SóProvas


ID
2813590
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Qual das alternativas apresenta duas vacinas que têm contraindicação de serem administradas juntas ou em intervalo inferior a trinta dias?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra e

     

    VACINA FEBRE AMARELA (ATENUADA)

     

    A vacina febre amarela (atenuada) tem sido aplicada simultaneamente ou combinada com as vacinas contra hepatite B, febre tifóide, poliomielite, sem interferências na imunização ou na segurança das vacinas.

     

    A administração da vacina febre amarela (atenuada) simultaneamente à vacina contra a cólera gerou resultados conflitantes, com alguns estudos mostrando redução na resposta às vacinas e outros sem evidência de interferência nas respostas sorológicas.

     

    A aplicação simultânea com a vacina tríplice viral resulta em interferência na resposta, com menor imunidade à vacina contra febre amarela.

     

    Se a vacina febre amarela (atenuada) não for administrada simultaneamente com as vacinas injetáveis de vírus vivo, estas deverão ser aplicadas guardando um intervalo desejável de 30 dias, ou no mínimo 15 dias.

     

     

    http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=23854802017&pIdAnexo=10338040

  • Gabarito: Letra E.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação.Brasília-DF.2014 

     

     

     

    Vacinação simultânea

     

    A vacinação simultânea consiste na administração de duas ou mais vacinas no mesmo momento em diferentes regiões anatômicas e vias de administração.

     

    De um modo geral, as vacinas dos calendários de vacinação podem ser administradas simultaneamente sem que ocorra interferência na
    resposta imunológica, exceto as vacinas FA, tríplice viral, contra varicela e tetra viral, que devem ser administradas com intervalo de 30 dias.

  • Se houver a administração de duas vacinas atenuadas, o corpo não irá criar anticorpos eficientes para combater os 2 vírus de uma vez só. Portanto, é indispensável que haja o intervalo adequado entre uma vacina e outra, para que a defesa seja efetiva.

    Caso a criança já tenha recebido alguma dose de vacina viral, a resposta é mais adequada, pois o organismo já teve tempo suficiente para equilibrar as respostas imunológicas.