SóProvas


ID
2813821
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As fronteiras políticas internacionais definem limites entre diferentes soberanias, contudo a soberania do Estado não se circunscreve apenas ao território terrestre. A respeito da soberania do Estado brasileiro, tanto em território terrestre como marítimo, pode-se afirmar que:

I- a faixa de fronteira terrestre, definida na Constituição, corresponde à área de 150 Km de largura ao longo dos limites terrestres, e cabe aos governos de cada estado da federação executar as ações de polícia de fronteira nessa faixa.
II- o Estado brasileiro possui soberania quase que total sobre seu Mar Territorial, com exceção apenas de ter que respeitar o direito de passagem inofensiva de embarcações de outros países nessa área, conforme convenção da ONU em vigor desde 1994.
III- embora a Zona Econômica Exclusiva (ZEE) esteja limitada a uma faixa de 200 milhas náuticas de largura da costa, a plataforma continental, em diversos trechos, ultrapassa esse limite, o que pode ampliar as fronteiras de exploração econômica da chamada “Amazônia Azul”.
IV- a soberania brasileira sobre a Zona Econômica Exclusiva distingue-se da soberania sobre o Mar Territorial, uma vez que na ZEE países estrangeiros têm completa liberdade de navegação, sobrevoo e exploração dos recursos naturais da plataforma continental.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Alternativas
Comentários
  • I - Segundo a constituição, cabe ao Estado a responsabilidade de proteção das fronteiras e não dos estados.

    IV - apesar de ser ZEE, outros países podem se utilizar dessas zona, porém a liberdade não é completa.

  • Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é uma faixa situada para além das águas territoriais, sobre a qual cada país costeiro tem prioridade para a utilização dos recursos naturais do mar, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental. A Zona Econômica Exclusiva se estende por até 200 milhas marinhas (ou náuticas) - o equivalente à 370 km.

    A ZEE brasileira tem uma área oceânica aproximada de 3,6 milhões de km². Devido à sua importância estratégica e riquezas naturais, a Marinha do Brasil, responsável pela sua defesa, a chama de "Amazônia Azul".

    Mar Territorial: é a faixa de mar que se estende até 12 milhas náuticas (22 km), contadas a partir do litoral, que é considerada como parte do território do país costeiro. A soberania é exercida também sobre o espaço aéreo sobrejacente, bem como seu leito e subsolo, como é feito em terra. É a partir do limite do mar territorial (ou águas territoriais) que são contadas as 200 milhas de extensão da Zona Econômica Exclusiva.

    Fonte: https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/29053-o-que-e-a-zona-economica-exclusiva/

  • Art. 20, §2º, da CF/88 - A faixa de até cento e cinqüenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é considerada fundamental para defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei.

    Art. 21, da CF/88 - Compete à União: XXII - executar os serviços de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;  

  • Polícia estadual - Polícia Militar, função de polícia ostensiva e preservação da ordem, não tem nada a ver com defesa de fronteiras, isso cabe à Polícia Federal.

  • nada muda senhores caiu uma questão similar a essa de 2019 ou 2020 se não me engano mas falava sobre a fronteira amazonica referente ao poder o exercito na localidade

  • I - o governo federal (Estado/ União) é o principal responsável pelas ações nas fronteiras, a exemplo da polícia federal, das forças armadas e a receita federal para a defesa nacional e combate as atividades ilícitas como contrabando, narcotráfico e tráfico de armas.

    IV - na Zona Econômica Exclusiva, o Brasil apresenta soberania sobre os recursos biológicos e minerais, assim, outros países precisam de autorização brasileira para a exploração de recursos naturais.