quem proibiu a escravização de indígenas foi MARQUÊS DE POMBAL.
  • O índio só deixou de ser escravo, quando existiram condições econômicas para comprar negros. Os trabalhos de catequese dos jesuítas se opunham à escravidão. Para o desempenho dessas atividades econômicas, a mão de obra indígena era barata e essencial. A abolição da escravidão indígena ocorreu somente de forma definitiva depois, por iniciativa do Marquês de Pombal. Primeiro, por lei de 6 de junho de 1755, válida para o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Depois, em 1758, a medida foi ampliada, por alvará, para o Brasil todo.

  • GABARITO CERTO

    ANTES DOS ESCREVOS DA ÁFRICA, A MÃO DE OBRA ERA FEITO FORÇADAMENTE POR INDIOS

  • Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEDUC-AL Prova: CESPE - 2018 - SEDUC-AL - Professor - História

    Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue o item seguinte.

    O uso dos indígenas como mão de obra na produção açucareira foi rapidamente considerado inviável pelos portugueses e, por essa razão, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco.

    ERRADO.

    Essa questão ajuda a entender o porquê da outra tá certa.

  • Como disse a amiga ( '' relativamente '' é o que deixa a questão correta ) .

    Bons estudos para todos.

  • CERTA

    No século XV , onde começou a onda das grandes navegações, a partir de 1530 Portugal decidiu investir no Brasil através do sistemas de capitanias hereditárias e através do "Plantation", a produção de açúcar foi utilizada em sua grande maioria com mão de obra escrava. 

    Porém em Alagoas no Nordeste do brasileiro durante um certo período os índios foram escravizados para utilizá-los como mão de obra na produção de açúcar. 

  • ✅ Gab. 110% Certo.

    A utilização de indígenas como escravos foi comum no século XVI, sendo proibida pela coroa portuguesa no século seguintes.

  • Gabarito : Certo.

  • Questão: CORRETA