-
Resumo sobre a união ibérica.
https://blogdoenem.com.br/historia-uniao-iberica-invasoes-holandesas/
-
Em linhas gerais, as invasões holandesas do Brasil podem ser recortadas em dois grandes períodos:
-
Na primeira invasão os holandeses ocuparam Salvador e foram expulsos. Na segunda invasão eles tomaram quase todo o nordeste e foi nessa segunda invasão que o Brasil foi governado por Mauricio de Nassau
-
-
A primeira tentativa de invasão holandesa aconteceu no ano de 1624 e foi realizada na cidade de Salvador. Sendo a capital do Brasil, por tal razão, tendo um grande número de autoridades portuguesas e espanholas, a primeira investida holandesa fracassou.
-
Matias de Albuquerque foi o governador escolhido pelos homens bons para chefiar a resistência à invasão a Salvador.
Porto Calvo ( Alagoas) é o lugar de nascimento de Domingos Fernandes Calabar que passou das forças luso-brasileiras para as holandesas, ou seja, um traidor que ajudou os holandeses a tomar Olinda e ocupar Pernambuco.
Maurício de Nassau- Príncipe holandês
-
As invasões holandesas no Brasil podem ser dividas, de maneira simplificada, entre dois momentos: 1. 1624 - 1625 : Invasões em Salvador, na Bahia. Essas foram foretmente reprimidas e a resistência foi vencedora. 2. 1630: Invasões a Recife e Olinda, em Pernambuco. Essas foram vitoriosas e a Holanda passa a exercer domínio sobre esta região até 1654, quando o movimento da Insurreição Pernambucana vence.
-
Entre 1624 e 1625, os holandeses, através CIA das Índias Ocidentais, tentaram invadi a colônia brasileira a partir da Bahia, chegando a tomar posse de Salvador , sendo, depois, devidamente expulsos.
-
A Invasão Holandesa pode se defenir em dois ataques e duas colonizações
1624/1625-Ataque a Salvador (capital do Brasil na época) e Domínio de Salvador por 1 ano.
1627-Saques dos Holandeses no Brasil principalmente voltados a capital.
1630/1654-Domínio dos Holandeses em Pernambucos e em outras províncias como Paraíba/Rio Grande do Norte...