SóProvas


ID
2813866
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quase duas décadas depois da Conjuração Baiana, durante a estada da Família Real portuguesa no Brasil e o governo de D. João VI, ocorreu um levante emancipacionista em Pernambuco que ficaria conhecido como Revolução Pernambucana. Um dos motivos desta revolta foi

Alternativas
Comentários
  • A Revolução Pernambucana foi um movimento social (revolta) de caráter emancipacionista ocorrido em Pernambuco no ano de 1817. Possuiu como uma das suas causas a fome e miséria, que foram intensificadas com a seca que atingiu a região em 1816.

    Fonte: https://www.historiadobrasil.net/resumos/revolucao_pernambucana.htm

  • A alternativa (E) faz mensão a derrama. E as alternativas A- B e D foram medidas benéficas. Sobrando então a grande seca de 1816.

  • Revolução Pernambucana, não confundir com Insurreição Pernambucana.

    Revolução Pernambucana- também conhecida como Revolução dos Padres, foi um movimento emancipacionista que eclodiu em 6 de março de 1817 na então Capitania de Pernambuco

    O Governo de Pernambuco era obrigado a enviar para o Rio de Janeiro grandes somas de dinheiro para custear salários, comidas, roupas e festas da Corte, o que dificultava o enfrentamento de problemas locais (como a seca ocorrida em 1816) e ocasionava o atraso no pagamento dos soldados, gerando grande descontentamento no povo pernambucano e brasileiro.As principais causas da revolução foram: a influência das ideias iluministas propagadas pelas sociedades maçônicas, o absolutismo monárquico português, e os enormes gastos da Família Real e seu séquito recém-chegados ao Brasil.

    Insurreição Pernambucana- também referida como Guerra da Luz Divina, foi um movimento contra o domínio holandês na Capitania de Pernambuco. Ele ocorreu durante a segunda das invações holandesas no Brasil e culminou com a expulsão dos holandeses da região norte do país, devolvendo-a à coroa portuguesa.

  • A)     Foi em Recife, na área açucareira

    B)     GABARITO

    C) e D)     BENEFICIAM O BRASIL

    E) Derrama, foi em Minas Gerais na época da Inconfidência Mineira.

     

  • Não encontrei no Bóris Fausto menção à grande seca. Ele fala que o "peso dos impostos aumentou, pois agora a Colônia tinha de suportar sozinha as despesas da Corte..." Fala do sentimento antilusitano, das condições econômicas, dos privilégios concedidos aos portugueses...da queda do preço do algodão e do açúcar no mercado internacional...

  • Os impostos sempre foi o principal motivo, além disso tinha o sentimento antilusitano que era enorme tanto é que conseguiram fazer um governo provisório por poucos dias, a seca não foi tão relevante!!!!

  • Aqui estou pela terceira vez.... PMBA estou chegando !

  • EM PERNAMBUCO, ASSIM COMO NA MAIORIA DAS REGIÕES DO PAÍS, AS PESSOAS VIVIAM DO PLANTIO ( NO CASO DE PERNAMBUCO, COM DESTAQUE PARA O ALGODÃO), MAS COM A COMPETIÇÃO DO ALGODÃO AMERICANO E A SECA DE 1816 A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DOS PERNAMBUCANOS FOI PREJUDICADA, DEIXANDO O POVO NA MISÉRIA. E A CORTE NÃO SE IMPORTAVA, COBRANDO ALTOS IMPOSTOS SOBRE A POPULAÇÃO PARA CUSTEAR A VIDA LUXUOSA DOS NOBRES, ILUMINAÇÃO DO RJ E INVESTIDAS MILITARES.

  • questao interessante, a grande seca destruiu os plantis agricolas que fez o preço e a inflaçao sobre os moradores subirem.... a charada da letra E esta em " impostos atrasados" realmente isso fez uma alusão a derrama

  • Alguém poderia por gentileza me explicar porque a alternativa correta não é a leta E?

  • A letra E está Errada Thauany Ventura Lapazini pelo motivo que: A cobrança de Impostos atrasados se refere a derrama que não tem nada a ver com a Revolução Pernambucana. Você deve tá se pergutando "Mas eles não ficaram revoltados pela cobrança de impostos?"

    Sim, você está correto porém eles ficaram revoltados pela cobrança de pesados impostos altíssimos impostos e não com impostos atrasados os cara ficaram put* com todo direito porque já imaginou você pagar por exemplo a conta de luz da cidade do Rio você morando em PE?

    pegadinha maneira...

  • Nunca ouvi falar sobre isso!

  • Em 1817, de uma nova rebelião, conhecida como Revolução Pernambucana, tomou conta da região. Influenciados pelos ideais de liberdade e independência, os rebeldes se opuseram ao aumento dos impostos decorrentes da transferência da Corte para o Brasil.

    A região havia passado por uma grave seca em 1816, o que trouxe prejuízos à classe produtora e fome para a população menos abastada. Somado a isso, uma crise econômica se instaurou diante da queda dos preços do açúcar e do algodão no mercado internacional, o que afetou os interesses econômicos das elites locais. Grupos ligados às camadas médias da região, como padres, militares, comerciantes e intelectuais, desejavam a obtenção de autonomia a partir da fundação de uma República independente.

    Mobilizados por ideias liberais, os rebeldes derrubaram o governo local, criando um governo provisório composto por representantes das classes proprietárias, do clero e do comércio. Foi elaborada uma Lei Orgânica, espécie de Constituição temporária para regular o governo republicano, que extinguiu alguns impostos, concedeu o aumento de soldo aos militares, reconheceu que todos os cidadãos eram iguais perante a lei e instituiu a liberdade de imprensa e religiosa. Vale dizer que a Insurreição Pernambucana foi o único movimento anterior à independência que conseguiu formar um governo autônomo do domínio português. A escravidão não foi questionada pelo documento, afinal ela respondia aos interesses econômicos de lideranças abastadas da Revolução Pernambucana.

  • É claro que houve, durante a revolução pernanbucana, uma cobrança de impostos, mas tais cobranças eram feitas de forma a custear os gastos gerados à familia real no Brasil. Por outro lado, durante a Inconfidencia Mineira, a cobrança de impostos se deu pelo dispositivo da Derrada e era de impostos atrasados.

  • Em 1816uma grande seca havia atingido a região e diminuiu a produção agrícola, ocasionando queda dos lucros, que já sofriam com a concorrência do algodão nos Estados Unidos e do açúcar na Jamaica. Além disso, a seca fez o preço dos alimentos subir, aumentando o custo de vida. Ademais todo este contexto de crise causado pela seca, a vinda da corte real ao Brasil alavancou ainda mais o custo de vida, uma vez que toda a colônia devia arcar com as despesas da família real. É neste contexto, portanto, que surgiu a Revolução Pernambucana onde a galera de PE sofria bastante, principalmete, por ter que pagar por imposto lá do Rio.

    Botaram pra fuder e tiveram meu respeito

    GABARITO; B